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Disciplina Visualização para Ciência de Dados

  • Apresentação

    Apresentação

    A utilização de representações gráficas dos dados facilita o seu entendimento e identificação de padrões. Um dos aspetos a considerar na criação de visualizações é como representar os dados, dado o objetivo da visualização. Esta disciplina aborda tal aspecto articulando os fundamentos da visualização de informação (que gráficos usar e como) com a respetiva implementação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 Introdução à visualização de informação CP2 Tipos de gráficos e sua utilização CP3 Implementação e personalização dos gráficos em Python CP4 Desenho e implementação de dashboards em Python
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1 Conhecer os elementos envolvidos na criação de uma visualização OA2 Conhecer os tipos de gráficos adequados a cada tipo de dados   OA3 Ter capacidade de identificar o tipo de gráfico adequado ao objetivo de visualização OA4 Conhecer boas práticas e erros a evitar na criação de gráficos OA5 Saber criar e personalizar visualizações em Python OA6 Ter capacidade de desenhar um dashboard com vista às necessidades do utilizador final 
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Esta cadeira tem um caráter fortemente prático, sendo este articulado com a componente teórica. Assim, para cada um dos tópicos teóricos abordados, as aulas começam com um momento de discussão, no qual é apresentado um desafio aos alunos, relacionado com o tópico a abordar. Os fundamentos teóricos são depois introduzidos em formato expositivo. A fechar cada tópico é abordada a implementação da solução do desafio inicial, numa vertente tutorial, na qual os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Wilke, C. O. (2019). Fundamentals of Data Visualization. O'Reilly Media, Inc.
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação da disciplina inclui as seguintes componentes:

    • mini-teste (20%)
    • projeto (30%)
    • teste final (40%)
    • assiduidade e participação (10%)

    O mini-teste incide sobre a primeira parte da matéria, enquanto o teste final aborda toda a matéria. Ambos os testes podem incluir perguntas para avaliar conhecimentos práticos (de implementação/código). 

    O projeto consiste num trabalho de grupo com 2 a 3 elementos e tem dois momentos presenciais, um dos quais a apresentação oral e discussão do projeto. A discussão do projeto pode incluir questões sobre a implementação. 

INSCRIÇÃO AVULSO
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