-
Apresentação
Apresentação
Esta disciplina dá sequencia aos temas desenvolvidos no primeiro ano do curso, em particular nas disciplinas Princípios de Pós-Produção e Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica I:
Linguagem e Narrativa Cinematográfica. Nas referidas disciplinas são lecionadas as bases técnicas do processo de montagem e a linguagem do cinema. Aqui desenvolve-se, em contexto laboratorial, a aplicação prática e artística do potencial narrativo intrínseco à montagem cinematográfica.
A componente conceptual e artística desenvolve-se a partir de um olhar sobre os processos de montagem associados à linguagem do cinema e à construção visual de narrativas. Haverá um enfoque particular sobre processos criativos que podemos identificar em conteúdos serializados contemporâneos e em publicidade.
A disciplina está associada aos projetos desenvolvidos em Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica III: Conteúdo Serializado e Atelier de Produção para Plataformas III: Publicidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24621
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Montagem Cinematográfica – A montagem aplicada a séries de ficção.
- Relacionamento técnico e criativo em equipa.
- Fases do processo de montagem.
- Decisões de montagem.
- Guião e montagem.
- Estruturas narrativas em modelos seriados.
- Cena, campo/contra-campo, montagem paralela e montagem alternada.
- Passagens de episódios.
- “Recaps”
- Edição multi-câmara.
- Montagem Cinematográfica – Entre o cinema e a séries, recursos estilísticos.
- Montagem Cinematográfica – A montagem aplicada à Publicidade.
- Estilos da Publicidade.
- Tipologias de spot publicitário.
- Publicidade e continuidade.
- Formatos curtos e eficiência narrativa e estilística.
- Montagem Cinematográfica – A montagem aplicada a séries de ficção.
-
Objetivos
Objetivos
Compreensão do que é o processo de montagem em Cinema.
Criar um workflow de montagem.
Utilizar software de edição não linear.
Desenvolver projetos práticos de montagem cinematográfica.
Conhecer as bases conceptuais da montagem cinematográfica.
Compreender a linguagem associada aos processos de montagem e tomada de decisão para o modelo Série.
Compreender a linguagem associada aos processos de montagem e tomada de decisão para o modelo Publicidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de ensino expositiva e orientada para o desenvolvimento de projetos com forte articulação entre o envolvimento dos alunos no processo de montagem e a aplicação dos conhecimentos lecionados. Esta metodologia combina-se com o desenvolvimento de conceitos teóricos que permitem uma abordagem conceptual e criativa à execução dos projetos.
Modelo de avaliação orientado para a avaliação da capacidade de aquisição de competências e não para a qualidade intrínseca dos projetos desenvolvidos.
A nota final combina o trabalho de montagem desenvolvido no projeto transversal associado à disciplina Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica III: Conteúdo Serializado, o trabalho de montagem desenvolvido no projeto transversal associado à disciplina Atelier de Produção para Plataformas III: Publicidade, e um conjunto de exercícios práticos a desenvolver em sala de aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Dancyger, Ken (2002) – The Technique of Film and Video Editing, Focal Press, Usa.
Crittenden, Roger (1995) Film and Video Editing, Routledge.
Murch, Walter (2001) In the Blink of an Eye: A Perspective on Film Editing, Siman-James Press.
Pudovkin, Vsevolod (1961) Argumento e Realização, Arcádia.
Reisz, Karel; Millar, Gavin, (2010) The Technique of Film Editing (2nd Edition), Focal Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não