filmeu

Disciplina Computação de Imagem Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projeto de comunicação visual, nomeadamente ao nível  da adaptação de uma imagem gráfica ao formato de animação digital. 

    Vertentes de estudo principais: elementos tipográficos; formas vectoriais;  som, tempo e movimento; relações entre símbolos e significados no sentido de transmitir uma  mensagem através de comunicação visual; princípios da animação; composição e efeitos visuais base, aplicados ao contexto motiongraphics.  

    Estes princípios visam servir dois objectivos fundamentais:  uma apresentação de  projeto coerente e equilibrada e um entendimento dos processos desenvolvidos na  área da comunicação visual que permita um diálogo correto com os profissionais da área.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. Noções teórico práticas de design gráfico aplicadas ao conceito de motiongraphics, tais como:  tipografia, layout, tipos e formatos de imagens, sistemas de cor, organização de projeto gráfico;
    2. Desenho e composição em software de desenho vectorial: documento, formas base, técnicas de seleção, duplicação e reposição, ferramentas de transformação, curvas de bezier, organização do trabalho em níveis, funções base de texto;
    3. Planificação e concepção de sequências animadas tendo como princípio a transmissão de uma ideia;
    4. Noções fundamentais de animação digital: princípios da animação;
    5. Criação de um guião e construção de um storyboard;
    6. Composição de conteúdos vectoriais com vista à sua animação;
    7. Aplicação de técnicas várias em software para motiongraphics, tais como: efeitos, máscaras animadas, controle de som, animação de escala, posição e velocidade; 
    8. Desenvolvimento de composição animada com forte componente de elaboração digital com recurso a software de animação de objetos gráficos; 
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como principal objectivo dotar o discente de uma literacia visual através do conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo do design gráfico e motiongraphics. A estrutura curricular introduz elementos da linguagem e imagem, aspectos técnicos de produção e metodologias de trabalho na criação de animações  digitais (motiongraphics) - tendo como objectivo a transmissão de uma mensagem através de uma sequência animada. 

    Paralelamente transmitem-se conhecimentos ligados ao design gráfico, animação e técnicas de composição vídeo. Factores transversalmente ligados no mundo da comunicação visual, mais concretamente na divulgação de uma ideia ou mensagem através da produção de um filme animado. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sendo uma cadeira teórico-prática serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos com o recurso a elementos audiovisuais. Serão ainda ministrados exercícios práticos utilizando o software de motion graphics. Será efectuado o acompanhamento dos projetos da disciplina junto dos alunos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Blazer, L. (2015). Animated Storytelling: Simple Steps For Creating Animation and Motion Graphics. Peachpit Press..
    • Lisa Fridsma, L & Gyncild, B.(2021). Adobe After Effects Classroom in a Book. Adobe Press.
    • Stone, B. & Wahlin, L.. The Theory and Practice of Motion Design: Critical Perspectives and Professional Practice. New York: Routledge, 2018.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios