filmeu

Disciplina Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica III - Conteúdo Serializado

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC permite conhecer o entendimento das etapas e metodologias envolvidas na criação, no desenvolvimento e na execução de um projeto multiplataforma, além de capacitar na aplicação desses conceitos no âmbito da redação e concretização de imagens e sons em conteúdos audiovisuais de diversos gêneros. Inclui a aplicação de processos criativos e a sua utilização na elaboração conceitual de um projeto de série para TV, destinado à distribuição em múltiplas plataformas. Visa criar e desenvolver ideias que servirão como fundamento para a orientação e apoio de roteiros ficcionais, a fim de produzir conteúdos para ambientes de distribuição multiplataforma. Propõe o desenvolvimento de habilidades criativas, especialmente nas áreas de roteiro e direção, focadas no campo da comunicação audiovisual.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Análise do trabalho feito e reorientação a partir do briefing. Aspectos teóricos da construção de séries. Bíblias de série e papel do showrunner. Rescrita dos guiões. Escrita e desenvolvimento de um piloto para televisão/SVOD com a duração máxima estipulada no briefing, correspondentes a um piloto de um episódio diário com 5 partes. e restantes elementos conforme o briefing apresentado.Doctoring final dos guiões.Apresentação sobre conceitos e ferramentas narrativas, na perspectiva da transposição para a realização.Pré-produção conceptualização e realização dos episódios piloto.Pós-produção e finalização dos projetos.Visionamento e discussão dos episódios piloto.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer, contactar e avaliar o resultado da aplicação dos fundamentos da narrativa e da dramaturgia em diferentes plataformas quando interligadas com outras disciplinas, nomeadamente as envolvidas no projeto transversal deste ano letivo.
    Saber identificar os diferentes fenómenos no processo transversal de criação e construção dos textos assim como da sua realização.
    Compreender a contemporaneidade do fenómeno do simulacro em diferentes interfaces.
    Conceber uma mini-série nas vertentes da escrita de argumento e realização.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Cook, Eileen. "Build Better Characters: The Psychology of Backstory & How to Use it in Your Writing to Hook Readers." Creative Academy, New York, 2019.

    2. Howard, David, and Mabley, Edward. "The Tools of Screenwriting." 1995.

    3. Rabkin, William. "Writing the Pilot: Creating the Series." Moon & Sun & Whiskey Inc., 2017.

    4. Rabiger, Michael. "Directing: Film Techniques and Aesthetics." Amsterdam/Boston, 2008.

    5. Vogler, Christopher. "The Writer's Journey: Mythic Structure for Writers." 2007.

    6. McKee, Robert. "Story: Substance, Structure, Style, and the Principles of Screenwriting." Methuen Publishing, 1997.

    7. Seger, Linda. "Making a Good Script Great." Silman-James Press, 2010.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios