Disciplina Princípios de sonoplastia: Captação e Mistura

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teoria:

    - Fundações do áudio para imagem;
    - Introdução ao áudio para imagem;
    - A banda sonora;
    - Os processos: da gravação à pós-produção áudio;
    - Introdução à gravação de som de produção;
    - Produção e desenho de ambientes sonoros cinematográficos;
    - Introdução à pós-produção de áudio: edição e misturas em Pro Tools.


    Prática:

    - Exercícios realizados em grupo de captação de som em interior e exterior;
    - Produção e desenho de paisagens sonoras estereofónicas;
    - Desenvolvimento de intenções através de práticas de gravação;
    - Produção, edição e misturas de som para imagem.

  • Objetivos

    Objetivos

    - Develop and enhance students techniques, creativity and critical thinking in the production and design of original soundtracks for film;
    - Understand the artistic-technical process of sound for image, from its recording to the audio post-production;
    - Provide vocabulary that favors communication and the articulation of ideas about the soundtrack for a film;
    - Boost individual skills regarding designing sound through development and production strategies, serving the artistic object;
    - Optimize strategies and aesthetics adapted to conceptual and procedural approaches in audio post-production.

     

     

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sessões teórico-práticas. A teoria será de exposição oral com recurso a tecnologia multimédia através da projeção de powerpoints, exibição de excertos fílmicos e demonstração prática em equipamentos de gravação a edição que assumam relevância perante o contexto da aula em questão.
    As práticas relacionadas com gravações poderão ser realizadas em estúdio e pelo campus da ULHT. As práticas de edição e mistura serão realizadas em sala de aula com recurso a estações DAW (Digital Audio Workstation).

     

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kalinak, K. (2015) Sound: Dialogue, Music and Effects [Rutgers University Press]

    Monaco, J. (2014) How To Read A Film [Oxford University Press, Inc.]

    Scott-James, K. (2018) Sound Design for Moving Image: From
    Concept to Realization [Bloomsbury Academic]

    Yewdall, D. L. (2012) Practical Art of Motion Picture Sound [Focal Press, 4ed.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios