-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende ajudar os alunos a utilizar conceitos, instrumentos e princípios de marketing no âmbito da compreensão, descrição e explicação de comportamentos relevantes de mercado, consumidores, concorrentes e tecnologia. A disciplina está desenhada para prestar atenção específica aos métodos e técnicas de natureza qualitativa e quantitativa que suportam a identificação, medida e controlo das variáveis nucleares à qualificação da Orientação ao Mercado das Organizações.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-5029
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução aos estudos de mercado: conceitos genéricos 1.1. Definição de estudos de mercado. A sua importância. Aplicações 1.2. Áreas de aplicação dos estudos de mercado 1.2.1. Produto|Embalagem|Preço|Distribuição|Publicidade e ações promocionais 2. Tipologia dos Estudos de Mercado 2.1 Estudos qualitativos: Métodos de recolha de dados Qualitativos: Focus Group e Entrevistas Pessoais 2.2 Estudos quantitativos: Desenho de estudos quantitativos : Desenho e aplicação dos questionários. 3. Consumer trends e exercícios de Cool Hunting : consumer personas 4. Novas tendências nos Estudos de Mercado a) Estudar o consumidor na era da internet social ( Behavioral advertising, web analytics, ratings, grupos e fóruns b) Quando os consumidores recolhem os seus dados ( self-reports,storytelling,blogging) c) o nosso corpo também fala ( EEG, fMRI, Eys Tracking, Face Reading, GSR ( Galvanic Skin reponse 5.Aplicações emergentes dos estudos de mercado (exercícios e casos práticos)
-
Objetivos
Objetivos
A Unidade Curricular está desenhada para prestar atenção específica aos métodos e técnicas de natureza qualitativa e quantitativa que suportam a identificação, medida e controlo das variáveis nucleares à qualificação da Orientação ao Mercado das Organizações. Pretende-se, pois, que os alunos: Compreendam o quadro de referência e utilidade estratégica do conhecimento e previsão de comportamentos de mercado; Se familiarizem com várias das mais comuns metodologias aplicadas na obtenção e análise de informação de mercados, com vista à sua compreensão e domínio. Adquiram suficiente capacidade para desenvolver habilidades técnicas para a sua implementação no âmbito específico da Gestão da Inovação, compreensão, descrição e explicação ; Reconheçam situações gerenciais/decisionais com elevada exigência em Orientação ao Mercado, as clarifiquem e adoptem estratégias maximamente a adequadas para as superar.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização intensa de estudos de caos e simuladores
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
[ AAKER, David A., LEONE, Robert, S. Day GEORGE e KUMAR, V. - Marketing Research. 10ªedição. JOHN WILEY AND SONS LTD, 2009. 9780470317259 LOPES, José Luis Pessôa - Fundamental dos Estudos de Mercado. Lisboa: Edições Sílabo, 2007. 9789726186137 MALHOTRA, Naresh K., SPSS Inc - Marketing Research: An Applied Orientation. 6ª edição, Prentice Hall, 9780136094234 OLIVEIRA, A. Machado - Planear Globalmente, Conhecer Localmente. Os Estudos de Mercado num Contexto Global. In Gestão e Estratégia. Desafios da Globalização, Vol. 2, pp. 187 - 230. Escolar Editora
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não