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Disciplina Gestão da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    • Saber contextualizar a função de comunicação no quadro da gestão das organizações
    • Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, actuando em ambientes específicos
    • Distinguir especificidades próprias das organizações privadas, públicas e sociais
    • Conhecer o desenvolvimento e potencialidades dos novos media para as organizações
    • Percepcionar a comunicação integrada como recurso estratégico
    • Entender e enquadrar estratégias e planos de comunicação dirigidos aos públicos das organizações
    • Trabalhar sobre as diferentes técnicas de comunicação
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    INTRODUÇÃO À GESTÃO DA COMUNICAÇÃO

    • O que é comunicação
    • O que significa comunicar e porque é que é importante saber comunicar

    COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

    • O que é comunicação organizacional 
    • Conceitos / vertente histórica 
    • Modelos de comunicação
    • Comunicação externa e interna 
    • Planos de comunicação

    A GESTÃO DE COMUNICAÇÃO AS ÁREAS DA:

    • Identidade organzacional 
    • Imagem e reputação organziacional 
    • Gestão dos meios de comunicação / Seleção adequação, eficácia e eficiência de meios

    COMUNICAÇÃO DE CRISE

    •  Conceitos
    •  Reconhecer e gerir uma crise de comunicação
    •  Modelos de gestão de crise

    COMUNICAÇÃO DE MARCAS

    • Gestão de Marcas
    • Comunicação de produto
    • Comunicação na perspectiva das marcas e consumidores
    • Valor da marca

    COMUNICAÇÃO DIGITAL

    • Os novos media
    • Redes sociais e Novas tecnologias - Novas formas de interação digital

    COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

    • Conceitos
    • Discurso institucional
    • Publicidade Institucional

    COMUNICAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA

    • Conceitos
    • Serviço Público

     

  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender a comunicação no contexto organizacional e como devem ser usados os recursos de comunicação externamente e internamente;
    • Entender diferentes ideias e estratégias de comunicação organizacional, tanto na vertente pública como privada;
    • Conhecer as várias teorias associadas à gestão de comunicação, compreender a sua importância para as organizações;
    • Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e eficiência face a objetivos e contextos concretos;
    • Saber elaborar, implementar e avaliar estratégias e planos de comunicação organizacional;
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Aaker, J. L. (1997). Dimensions of Brand Personality. Journal of Marketing Research, 34(3), 347. https://doi.org/10.2307/3151897
    • Argenti, P.A. (1996), “Corporate communication as a discipline”, Management Communication Quarterly, Vol. 10 No. 1, pp. 73-97.
    • Barata, M. J. R. (2002). Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais.
    • Barbosa, P.; O’reilly, A. (2011). Tendências de Gestão. Vida Económica – Editorial SA. Lisboa.
    • Brataas, K. (2018). Crisis Communication: Case Studies and Lessons Learned from International Disasters. Routledge.
    • Coombs, T. (2013). Applied Crisis Communication and Crisis Management (1oedição ed.). Sage Publications, Inc.
    • Cornelissen, J. (2004). Corporate Communications – Theory and Pratice. Sage Publications Lda, London.
    • Dover, C.J. 1959. The three eras of management communication. Journal of Communication, 9(4), pp. 168–172.
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