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Disciplina Escrita e Experimentação

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta unidade curricular procedemos ao estudo em profundidade de processos de
    escrita para cinema, investigando e problematizando conceitos e práticas existentes na
    contemporaneidade. Em simultâneo, serão desenvolvidas práticas de experimentação
    em escrita de argumento enquanto base do processo de criação cinematográfica.
     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Introdução: a escrita de argumento
    1. Vocabulário e conceitos
    2. Cinema e narração
    3. Narratividade cinematográfica clássica
    4. Narração e subjectividade: o ponto de vista
    5. Estruturas de construção de argumento
    6. Os paradoxos do argumentista:
    as ideias de Robert MacKee e o filme «Adaptation»
    II. A mecânica da ficção: argumento e experimentação
    1. A teoria poética de Aristóteles e a tripla mimese de Ricoeur
    2. Figuras e fronteiras da ficção
    3. Escrita de argumento enquanto investigação
    4. Escrita de argumento: para além dos limites
    5. Estudos de caso: análise e investigação
    III. Ideia de argumento – ideia de imagem e som
    1. As bases da curta-metragem

  • Objetivos

    Objetivos

    A partir dos conceitos e do discurso que orientam a prática tradicional da escrita para cinema,
    procuramos levantar e compreender o estado da arte quanto aos seus usos contemporâneos.
    Num segundo momento, serão trabalhadas perspectivas de ruptura quanto à ortodoxia da
    escrita de argumento, estudando casos concretos e promovendo concepções e práticas
    inovadoras, nomeadamente com a aplicação à criação cinematográfica da metodologia
    OuLiPo, baseada em restrições que promovem a criação enquanto jogo. Serão também
    estabelecidas bases do trabalho a realizar em Práticas de Argumento II.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Será feito um desenvolvimento expositivo das questões, com ilustrações, visionamentos, leituras
    e debate. Sob orientação do professor, os estudantes serão chamados a desenvolver práticas de
    experimentação orientada, tomando a escrita de argumento enquanto forma de investigação.
    Inclui-se também o desenvolvimento de ideia inicial de curta-metragem, do ponto de vista
    sonoro e visual.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    — Aumont, Jacques (2018). Fictions filmiques: comment (et pourquoi) le cinema raconte des
    histoires. Paris: Vrin
    — Branigan, Edward (1984). Point of view in the cinema: a theory of narration and subjectivity
    in classical film. New York: Mouton
    — Dancyger, Ken; Rush, Jeff (2007). Alternative scriptwriting: successfully breaking the rules.
    Oxford: Focal Press
    — Gaudreault, André; Jost, François (1990). Le récit cinématographique. Paris: Nathan

    — Macdonald, Ian W. (2013). Screenwriting poetics and the screen idea. New York: Palgrave
    — Méranger, Thiérry (2007). Le court métrage. Paris: Cahiers du Cinéma | les petits Cahiers
    — Oulipo (1988). Atlas de littérature potentielle. Paris: Gallimard
    — Perec, Georges (1978). La vie mode d’emploi. Paris: Gallimard
    — Price, Brian (2017). Classical storytelling and contemporary screenwriting. Londres:
    Routledge
    — Ricouer, Paul (1983). Tempo e narrativa. Tomo I. São Paulo: Papirus Editora
    — Wood, James (2008). A mecânica da ficção. Lisboa: Quetzal

INSCRIÇÃO AVULSO
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