filmeu

Disciplina Elementos Digitais de Desenho de Produção

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de ELEMENTOS DIGITAIS DE DESENHO DE PRODUÇÃO trabalha o processo de desenvolvimento conteúdos serializados de ficção no domínio da direção de arte- nas suas áreas de intervenção principais de cenografia, guarda-roupa e caracterização- numa vertente teórico-prática, valorizando o papel da representação digital de conceitos visuais na fase de pré-produção.  

    Pretende possibilitar o conhecimento de técnicas mais sofisticadas e precisas na representação de propostas gráficas, mantendo como elementos basilares a definição da abordagem estética, o desenvolvimento do processo criativo e metodologias de execução, a par da compreensão do contexto económico, cultural e ético do departamento de arte enquanto prática.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Conceito e função da Direção de Arte e constituição da equipa. A importância das componentes visuais e elementos de retórica, linguagens cenográficas e especificidades dos diversos formatos na definição da abordagem estética.  O léxico de trabalho, materiais, técnicas e metodologias de construção. 
    2.Metodologia de trabalho. Orçamentação. Gestão de meios e recursos. Estrutura de um Dossier de Desenho de Produção.
    3.Representação gráfica de Propostas (perspetiva, composição, cores, iluminação, materiais): Photoshop / Gimp (pintura digital e matte painting), Procreate (pintura digital), Blender ou Homestyler (renderização 3D, desenho técnico).
    4.Representação Técnica do Projeto.
    5.Adereços e guarda-roupa: procura ativa, adaptação e construção. Metodologia de execução/ construção cenográfica.

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC capacita o aluno para o desenvolvimento de projetos de direção de arte aplicados a conteúdos serializados de ficção, nas suas áreas de intervenção principais e distintas fases de produção. O aluno irá conceber e executar o desenho de produção para um projeto transversal (ACAC III), assumindo funções específicas no departamento de desenho de produção.

    Pretende-se que o aluno seja capaz de estruturar uma unidade plástica coerente com a narrativa e ajustada ao conteúdo (Dossier de Desenho de Produção) e  de definir conceitos através de técnicas digitais de representação, a par da capacidade em priorizar necessidades artísticas e técnicas, fazendo o uso apropriado dos recursos logísticos que dispõe. Outros  objectivos passam pela: compreensão da estrutura e função do departamento, domínio softwares/ apps / plataformas adequadas para propostas criativas e desenho técnico, uso de terminologia adequada e compreensão de metodologias de execução/ montagem.

     

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino sensibiliza para os temas expostos, desenvolve espaços de discussão e resolução de problemas, promovendo o desenvolvimento e partilha de exercícios práticos (desafios), num processo transversal e colaborativo. Os desafios, que serão analisados coletivamente em aula, pretendem dar resposta à assimilação de conhecimentos teóricos e à concepção e desenvolvimento do projecto de desenho de produção para  conteúdo de serializado (projeto transversal). Durante a fase de preparação e montagem pretende-se que os alunos entendam a responsabilidade de cada posição assumida, mas que trabalhem enquanto grupo, sendo fomentado o incentivo ao trabalho em equipa. Serão utilizados softwares que permitem a prática colaborativa durante o processo de trabalho. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • 3D TOTAL (2009). Digital Painting Techniques – Masters Collection (Volume 1), Focal Press.
    • ADLER, D. (1998). Metric Handbook – Planning and Design Data. Architectural Press.
    • BARNWELL, J. (2017).  Production Design for Screen: Visual Storytelling in Film and Television. Bloomsbury Visual Arts.
    • GURNEY, J. (2010). Color and Light: A Guide for the Realist Painter -Volume 2. Andrews McMeel Publishing. 
    • HELLER, Eva (2007). Psicología del color: Cómo actúan los colores sobre los sentimientos y la razón.  Editorial GG. 
    • LOBRUTTO, V. (2002). The Filmmaker's Guide to Production Design. Allworth Press. New York. 
    • PASTOREAU, Michel (1997). Dicionário das Cores do Nosso Tempo: Simbólica e Sociedade, Lisboa, Estampa.
    • TASHIRO, C. S (1998). Pretty Pictures: Production Design and The History Film, University of Texas
      Press, Austin
       

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios