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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende motivar um questionamento dos diversos planos linguísticos, textuais e discursivos que enquadram e regulam os fenómenos comunicativos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-2347
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Diacronia crítica dos conceitos de discurso e de texto
a) O “dever da palavra” nas sociedades “primitivas”;
b) O discurso humano enquanto construção do/contra o poder;
c) Introdução à retórica;
d) Crise das sociedades orais e disseminação da cultura escrita;
e) A passagem das estruturas míticas às estruturas discursivas da cultura ocidental;
f) O que é um «texto»?;
g) Que relações estabelece o texto com o mundo.
2. A significação, representação e interpretação
3. As novas formas do texto
a) As materialidades da comunicação e as «enformações» do texto;
b) A escrita como técnica;
c) Os modos de ler.
4. A relação hermenêutica com os textos. Tipologias textuais.
5. Origens e objetivos da Análise do Discurso:
a) Metodologias de análise. Framing, Narrativa-Storyline e Macro-estruturas. A grelha KWL.
b) A Análise do Discurso aplicada aos Media: Imprensa, Rádio, Audiovisual e Publicidade.
c) Os media digitais e a «mediacultura».
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Objetivos
Objetivos
A UC tem como objetivo constituir uma sistematização dos problemas levantados pela escrita, pelo discurso e pelos textos, na sua função comunicativa, e constituir um esclarecimento sobre os diferentes dispositivos e instrumentos, seus efeitos no humano e nas modalidades de escrita e leitura.
No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer os problemas levantados pela escrita, pelos textos e pelo discurso na sua função comunicativa;
- Compreender os fenómenos da especificidade cultural das práticas discursivas do Ocidente e a formação de figuras-chave na determinação do campo textual: autor, crítico, intérprete, leitor;
- Produzir um discurso analítico sobre os media;
- Refletir criticamente acerca da contemporaneidade mediática.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida entre outras, centradas no aprendente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BARTHES, Roland. (1997). O Prazer do Texto. Lisboa: Edições 70.
BLEICHER, Josef. (1992). Hermenêutica Contemporânea. Lisboa: Edições 70.
CAMERON, Deborah e out. (2014). Working with Written Discourse. London: Sage.
CHARAUDEAU, P., MAINGUENEAU, D. (2008). Dicionário da Análise do Discurso. Lisboa: Contexto
ECO, Umberto. (1971). A Obra Aberta. S.Paulo: Ed.Perspectiva.
FOUCAULT, Michel. (1992). O que é um Autor?. Lisboa: Vega.
FOUCAULT, Michel. (1989). L’Ordre du Discours. Paris: Gallimard.
FOUCAULT, Michel. (1998). As Palavras e as Coisas. Lisboa: Edições 70.
FURTADO, José Afonso. (2012). Uma cultura da Informação para o Universo Digital. Lisboa: Fund.Francisco Manuel dos Santos.
PLATÃO, Crátilo: Diálogo sobre a Justeza dos Nomes. Lisboa: Sá da Costa.
SUBTIL, F., (2006) Compreender os Media. Coimbra: Minerva.
ZENGOTITA, T. (2006). Mediatizados – Como os Media moldam o nosso mundo e o modo como vivemos. Lisboa: Ed. Bizâncio.
RICOEUR, Paul. Do Texto à Acção: Ensaios de Hermenêutica II. Porto: Rés.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não