filmeu

Disciplina Laboratório de Montagem

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina dá sequencia aos temas desenvolvidos no primeiro ano do curso, em particular nas disciplinas Princípios de Pós-Produção e Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica I:

    Linguagem e Narrativa Cinematográfica. Nas referidas disciplinas são lecionadas as bases técnicas do processo de montagem e a linguagem do cinema. Aqui desenvolve-se, em contexto laboratorial, a aplicação prática e artística do potencial narrativo intrínseco à montagem cinematográfica.

    A componente conceptual e artística desenvolve-se a partir de um olhar sobre os processos de montagem associados à linguagem do cinema e à construção visual de narrativas. Haverá um enfoque particular sobre processos criativos que podemos identificar em conteúdos serializados contemporâneos e em publicidade.

    A disciplina está associada aos projetos desenvolvidos em Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica III: Conteúdo Serializado e Atelier de Produção para Plataformas III: Publicidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. Montagem Cinematográfica – A montagem aplicada a séries de ficção.
      1. Relacionamento técnico e criativo em equipa.
      2. Fases do processo de montagem.
      3. Decisões de montagem.
      4. Guião e montagem.
      5. Estruturas narrativas em modelos seriados.
      6. Cena, campo/contra-campo, montagem paralela e montagem alternada.
      7. Passagens de episódios.
      8. “Recaps”
      9. Edição multi-câmara.
    2. Montagem Cinematográfica – Entre o cinema e a séries, recursos estilísticos.
    3. Montagem Cinematográfica – A montagem aplicada à Publicidade.
    4. Estilos da Publicidade.
    5. Tipologias de spot publicitário.
    6. Publicidade e continuidade.
    7. Formatos curtos e eficiência narrativa e estilística.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão do que é o processo de montagem em Cinema. 

    Criar um workflow de montagem. 

    Utilizar software de edição não linear.

    Desenvolver projetos práticos de montagem cinematográfica.

    Conhecer as bases conceptuais da montagem cinematográfica.

    Compreender a linguagem associada aos processos de montagem e tomada de decisão para o modelo Série.

    Compreender a linguagem associada aos processos de montagem e tomada de decisão para o modelo Publicidade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia de ensino expositiva e orientada para o desenvolvimento de projetos com forte articulação entre o envolvimento dos alunos no processo de montagem e a aplicação dos conhecimentos lecionados. Esta metodologia combina-se com o desenvolvimento de conceitos teóricos que permitem uma abordagem conceptual e criativa à execução dos projetos.

    Modelo de avaliação orientado para a avaliação da capacidade de aquisição de competências e não para a qualidade intrínseca dos projetos desenvolvidos.

    A nota final combina o trabalho de montagem desenvolvido no projeto transversal associado à disciplina Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica III: Conteúdo Serializado, o trabalho de montagem desenvolvido no projeto transversal associado à disciplina Atelier de Produção para Plataformas III: Publicidade, e um conjunto de exercícios práticos a desenvolver em sala de aula.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dancyger, Ken (2002) – The Technique of Film and Video Editing, Focal Press, Usa.

    Crittenden, Roger (1995) Film and Video Editing, Routledge.

    Murch, Walter (2001) In the Blink of an Eye: A Perspective on Film Editing, Siman-James Press.

    Pudovkin, Vsevolod (1961) Argumento e Realização, Arcádia.

    Reisz, Karel; Millar, Gavin, (2010) The Technique of Film Editing (2nd Edition), Focal Press. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios