-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projeto de comunicação visual, nomeadamente ao nível da adaptação de uma imagem gráfica ao formato de animação digital.
Vertentes de estudo principais: elementos tipográficos; formas vectoriais; som, tempo e movimento; relações entre símbolos e significados no sentido de transmitir uma mensagem através de comunicação visual; princípios da animação; composição e efeitos visuais base, aplicados ao contexto motiongraphics.
Estes princípios visam servir dois objectivos fundamentais: uma apresentação de projeto coerente e equilibrada e um entendimento dos processos desenvolvidos na área da comunicação visual que permita um diálogo correto com os profissionais da área.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-7031
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Noções teórico práticas de design gráfico aplicadas ao conceito de motiongraphics, tais como: tipografia, layout, tipos e formatos de imagens, sistemas de cor, organização de projeto gráfico;
- Desenho e composição em software de desenho vectorial: documento, formas base, técnicas de seleção, duplicação e reposição, ferramentas de transformação, curvas de bezier, organização do trabalho em níveis, funções base de texto;
- Planificação e concepção de sequências animadas tendo como princípio a transmissão de uma ideia;
- Noções fundamentais de animação digital: princípios da animação;
- Criação de um guião e construção de um storyboard;
- Composição de conteúdos vectoriais com vista à sua animação;
- Aplicação de técnicas várias em software para motiongraphics, tais como: efeitos, máscaras animadas, controle de som, animação de escala, posição e velocidade;
- Desenvolvimento de composição animada com forte componente de elaboração digital com recurso a software de animação de objetos gráficos;
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC tem como principal objectivo dotar o discente de uma literacia visual através do conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo do design gráfico e motiongraphics. A estrutura curricular introduz elementos da linguagem e imagem, aspectos técnicos de produção e metodologias de trabalho na criação de animações digitais (motiongraphics) - tendo como objectivo a transmissão de uma mensagem através de uma sequência animada.
Paralelamente transmitem-se conhecimentos ligados ao design gráfico, animação e técnicas de composição vídeo. Factores transversalmente ligados no mundo da comunicação visual, mais concretamente na divulgação de uma ideia ou mensagem através da produção de um filme animado.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sendo uma cadeira teórico-prática serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos com o recurso a elementos audiovisuais. Serão ainda ministrados exercícios práticos utilizando o software de motion graphics. Será efectuado o acompanhamento dos projetos da disciplina junto dos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Blazer, L. (2015). Animated Storytelling: Simple Steps For Creating Animation and Motion Graphics. Peachpit Press..
- Lisa Fridsma, L & Gyncild, B.(2021). Adobe After Effects Classroom in a Book. Adobe Press.
- Stone, B. & Wahlin, L.. The Theory and Practice of Motion Design: Critical Perspectives and Professional Practice. New York: Routledge, 2018.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não