filmeu

Disciplina Comunicação Interna

  • Apresentação

    Apresentação

    • Perspectivar a comunicação aplicada no contexto organizacional e perceber como se devem potenciar os recursos de comunicação;
    • Dar a conhecer de modo articulado, global e coerente, as mais-valias decorrentes das modernas teorias da gestão aplicáveis à comunicação interna das organizações
    • Entender diferentes lógicas e estratégias de comunicação internas
    • Conjugar articuladamente os diferentes recursos de comunicação na intervenção técnica em comunicação, mediante a elaboração, implementação e avaliação de estratégias e planos de comunicação organizacional;
    • Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e eficiênica face a objetivos e contextos concretos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO INTERNA

    • Objeto e essência da Comunicação Interna

    O CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO INTERNA

    • Processos de decisão e de desempenho,
    • Especialidades de Comunicação integrada, Públicos, mensagens e suportes

    COMUNICAÇÃO INTERNA

    • Conceitos
    • Modelos de comunicação Interna
    • Análise de estudos de caso

    METODOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA

    • Princípios de Comunicação Aplicada Análise e diagnostico estratégica
    • Elaboração implemetanção e Gestão de estratégias e planos
  • Objetivos

    Objetivos

    • Saber contextualizar a função de comunicação no quadro da gestão das organizações;
    • Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, actuando no ambientes interno;
    • Perspectivar a Comunicação Interna no contexto de políticas de comunicação global das organizações e a sua importância como recurso estratégico;
    • Percepcionar a comunicação integrada como recurso estratégica;
    • Entender e enquadrar estratégias e planos de Comunicação Interna;
    • Trabalhar sobre diferentes técnicas de comunicação
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Pfeffer. (1998). The Human Equation: Building profits by putting people first. Boston, MA: Harvard. Business School Press.
    • Remondes, J. (2011). Marketing Interno e Comunicac¿a¿o, Viseu, Psicosoma.
    • Cowan, D. D. (2014). Strategic Internal Communication: How to Build Employee Engagement and Performance (1 edition). London: Kogan Page.
    • CORNELISSEN, J. (2004). Corporate Communications, Theory and Pratice. Sage Publications Lda, London.
    • Almeida, V. (2000). A comunicac¿a¿o interna na empresa. Lisboa, Praxis.
    • Brum, A. M. (1994). Endomarketing: Estrate¿gias de Comunicac¿a¿o Interna para Empresas que Buscam a Qualidade e a Competitividade. Porto Alegre: Ortiz.
    • Kunsch, Margarida. (1999). Gesta¿o integrada da comunicac¿a¿o organizacional e os desafios da sociedade contempora¿nea. Comunicac¿a¿o & Sociedade. no 32, Sa¿o Bernardo do Campo.
    • Kunsch M. (2003). Planeamento de relac¿o¿es pu¿blicas na Comunicac¿a¿o integrada. Sa¿o Paulo: Summus.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios