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Apresentação
Apresentação
O objectivo desta disciplina é desenvolver a compreensão do enquadramento teórico-prático de Relações Públicas, o âmbito da função, o seu papel nas estratégias de comunicação das organizações em geral, bem como questionar o seu objectivo e lugar na construção da Imagem e Identidade das Organização. Pretende-se sensibilizar os alunos para as áreas de aplicação e problemáticas específicas, ao mesmo tempo que lhes são fornecidas ferramentas conceptuais e técnicas nas suas variadas vertentes. O trabalho desenvolvido visa igualmente consciencializar os estudantes da necessidade de avaliar e medir a eficácia de acções em Relações Públicas e apontar tendências de desenvolvimento usando os novos meios online.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-1675
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Compreender e avaliar a importância crescente das Relações Públicas (RP)
Avaliar e desenvolver o papel das RP no mix da comunicação
Fazer uso das diferentes ferramentas de RP para comunicar com os diferentes públicos
Perceber como os media sociais e a era digital revolucionaram as RP
Os novos media e as RP – estudo de casos
Aplicabilidade das práticas de RP aos novos media
Novas regras de RP no mundo online; Novos Meios (Site, Blogs, Redes sociais, Foruns, Wikis)
A internet facilita que uma campanha de RP se torne viral, buzz, word of mouse
2.O programa de Atelier de Relações Públicas, integra o conhecimento das estratégias de marketing que aumentam o seu valor.
Estudo aprofundado de como as RP contribuem para a construção da marca:
Quais são as estratégias de marca?
Como fazer a gestão de um portfólio de marcas?
O que é a brand equity e como construir a brand equity?
Quais os desafios na construção e sustentabilidade de marcas fortes?
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Objetivos
Objetivos
No final, o aluno estará apto para determinar os diferentes campos de actuação das Relações públicas e saber actuar em cada uma das situações que se lhe apresentam, explorando de forma crítica as ferramentas e técnicas mais adequadas à prossecução dos objectivos comunicacionais das organizações, em função dos públicos em causa, desenvolvendo acções e formulando mensagens relevantes. Deverá perceber o funcionamento de conseguir utilizar as novas tecnologias ao seu dispor e planear, orçamentar, gerir e controlar acções de Relações Públicas, integrando as mesmas nas estratégias de comunicação das organizações.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas são essencialmente de cariz prático e case studies reais
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Principal
Botan C. & Sommerfeldt E. (2023). Public Relations Theory III, In the Age of Publics 1st Edition, Routledge.
Smudde P. (2023). Managing Public Relations, 2nd Edition, Routledge.
Amy Rosenberg (2021). A Modern Guide to Public Relations: Unveiling the Mystery of PR: Including: Content Marketing, SEO, Social Media & PR Best Practices.Veracity-Porland
Patrick De Pelsmacker, Maggie Geuens & Joeri Van Den Bergh. (2018). Marketing Comunications, 6th edition Pearson.
Kotler P., Armstrong G., Harris L., & Piercy N. (2017). Principles of Marketing. 7th European edition, Pearson.
Kotker P., Keller M., Brady M., Goodman T. Hansen T. (2016). Marketing Manager, Pearson.
Scott D. (2013) The New Rules of Marketing & PR,4th Edition, Willey.
Ryan D. (2017). Understanding Digital Marketing. Kogan Page
Tuten T. & Solomon M. (2014). Social Media Marketing. Pearson
GIACAGLIA C. (2012). Gestão Estratégica de eventos, CENGAGE
AAKER D. Brand Portfolio Strategy (2004) Free Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não