filmeu

Disciplina Comunicação Interna

  • Apresentação

    Apresentação

    Perspectivar a comunicação aplicada no contexto organizacional e perceber como se deve potenciar os recursos de comunicação; Dar a conhecer de modo articulado, global e coerente, as mais-valias decorrentes das modernas teorias da gestão aplicáveis à comunicação interna das organizações Entender diferentes lógicas e estratégias de comunicação internas Conjugar articuladamente os diferentes recursos de comunicação na intervenção técnica em comunicação, mediante a elaboração, implementação e avaliação de estratégias e planos de comunicação organizacional; Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e eficiênica face a objetivos e contextos concretos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO INTERNA Objeto e essência da Comunicação Interna O CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO INTERNA Processos de decisão e de desempenho, Especialidades de Comunicação interna, mensagens e suportes COMUNICAÇÃO INTERNA Comunicação interna e Relações Públicas Comunicação interna e organizações Vertente histórica Modelos de comunicação Interna Tendências e o futuro da comunicação interna Análise de estudos de caso METODOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA Princípios de Comunicação interna, análise e diagnostico estratégico Elaboração implementação e gestão de estratégias e planos
  • Objetivos

    Objetivos

    Saber contextualizar a função de comunicação no quadro da gestão das organizações; Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, atuando no ambiente interno; Perspetivar a Comunicação Interna no contexto de políticas de comunicação global das organizações e a sua importância como recurso estratégico; Percecionar a comunicação interna como recurso estratégica; Entender e enquadrar estratégias e planos de Comunicação Interna; Trabalhar sobre diferentes técnicas de comunicação
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A unidade curricular terá o apoio dos recursos disponíveis para ensinar os alunos. Através da apresentação de conteúdos relacionados com o programa, que estarão disponíveis aos alunos pela ferramenta Moodle Sempre que necessário para os alunos compreenderem melhor a matéria serão usados casos práticos e exemplos de situações verídicas Estarão à disposição dos alunos textos complementares para melhor compreensão da matéria
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dahlman, S., & Heide, M. (2021). Strategic internal communication: A practitioner’s guide to implementing cutting-edge methods for improved workplace culture. Routledge. International Association of Business Communicators. (2006). The IABC handbook of organizational communication: A guide to internal communication, public relations, marketing and leaderhip (T. L. Gillis, Ed.). Jossey-Bass. Men, L. R., & Tkalac Ver¿i¿, A. (2021). Current Trends and Issues in Internal Communication Theory and Practice (1st edition). Palgrave Macmillan. Smith, L., & Mounter, P. (2008). Effective internal communication (2nd ed). Kogan Page. Sriramesh, K., & Ver¿i¿, D. (Eds.). (2020). The global public relations handbook: Theory, research, and practice (Third edition). Routledge, Taylor & Francis Group. Welch, M., & Jackson, P. R. (2007). Rethinking internal communication: A stakeholder approach. Corporate Communications: An International Journal, 12(2), 177–198. https://doi.org/10.1108/13563280710744847  
  • Avaliação

    Avaliação

    A aquisição de competências basear-se-á em trabalho individual e em métodos participativos A avaliação resultará da articulação ponderada entre prova de frequência, trabalho individual para classificação e processar-se-á da seguinte forma:

    • Frequência – 50%
    • Trabalho Individual – 50%

    Os alunos que não cumpram os requisitos nos dois momentos de avaliação contínua irão a época de recurso.

     

    Para acompanhamento tutorial dos alunos, o docente disponibiliza na primeira aula, os respetivos contactos.

     

    A plataforma Moodle será a base de trabalho e de comunicação com o docente, nomeadamente em:

    • Colocação das matérias dadas em aula e suportes de estudo /Textos de apoio
    • Informações sobre conferências a assistir: alterações de aulas, ausências do docente ou qualquer outra informação

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios