filmeu

Disciplina Princípios Básicos de Gestão e Marketing para Cinema e Audiovisual

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Princípios Básicos de Gestão e Marketing para Cinema e Audiovisual tem como principal objetivo promover a aquisição de conhecimento sobre os princípios fundamentais da gestão de marketing e sua aplicação no contexto da criação, produção e distribuição de conteúdos audiovisuais e cinematográficos. Isto implica que no final da disciplina os estudantes sejam capazes de compreender o papel central do marketing na construção de relações entre uma organização e os seus público-alvo, mas também o papel central do marketing no desenho de ofertas que respondam a necessidades emergentes num mercado ou conjunto de indivíduos. A disciplina inclui como objetivos fundamentais complementares a compreensão da função específica do marketing no contexto do processo de criação audiovisual e cinematográfica bem como a sua importância no contexto das profundas transformações porque estes processos está a passar no contexto das ecologias digitais hoje dominantes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    MOMENTOS LETIVOS DO SEMESTRE

    O semestre é dividido em dois momentos letivos (ver calendário):

    1. Parte teórica: Princípios de Marketing que ocupa a primeira parte do semestre
    2. Parte prática: Plano de Marketing desenvolvido em três fases na segunda metade do semestre:

    2.1 Análise da Envolvente de Mercado

    2.2 Estratégia de Marketing: Criar Valor para o/s Público/s-Alvo

    2.3 O Mix de Marketing do Filme: Envolver o Consumidor

  • Objetivos

    Objetivos

    - Compreensão das fases do processo de gestão de marketing e conceitos centrais do processo de marketing incluindo a compreensão da abordagem contemporânea central num marketing relacionais que mantém o consumidor como centro de todo o processo de marketing;

    - Capacidade de analisar um mercado e definir uma proposta de valor em função das variáveis identificadas;

    - Compreensão dos diferentes elementos do mix de marketing e papel da função marketing em particular no contexto da produção audiovisual e cinematográfica

    - Capacidade de aplicar os conceitos centrais da gestão de marketing a um processo concreto de criação e produção audiovisual no contexto do desenvolvimento do projeto transversal do semestre.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Armstrong, G & Kotler P (2022) Marketing: an introduction, London: Pearson.

      Finney, A. (2022). The International Film Business: A Market Guide Beyond Hollywood (3rd ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003205753

      Kerrigan, F (2017), Film Marketing, London: Taylor & Francis.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios