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Disciplina Elementos de Comunicação Gráfica

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se salientar a importância do design gráfico aplicado ao cinema e à televisão.

    Através da análise do trabalho de designers com obra referencial na área, procura-se apreender com os seus processos o tipo de estratégias gráficas a usar como ferramentas nos projectos a desenvolver noutras unidades curriculares.

    Procura-se munir os alunos de componentes e ferramentas de design gráfico que permitam com que o público se sinta mais imerso nos projectos apresentados como os elementos que devem ser incluídos num determinado layout, tais como paleta de cores e tipografia, referências visuais e inspiração (moodboard).

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • O papel do design gráfico na narração de histórias visuais. Exemplos paradigmáticos de design gráfico no cinema e televisão

    • Elementos e princípios do design( Pontos, linhas, planos, gestalt e cor

    • Tipografia e comunicação visual

    • Sistemas de identidade corporativa e branding

    • Gráficos em movimento e tipografia cinética

    • Motion graphics e tipografia cinética no cinema e televisão

    • Projectos individuais e colaborativos, aplicando as competências e conhecimentos adquiridos ao longo da cadeira.

  • Objetivos

    Objetivos

    Procura-se que os alunos desenvolvam capacidades individuais de concepção de layouts gráficos que permitam planear, conceber e executar apresentações e outros projectos gráficos relacionados com a área do cinema e televisão. Através de abordagens distintas e adaptadas a projectos reais em desenvolvimento, os alunos serão colocados em situações onde terão de lidar com os desafios que a prática da criação da imagem gráfica procura responder.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Propõe-se uma Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) centrada no aluno que envolve grupos de alunos que trabalham em conjunto para resolver um problema do mundo real. Os alunos são incentivados a compreender conceitos através de competências de resolução de problemas. O s alunos terão a oportunidade de desenvolverem competências relacionadas com o trabalho em equipa, a gestão de projectos, a comunicação oral e escrita, a autoconsciência e a avaliação de processos de grupo, o pensamento crítico e a análise, a explicação de conceitos, a aprendizagem autodirigida, a aplicação do conteúdo da unidade curricular a exemplos do mundo real, a investigação e a literacia da informação e a resolução de problemas entre disciplinas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Collins, W., Haas, A., Jeffery, K., Martin, A., Medeiros, R., & Tomljanovic, S. (2015).
    • Graphic design and print production fundamentals. BCcampus.
    • http://solr.bccampus.ca:8001/bcc/file/45f9a8a1-5901-4b32-87ae-b4f5c2aa99ef/1/Graphic-Design-and-Print-Production-Fundamentals-1564506524.pdf
    • Tondreau, B. (2009). Layout essentials: 100 design principles for using grids. Rockport Publishers.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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