-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de ATELIER AVANÇADO DE DESENHO DE PRODUÇÃO pretende facultar aos alunos as ferramentas teórico-práticas necessárias para o desenvolvimento de projetos na área de desenho de produção (cenografia, guarda-roupa e caracterização) relativos a conteúdos cinematográficos que impliquem, quer a intervenção sobre décors naturais, quer a construção em estúdio, numa vertente teórica e prática. Assumindo uma forte componente laboratorial, toma como referência os três eixos fundamentais à viabilização dos projetos: a estética, a técnica e a produção/realização. Pretende possibilitar o conhecimento da abordagem estética e a fomentação do processo criativo através das várias premissas da linguagem visual como motor, a par da compreensão do contexto económico cultural e ético do departamento de arte como pratica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24641
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceito e função do Desenho de Produção e constituição da equipa. A importância das componentes visuais e elementos de retórica, linguagens cenográficas e especificidades dos diversos formatos na definição da abordagem estética. O léxico de trabalho, respetivos materiais, técnicas e metodologias de construção. Modulações visuais do espaço e personagem. Estruturas de criação de significado e emoção. Fidelidade histórica e anacronismo no desenho de produção. Metodologia de trabalho. Orçamentação. Gestão de meios e recursos. Estrutura de um Dossier de Desenho de Produção. Adereços e guarda-roupa: procura ativa, adaptação e construção. Metodologia de execução/ construção cenográfica e decoração.
-
Objetivos
Objetivos
A UC capacita o aluno para o desenvolvimento de projetos de direção de arte aplicados a conteúdos cinematográficos (curtas-metragens), nas suas principais áreas de intervenção e nas distintas fases de produção. Os alunos irão conceber e executar o desenho de produção para um projeto transversal (PROJECTO FINAL DE CURSO), assumindo funções específicas no departamento de arte. Pretende-se que os alunos: entendam a estrutura e função do departamento de arte; analisem e estruturem um pensamento crítico relativo às potencialidades visuais oferecidas por um guião, considerando as componentes expressivo-dramáticas, atmosféricas, representativas/ artificiais, simbólicas e estéticas do desenho de produção; estruturem uma unidade plástica coerente com a narrativa e ajustada ao conteúdo, fundamentando as suas decisões; avaliem prioridades artísticas e técnicas, fazendo um uso apropriado dos recursos logísticos que dispõem; sejam capazes de executar o conceito desenvolvido;
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A metodologia de ensino sensibiliza para os temas expostos, desenvolve espaços de discussão e resolução de problemas, promovendo o desenvolvimento e partilha de exercícios práticos (desafios), num processo transversal e colaborativo. Os desafios, que serão analisados coletivamente em aula, pretendem dar resposta à assimilação de conhecimentos teóricos e à concepção e desenvolvimento do projecto de desenho de produção para conteúdo cinematográfico (curta-metragem), transversal a várias unidades curriculares do semestre. Durante a fase de preparação e montagem pretende-se que os alunos entendam a responsabilidade de cada posição assumida, mas que trabalhem enquanto grupo, sendo fomentado o incentivo ao trabalho em equipa. Serão utilizados softwares que permitem a prática colaborativa durante o processo de trabalho.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BARNWELL, Jane (2017), Production design for screen: visual storytelling in film and television, Bloomsbury Visual Arts. BARNWELL, Jane (2004), Production Design- Architects of the Screen, Wallflower. DURBIN, Holly P., MERZ, Melissa L. (2017); The Art and Practice of Costume Design, Focal Press, New York. LOBRUTTO, Vincent (2002), The Filmmaker's Guide to Production Design, Allworth Press, New York. RIZZO, Michael (2015), The Art Direction Handbook for Film & Television, Focal Press. KEHOE, V. (1995), The Technique of the Professional Make-Up Artist, Routledge.
-
Avaliação
Avaliação
A metodologia de avaliação integra:
Descrição
Data limite
Ponderação
Assiduidade e Participação + Desafios + Análises Coletivas
Attendance and Participation + Challenges + Collective Analysis
avaliação contínua
continuous assesment
40%
Dossier de Desenho de Produção
Production Design Dossier
30 Maio de 2026
May 30, 2026
30%
Execução de Desenho de Produção
Scenography, Costume and Makeup & Hair Execution
[de acordo c/ datas a estabelecer para as rodagens]
[according to dates to be set for filming]
30%
A assiduidade e a participação são consideradas elementos fundamentais na avaliação e a ausência ao terceiro momento de avaliação (Execução de Desenho de Produção) implica inscrição em exame. A avaliação engloba as componentes de trabalho individual e em equipa, tomando em consideração: criatividade, comunicação, entreajuda e disciplina, capacidade técnica e artística, nível de execução dos objetivos.
O exame de recurso divide-se em duas componentes:
Componente Prática: Apresentação e defesa oral de Dossier de Desenho de Produção para um conteúdo cinematográfico (curta-metragem), a partir de guião facultado pelo professor + Maquete física de um Décor à escolha do aluno + Adereço Representativo que implique adaptação/construção (60%)
Componente Teórica: Prova Escrita (40%). Não se admite o uso de IA para efeitos de exame.--
Attendance and participation are considered fundamental elements in the assessment and absence from the third assessment moment (Production Design Execution) implies enrolment in an exam. The assessment includes the components of individual and team work, considering: creativity, communication, mutual support and discipline, technical and artistic ability, level of execution of objectives.
The appeal exam is divided into two components:
Practical Component: Presentation and oral defense of a Production Design Dossier for cinematographic content (short-film), based on a script provided by the teacher + Scale model (physical) of one set design (chosen by the student) + Representative Prop involving adaptation/construction (60%)
Theoretical Component: Written Test (40%). The use of AI for exam purposes is not allowed.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





