-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular (UC) disciplina Métodos de Pesquisa e Investigação tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma sólida introdução aos conceitos, técnicas e etapas da investigação científica aplicada às Ciências Sociais, em particular à área da Comunicação. Os métodos de pesquisa têm um amplo campo de ação, aplicáveis em diversos setores e indústrias. Esta UC procura desenvolver nos estudantes habilidades e estratégias para conduzir pesquisas autênticas e confiáveis, bem como o uso de técnicas analíticas específicas associadas aos principais métodos de pesquisa, que podem ser aplicadas tanto em contextos práticos do mercado, como em estudos acadêmicos. Ao final da UC, os alunos estarão aptos a utilizar abordagens metodológicas adequadas, coletar dados de forma precisa, analisar informações com rigor e apresentar resultados embasados, contribuindo para o desenvolvimento de investigações relevantes e bem fundamentadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-7030
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
-
Introdução à pesquisa científica.
-
Planejamento e elaboração de um projeto de investigação.
-
Métodos de Investigação.
-
As etapas clássicas do trabalho de investigação científica.
-
Técnicas de recolha de dados.
-
Análise de dados.
-
Interpretação de resultados.
-
Ética na pesquisa.
-
Avaliação da pesquisa.
-
Redação e comunicação dos resultados.
-
-
Objetivos
Objetivos
- Adquirir conhecimento dos conceitos, os paradigmas, os métodos e as técnicas da investigação científica, em particular na área da Comunicação.
- Desenvolver aptidões para elaborar, apresentar e avaliar relatórios científicos devidamente estruturados.
- Aprender a procurar, criar e organizar uma pesquisa bibliográfica através da consulta de várias fontes e bases de dados.
- Desenvolver competências transversais, como o pensamento crítico, a criatividade, e a ética profissional.
- Aprender a comunicar – de forma oral e escrita – os resultados da investigação de forma clara e concisa.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem Baseada em Problemas. Com essa proposta pedagógica, o programa visa engajar os estudantes em experiências de aprendizagem significativas, estimulando o enfrentamento de problemas autênticos e relevantes da atualidade. Os alunos são incentivados a aplicar o pensamento crítico em todo o processo investigativo. Essa abordagem desenvolve competências essenciais para a vida acadêmica e profissional dos estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Campenhoudt, L. V., Marquet, J., & Quivy, R. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva.
- Clark, T., Foster, L., Sloan, L., & Bryman, A. (2021). Bryman’s social research methods. Oxford University Press.
- Coutinho, C. P. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Almedina.
- Feria Avila, H., Matilla González, M. ., & Mantecón Licea, S. (2020). La entrevista y la encuesta: ¿Métodos o técnicas de indagación empírica? Didáctica Y Educación, 11(3), 62–79. ISSN 2224-2643
- Parija, S. C. & Kate, V. (2017). Writing and publishing a scientific research paper. Springer.
- Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Feevale.
- Punch, K. F. (2014). Introduction to social research: Quantitative and Qualitative Approaches. SAGE Publications Limited.
- Yin, R. K. (2017). Case study research and applications: Design and Methods. SAGE Publications.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não