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Disciplina Metodologias de Análise do Texto e do Discurso

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende motivar um questionamento dos diversos planos linguísticos, textuais e discursivos que enquadram e regulam os fenómenos comunicativos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Diacronia crítica dos conceitos de discurso e de texto

    a) O “dever da palavra” nas sociedades “primitivas”;

    b) O discurso humano enquanto construção do/contra o poder;

    c) Introdução à retórica;

    d) Crise das sociedades orais e disseminação da cultura escrita;

    e) A passagem das estruturas míticas às estruturas discursivas da cultura ocidental;

    f) O que é um «texto»?;

    g) Que relações estabelece o texto com o mundo.

     

    2. A significação, representação e interpretação

     

    3. As novas formas do texto

    a) As materialidades da comunicação e as «enformações» do texto;

    b) A escrita como técnica;

    c) Os modos de ler.

     

    4. A relação hermenêutica com os textos. Tipologias textuais.

     

    5. Origens e objetivos da Análise do Discurso:

    a) Metodologias de análise. Framing, Narrativa-Storyline e Macro-estruturas. A grelha KWL.

    b) A Análise do Discurso aplicada aos Media: Imprensa, Rádio, Audiovisual e Publicidade.

    c) Os media digitais e a «mediacultura».

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem como objetivo constituir uma sistematização dos problemas levantados pela escrita, pelo discurso e pelos textos, na sua função comunicativa, e constituir um esclarecimento sobre os diferentes dispositivos e instrumentos, seus efeitos no humano e nas modalidades de escrita e leitura.

    No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:

    1. Conhecer os problemas levantados pela escrita, pelos textos e pelo discurso na sua função comunicativa;
    2. Compreender os fenómenos da especificidade cultural das práticas discursivas do Ocidente e a formação de figuras-chave na determinação do campo textual: autor, crítico, intérprete, leitor;
    3. Produzir um discurso analítico sobre os media;
    4. Refletir criticamente acerca da contemporaneidade mediática.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida entre outras, centradas no aprendente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BARTHES, Roland. (1997). O Prazer do Texto. Lisboa: Edições 70.

    BLEICHER, Josef. (1992). Hermenêutica Contemporânea. Lisboa: Edições 70.

    CAMERON, Deborah e out. (2014). Working with Written Discourse. London: Sage.

    CHARAUDEAU, P., MAINGUENEAU, D. (2008). Dicionário da Análise do Discurso. Lisboa: Contexto

    ECO, Umberto. (1971). A Obra Aberta. S.Paulo: Ed.Perspectiva.

    FOUCAULT, Michel. (1992). O que é um Autor?. Lisboa: Vega.

    FOUCAULT, Michel. (1989). L’Ordre du Discours. Paris: Gallimard.

    FOUCAULT, Michel. (1998). As Palavras e as Coisas. Lisboa: Edições 70.

    FURTADO, José Afonso. (2012). Uma cultura da Informação para o Universo Digital. Lisboa: Fund.Francisco Manuel dos Santos.

    PLATÃO, Crátilo: Diálogo sobre a Justeza dos Nomes. Lisboa: Sá da Costa.

    SUBTIL, F., (2006) Compreender os Media. Coimbra: Minerva.

    ZENGOTITA, T. (2006). Mediatizados – Como os Media moldam o nosso mundo e o modo como vivemos. Lisboa: Ed. Bizâncio.

    RICOEUR, Paul. Do Texto à Acção: Ensaios de Hermenêutica II. Porto: Rés.

     

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