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Disciplina Herança Cultural II: Cinema Português

  • Apresentação

    Apresentação

    Na introdução ao cinema português, privilegiaremos a análise estética de formas e tendências. Interessam-nos os valores estéticos que o afirmam, seja internamente, seja na relação com o estado do cinema no mundo. Considerando as linhas de criação, os autores e os filmes a abordar, bem como o pensamento escrito existente, procuramos encontrar conceitos que possam estar em correspondência com o que as obras apresentam, identificando e pensando vias de criação efectivas e possíveis no presente. A participação no Cineclube (alguns filmes) propiciará experiência de visionamento em sala de obras, bem como contacto com artistas e aspectos da produção cinematográfica portuguesa.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Introdução

    — Os “andamentos” do cinema português

    a) a “comédia portuguesa” dos anos 30 e 40 e a grande excepção

    b) o “cinema novo” dos anos 60 e a “revolta dos autores”

    c) o reconhecimento internacional (anos 70)

    d) novas linhas de criação

     

    II. Origens exemplares do cinema português

    — “Douro, Faina Fluvial” (Manoel de Oliveira, 1931) e “Jaime” (António Reis, 1974)

     

    III. Alguns autores, alguns filmes-foco

    — Uma escolha semestral de autores e filmes

     

    IV. Cineclube do semestre (18h)

  • Objetivos

    Objetivos

    Quer-se, em primeiro lugar, propiciar o conhecimento de autores e obras influentes do cinema português. Em segundo lugar, pretende-se contribuir para o reconhecimento de linhas formais actuantes no seio do cinema português moderno e contemporâneo, sejam aquelas que são específicas de cada autor, sejam aquelas que podem atravessar o conjunto da produção. Finalmente, pretende-se desenvolver a capacidade crítica e a compreensão dos conceitos apresentados, o que passa, desde logo, pela problematização do valor da noção de «cinema português».

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sendo uma disciplina de formação cultural e estética, o contacto com as obras na sua duração integral, no espaço do Cineclube, fornece uma experiência hoje em dia escolarmente necessária, particulamente nas áreas científico-artísticas da imagem-movimento. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BÉNARD DA COSTA, João (1991). Histórias do Cinema Português. Lisboa: IN-CM

    FIGUEIREDO, Nuno e GUARDA, Dinis, Org. (2004). Portugal: Um retrato Cinematográfico. Lisboa: Número Arte e Cultura

    NICOLAU, João, Org. (2005). João César Monteiro. Lisboa: Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema

    PINA, Luís de (1986). História do Cinema Português. Lisboa: Publicações Europa-América

    TURIGLIATTO, Roberto, Org., com a colaboração de Simona Fina (1999). Amori di Perdizione. Stori di Cinema Portoghese 1970-1999. Torino: Edizioni Lindau

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