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Disciplina Herança Cultural II: Cinema Português

  • Apresentação

    Apresentação

    Na introdução ao cinema português, privilegiaremos a análise estética de formas e tendências. Interessam-nos os valores estéticos que o afirmam, seja internamente, seja na relação com o estado do cinema no mundo. Considerando as linhas de criação, os autores e os filmes a abordar, bem como o pensamento escrito existente, procuramos encontrar conceitos que possam estar em correspondência com o que as obras apresentam, identificando e pensando vias de criação efectivas e possíveis no presente. A participação no Cineclube (alguns filmes) propiciará experiência de visionamento em sala de obras, bem como contacto com artistas e aspectos da produção cinematográfica portuguesa.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Introdução: o que é o cinema português? 1. Os “andamentos” (sentido musical) do cinema português 2. Reguralidades e excepções (mudo e sonoro) 3. O “cinema novo” dos anos 60 e a “revolta dos autores” 4. O reconhecimento internacional do cinema português 5. As novas linhas de criação no presente II. Origens exemplares do cinema português: a transversalidade histórica e estética — “Douro, Faina Fluvial” (Manoel de Oliveira, 1931) e “Jaime” (António Reis, 1974) III. Alguns autores, alguns filmes-foco (escolha semestral de autor(es) e/ou filme(s) IV. Cineclube do semestre (18h): escolha de algumas sessões
  • Objetivos

    Objetivos

    Quer-se, em primeiro lugar, propiciar o conhecimento de autores e obras influentes do cinema português. Em segundo lugar, pretende-se contribuir para o reconhecimento de linhas formais actuantes no seio do cinema português moderno e contemporâneo, sejam aquelas que são específicas de cada autor, sejam aquelas que podem atravessar o conjunto da produção. Finalmente, pretende-se desenvolver a capacidade crítica e a compreensão dos conceitos apresentados, o que passa, desde logo, pela problematização do valor da noção de «cinema português».
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Sendo uma disciplina de formação cultural e estética, o contacto com as obras na sua duração integral, no espaço do Cineclube, fornece uma experiência hoje em dia escolarmente necessária, particulamente nas áreas científico-artísticas da imagem-movimento. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BÉNARD DA COSTA, João (1991). Histórias do Cinema Português. Lisboa: IN-CM FIGUEIREDO, Nuno e GUARDA, Dinis, Org. (2004). Portugal: Um retrato Cinematográfico. Lisboa: Número Arte e Cultura NICOLAU, João, Org. (2005). João César Monteiro. Lisboa: Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema PINA, Luís de (1986). História do Cinema Português. Lisboa: Publicações Europa-América TURIGLIATTO, Roberto, Org., com a colaboração de Simona Fina (1999). Amori di Perdizione. Stori di Cinema Portoghese 1970-1999. Torino: Edizioni Lindau
  • Avaliação

    Avaliação

    A determinar no início das sessões.

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