filmeu

Disciplina Princípios Básicos de Gestão e Marketing para Cinema e Audiovisual

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Princípios Básicos de Gestão e Marketing para Cinema e Audiovisual tem como principal objetivo promover a aquisição de conhecimento sobre os princípios fundamentais da gestão de marketing e sua aplicação no contexto da criação, produção e distribuição de conteúdos audiovisuais e cinematográficos. Isto implica que no final da disciplina os estudantes sejam capazes de compreender o papel central do marketing na construção de relações entre uma organização e os seus público-alvo, mas também o papel central do marketing no desenho de ofertas que respondam a necessidades emergentes num mercado ou conjunto de indivíduos. A disciplina inclui como objetivos fundamentais complementares a compreensão da função específica do marketing no contexto do processo de criação audiovisual e cinematográfica bem como a sua importância no contexto das profundas transformações porque estes processos está a passar no contexto das ecologias digitais hoje dominantes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    MOMENTOS LETIVOS DO SEMESTRE

    O semestre é dividido em dois momentos letivos (ver calendário):

    1. Parte teórica: Princípios de Marketing que ocupa a primeira parte do semestre
    2. Parte prática: Plano de Marketing desenvolvido em três fases na segunda metade do semestre:

    2.1 Análise da Envolvente de Mercado

    2.2 Estratégia de Marketing: Criar Valor para o/s Público/s-Alvo

    2.3 O Mix de Marketing do Filme: Envolver o Consumidor

  • Objetivos

    Objetivos

    - Compreensão das fases do processo de gestão de marketing e conceitos centrais do processo de marketing incluindo a compreensão da abordagem contemporânea central num marketing relacionais que mantém o consumidor como centro de todo o processo de marketing;

    - Capacidade de analisar um mercado e definir uma proposta de valor em função das variáveis identificadas;

    - Compreensão dos diferentes elementos do mix de marketing e papel da função marketing em particular no contexto da produção audiovisual e cinematográfica

    - Capacidade de aplicar os conceitos centrais da gestão de marketing a um processo concreto de criação e produção audiovisual no contexto do desenvolvimento do projeto transversal do semestre.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Armstrong, G & Kotler P (2022) Marketing: an introduction, London: Pearson.

      Finney, A. (2022). The International Film Business: A Market Guide Beyond Hollywood (3rd ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003205753

      Kerrigan, F (2017), Film Marketing, London: Taylor & Francis.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios