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Disciplina Teoria das Relações Públicas

  • Apresentação

    Apresentação

    O objectivo desta disciplina é desenvolver a compreensão do enquadramento teórico-prático de Relações Públicas, o âmbito da função, o seu papel nas estratégias de comunicação das organizações em geral, bem como questionar o seu objectivo e lugar na construção da Imagem e Identidade das Organização. Pretende-se sensibilizar os alunos para as áreas de aplicação e problemáticas específicas, ao mesmo tempo que lhes são fornecidas ferramentas conceptuais e técnicas nas suas variadas vertentes. O trabalho desenvolvido visa igualmente consciencializar os estudantes da necessidade de avaliar e medir a eficácia de acções em Relações Públicas e apontar tendências de desenvolvimento usando os novos meios online.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Compreender e avaliar a importância crescente das Relações Públicas (RP)

    Avaliar e desenvolver o papel das RP no mix da comunicação

    Fazer uso das diferentes ferramentas de RP para comunicar com os diferentes públicos

    Perceber como os media sociais e a era digital revolucionaram as RP

    Os novos media e as RP – estudo de casos

    Aplicabilidade das práticas de RP aos novos media

    Novas regras de RP no mundo online; Novos Meios (Site, Blogs, Redes sociais, Foruns, Wikis)

    A internet facilita que uma campanha de RP se torne viral, buzz, word of mouse

     

    2.O programa de Atelier de Relações Públicas, integra o conhecimento das estratégias de marketing que aumentam o seu valor.

    Estudo aprofundado de como as RP contribuem para a construção da marca:

    Quais são as estratégias de marca?

    Como fazer a gestão de um portfólio de marcas?

    O que é a brand equity e como construir a brand equity?

    Quais os desafios na construção e sustentabilidade de marcas fortes?

  • Objetivos

    Objetivos

    No final, o aluno estará apto para determinar os diferentes campos de actuação das Relações públicas e saber actuar em cada uma das situações que se lhe apresentam, explorando de forma crítica as ferramentas e técnicas mais adequadas à prossecução dos objectivos comunicacionais das organizações, em função dos públicos em causa, desenvolvendo acções e formulando mensagens relevantes. Deverá perceber o funcionamento de conseguir utilizar as novas tecnologias ao seu dispor e planear, orçamentar, gerir e controlar acções de Relações Públicas, integrando as mesmas nas estratégias de comunicação das organizações.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas são essencialmente de cariz prático e case studies reais

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Principal

    Botan C. & Sommerfeldt E. (2023). Public Relations Theory III, In the Age of Publics 1st Edition, Routledge.

    Smudde P. (2023). Managing Public Relations, 2nd Edition, Routledge.

    Amy Rosenberg (2021). A Modern Guide to Public Relations: Unveiling the Mystery of PR: Including: Content Marketing, SEO, Social Media & PR Best Practices.Veracity-Porland

    Patrick De Pelsmacker, Maggie Geuens & Joeri Van Den Bergh. (2018). Marketing Comunications, 6th edition Pearson.

    Kotler P., Armstrong G., Harris L., & Piercy N. (2017). Principles of Marketing. 7th European edition, Pearson.

    Kotker P., Keller M., Brady M., Goodman T. Hansen T. (2016). Marketing Manager, Pearson.

    Scott D. (2013) The New Rules of Marketing & PR,4th Edition, Willey.

    Ryan D. (2017). Understanding Digital Marketing. Kogan Page

    Tuten T. & Solomon M. (2014). Social Media Marketing. Pearson

    GIACAGLIA C. (2012). Gestão Estratégica de eventos, CENGAGE

    AAKER D. Brand Portfolio Strategy (2004) Free Press

     

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