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Disciplina Atelier de 3D

  • Apresentação

    Apresentação

    A demanda por especialistas em 3D é crescente, tornando esta disciplina relevante para o ciclo de estudos. Desta forma, esta unidade curricular tem o objetivo de desenvolver capacidades na criação de imagem e animação 3D. Os alunos são desafiados a explorar a modelação e animação 3D, adquirindo compreensão profunda das técnicas e ferramentas inerentes à construção de projetos dentro da produção audiovisual. O Atelier de 3D proporciona uma base sólida para enfrentar desafios do mercado de trabalho, promovendo criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. INTRODUÇÃO AO SOFTWARE BLENDER
      1. Interface
      2. Preferências
      3. Navegação e atalhos principais
    2. FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE MODELAÇÃO 3D
      1. Planos de referência
      2. Primitivas 3D
      3. Objeto, vértice, aresta, face e normais
      4. Modelação com subdivisão de polígonos
      5. Modelação com curvas
      6. Limpeza de transformações
      7. Modificadores: Subdivison Surface; Solidify; Mirror; Lattice; Simple Deform; Shrinkwrap
    3. UV MAPPING
      1. Criação de UV Mapping
      2. UVLayout e UDIMs
    4. ANIMAÇÃO
      1. Timing and spacing
      2. Frame rate
      3. Criação de keyframes
      4. Curvas de animação
      5. Movimento linear e não linear
      6. Alteração do comportamento da animação através das tangentes
      7. Ciclos infinitos
    5. ILUMINAÇÃO
      1. Tipos de luzes
      2. Técnicas de iluminação
      3. Ambient occlusion
      4. Color management
    6. MATERIAIS E TEXTURAS
      1. Tipos de materiais
      2. Propriedades dos materiais
    7. RENDER
      1. Cycles e EEVEE
      2. Sampling
      3. Formato e resolução
      4. Render de imagem estática e render de animação
      5. Passos de render
    8. COMPOSITING
      1. Composição e pós-produção em Blender
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objetivo facultar um conjunto de conhecimentos e técnicas na criação de imagem e animação 3D fotorealista. Através do software Blender, é proposto o desenvolvimento das seguintes competências: exploração e utilização de ferramentas e técnicas de modelação 3D; criação de UV maps; animação; iluminação; criação de materiais e texturas; render de imagens e animações foto-realistas; pós-produção.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Criação de tutoriais de apoio. Exposição da matéria a partir de exercícios acompanhados. Aulas de orientação e acompanhamento de projeto. Unidade curricular centrada num projeto.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Blain, J. M. (2022). The complete guide to Blender Graphics: Computer Modeling & Animation (7th ed.). A K Peters/CRC Press.
    • Villar, O. (2021). Learning Blender (3rd ed.). Addison Wesley.
    • Fiell, C., & Fiell, P. (2021). Beginner’s guide to creating characters in Blender. 3dtotal Publishing.
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