-
Apresentação
Apresentação
-
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24598
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Teoria:
- Fundações do áudio para imagem;
- Introdução ao áudio para imagem;
- A banda sonora;
- Os processos: da gravação à pós-produção áudio;
- Introdução à gravação de som de produção;
- Produção e desenho de ambientes sonoros cinematográficos;
- Introdução à pós-produção de áudio: edição e misturas em Pro Tools.
Prática:- Exercícios realizados em grupo de captação de som em interior e exterior;
- Produção e desenho de paisagens sonoras estereofónicas;
- Desenvolvimento de intenções através de práticas de gravação;
- Produção, edição e misturas de som para imagem.
-
Objetivos
Objetivos
- Develop and enhance students techniques, creativity and critical thinking in the production and design of original soundtracks for film;
- Understand the artistic-technical process of sound for image, from its recording to the audio post-production;
- Provide vocabulary that favors communication and the articulation of ideas about the soundtrack for a film;
- Boost individual skills regarding designing sound through development and production strategies, serving the artistic object;
- Optimize strategies and aesthetics adapted to conceptual and procedural approaches in audio post-production.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sessões teórico-práticas. A teoria será de exposição oral com recurso a tecnologia multimédia através da projeção de powerpoints, exibição de excertos fílmicos e demonstração prática em equipamentos de gravação a edição que assumam relevância perante o contexto da aula em questão.
As práticas relacionadas com gravações poderão serão realizadas em estúdio e pelo campus da ULHT. As práticas de edição e mistura serão realizadas em sala de aula com recurso a estações DAW (Digital Audio Workstation).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kalinak, K. (2015) Sound: Dialogue, Music and Effects [Rutgers University Press]
Monaco, J. (2014) How To Read A Film [Oxford University Press, Inc.]
Scott-James, K. (2018) Sound Design for Moving Image: From
Concept to Realization [Bloomsbury Academic]Yewdall, D. L. (2012) Practical Art of Motion Picture Sound [Focal Press, 4ed.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não