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Disciplina Teoria dos Media

  • Apresentação

    Apresentação

    O conceito medium surge como uma subsunção das relações entre tecnologia e comunicação e dos seus efeitos na sociedade e na cultura na história. O conceito procura descrever o domínio instrumental do processo criativo humano, mas também serve à sua auto-compreensão. Meio é uma categoria charneira desde os finais do séc. XIX com emergir meios de comunicação de massa. Esta UC só pode ser pensada junto a uma genealogia, possibilitando a compreensão do agir humano na sua expressividade histórica, principalmente na contemporaneidade. A acção criadora do homem tem na compreensão dos ‘media’ a sua condição. A focagem histórico-teórica possibilita um acesso aos problemas que os media produziram e aos efeitos que estão a levantar em sociedades marcadamente dependentes das mediações tecnológicas e nas tecnologias dos media. Objectivos e competências entrelaçam-se no programa para possibilitar uma visão panorâmica dos problemas gerados pelos media no passado e na sociedade contemporânea

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Determinação genealógica do conceito de «meio»: sentido e objecto de uma ‘teoria dos media’. Os dispositivos técnicos e a sua discursividade: da antiguidade ao presente.

    Media, discurso, realidade: media e poder; media e suspeição; media e simulações; remediação.

    Crítica marxista dos media: Walter Benjamin: media e arte; T.W. Adorno e a Indústria da Cultura; Günther Anders: mundo em imagens; Hans Magnus Enzensberger: media e mobilização.

    A escola canadiana dos media: Harold A. Innis: tempo e espaço; Eric A. Havelock: a herança grega; Marshall McLuhan: as extensões do corpo.

    Teoria dos meios na actualidade: Vilém Flusser: a escrita; Niklas Luhmann: forma e meio; Jean Baudrillard: a agonia do real; Paul Virilio: excesso e velocidade; Boris Groys: o submediático; Friedrich A. Kittler: o pós-humano; Peter Sloterdijk: «actio in distans».

  • Objetivos

    Objetivos

    a) distinguir meio (media) e tecnologia; 

    b) descrever experiência enquanto mediada tecnicamente; 

    c) aplicar os conhecimentos de forma argumentativa e crítica à situação actual; 

    d) identificar os principais paradigmas no pensamento da mediação;

    e) produzir um juízo crítico sobre os media em contexto criativo; 

    f) reconhecer as figurações dos media sobre a cultura; 

    g) conhecer a genealogia dos meios e como uma teoria dos media é possível; 

    h) reconhecer a ‘realidade dos media’; 

    i) identificar as diferenças e antíteses entre as diferentes posições teóricas; 

    j) posicionar-se criticamente sobre a história dos media; 

    k) conhecer as relações entre media e sociedade; 

    l) determinar o impacto dos media nas artes e na estética; 

    m) saber identificar as estratégias políticas possibilitadas pelos media; 

    n) identificar linhas de investigação nos estudos dos media. 

    o) saber capaz de construir um discurso argumentativo sistemático sobre as relações entre cultura, arte, media e realidade

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aula expositiva; hermenêutica e heurística textual; discussão pública dos argumentos; material visual de apoio.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Eric A. Havelock, A musa aprende a escrever. Reflexões sobre a oralidade e a literacia da antiguidade até ao presenteLisboa, Gradiva, 1996.

    Friedrich A. Kittler, Gramophone, Film, Typewriter. Stanford: Stanford University Press, 1999.

    Günther Anders, La obsolescencia del hombre. Sobre el alma en la época de la segunda revolución industrial (Vol I). Valencia: Pre-Textos, 2011.

    Hans Magnus Enzensberger, «Constituents of a Theory of Media»In Timothy Druckrey (ed.), Electronic Culture. New York: Aperture, 1996.

    Harold A. Innis, The Bias of Communication. Toronto: Toronto University Press, 2006.

    Jean Baudrillard, O crime perfeito. Lisboa: Relógio d’Água. 1996.

    McLuhan, Marshall, Understanding Media. London/New York: Routledge, 2001.

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