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Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular procedemos ao estudo em profundidade de processos de
escrita para cinema, investigando e problematizando conceitos e práticas existentes na
contemporaneidade. Em simultâneo, serão desenvolvidas práticas de experimentação
em escrita de argumento enquanto base do processo de criação cinematográfica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT160-24617
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Introdução: a escrita de argumento
1. Vocabulário e conceitos
2. Cinema e narração
3. Narratividade cinematográfica clássica
4. Narração e subjectividade: o ponto de vista
5. Estruturas de construção de argumento
6. Os paradoxos do argumentista:
as ideias de Robert MacKee e o filme «Adaptation»
II. A mecânica da ficção: argumento e experimentação
1. A teoria poética de Aristóteles e a tripla mimese de Ricoeur
2. Figuras e fronteiras da ficção
3. Escrita de argumento enquanto investigação
4. Escrita de argumento: para além dos limites
5. Estudos de caso: análise e investigação
III. Ideia de argumento – ideia de imagem e som
1. As bases da curta-metragem
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Objetivos
Objetivos
A partir dos conceitos e do discurso que orientam a prática tradicional da escrita para cinema,
procuramos levantar e compreender o estado da arte quanto aos seus usos contemporâneos.
Num segundo momento, serão trabalhadas perspectivas de ruptura quanto à ortodoxia da
escrita de argumento, estudando casos concretos e promovendo concepções e práticas
inovadoras, nomeadamente com a aplicação à criação cinematográfica da metodologia
OuLiPo, baseada em restrições que promovem a criação enquanto jogo. Serão também
estabelecidas bases do trabalho a realizar em Práticas de Argumento II.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Será feito um desenvolvimento expositivo das questões, com ilustrações, visionamentos, leituras
e debate. Sob orientação do professor, os estudantes serão chamados a desenvolver práticas de
experimentação orientada, tomando a escrita de argumento enquanto forma de investigação.
Inclui-se também o desenvolvimento de ideia inicial de curta-metragem, do ponto de vista
sonoro e visual.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
— Aumont, Jacques (2018). Fictions filmiques: comment (et pourquoi) le cinema raconte des
histoires. Paris: Vrin
— Branigan, Edward (1984). Point of view in the cinema: a theory of narration and subjectivity
in classical film. New York: Mouton
— Dancyger, Ken; Rush, Jeff (2007). Alternative scriptwriting: successfully breaking the rules.
Oxford: Focal Press
— Gaudreault, André; Jost, François (1990). Le récit cinématographique. Paris: Nathan— Macdonald, Ian W. (2013). Screenwriting poetics and the screen idea. New York: Palgrave
— Méranger, Thiérry (2007). Le court métrage. Paris: Cahiers du Cinéma | les petits Cahiers
— Oulipo (1988). Atlas de littérature potentielle. Paris: Gallimard
— Perec, Georges (1978). La vie mode d’emploi. Paris: Gallimard
— Price, Brian (2017). Classical storytelling and contemporary screenwriting. Londres:
Routledge
— Ricouer, Paul (1983). Tempo e narrativa. Tomo I. São Paulo: Papirus Editora
— Wood, James (2008). A mecânica da ficção. Lisboa: Quetzal
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não