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Disciplina Marketing Internacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de marketing internacional aplica todos os conceitos de marketing à atividade que a empresa desenvolve além-fronteiras. A partir do momento que a empresa sai fora do seu mercado doméstico, inicia o processo de internacionalização que é acompanhado pelas decisões de marketing no ciclo de estudos.

    Nesta perspetiva, a disciplina fornece ferramentas de análise para permitir uma visão geral das decisões que são tomadas em ambiente internacional e apresenta as diferentes variáveis a considerar para ter sucesso.
    Por último, alia a teoria à prática, estudando os modos de entrada e o marketing mix para que os estudantes desenvolvam uma capacidade crítica  / analítica e sejam capazes de considerar diferentes abordagens.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução

    1.1. A globalização dos mercados

    1.2. Acordos mundiais de comércio

     

    2. Processo de Internacionalização

    2.1. Conceitos

    2.2. Níveis de Integração Económica


    2.3. Razões da internacionalização



    3. Contexto Internacional

     

    3.1. Ambiente político-legal


    3.2. Ambiente económico-financeiro

    3.3. Ambiente sócio-demográfico

    3.4. Ambiente cultural

    3.5. Outros fatores macro

     

    4. Modos de Internacionalização

    4.1. Exportação

    4.2. Agente

    4.3. Distribuidor

    4.4. Licenciamento

    4.5. Franchising

    4.6. Joint-Venture

    4.7. Alianças / Parcerias

    4.8. Subsidiárias / IDE

    4.9. Negócios Online (B2B, B2C e C2C)

     

    5. Estratégias de internacionalização

     

    6. Variáveis do Mix Internacional

    6.1. Produto

    6.2. Preço

    6.3. Distribuição

    6.4. Comunicação

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Apresentar os fatores envolventes que influenciam o marketing internacional, as suas semelhanças e diferenças relativamente ao marketing em ambiente doméstico;
    Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes ao nível da envolvente no marketing internacional;
    Avaliar e justificar as teorias da internacionalização;
    Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à gestão da função de marketing em ambiente internacional.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cateora, P., Graham, J. & Gilly, M. (2019), International Marketing, 18 Edition, McGraw Hill Education; Costa e Silva, S., Pinho, J. & Meneses, R. (2018). Marketing internacional: Negócios à escala global, 1a Edição, Actual Editora.

    Solberg, C. (2017). International marketing: Strategy development and implementation, 1 Edition, Routledge Edition.

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