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Apresentação
Apresentação
A UC de Planeamento de Meios visa dotar os alunos de conhecimentos na área da gestão de meios publicitários, elaboração de planos de meios e respetiva avaliação de eficácia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-7049
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos do Planeamento de Meios
Caracteristicas dos meios enquanto suportes publicitários:
Televisão Rádio Internet Cinema Publicidade exterior Imprensa
Investigação em publicidade aplicada ao planeamento de meios
Planeamento e implementação de uma estratégia de meios
- [Preencher Tópico]
- [Preencher Descritivo]
- [Preencher Tópico]
- [Preencher Descritivo]
- [Preencher Tópico]
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos sejam capazes analisar, compreender, distinguir e interligar os diversos agentes e etapas dos processos da comunicação de marketing e do planeamento de meios, de modo a aplicá-los numa proposta de media.
- Conhecer os diferentes agentes intervenientes no processo de comunicação de marketing;
- Definir e clarificar os diferentes meios publicitários;
- Perceber as etapas inerentes ao processo de planeamento de meios;
- Compreender os contextos em que o planeamento de meios opera;
- Realizar um plano de meios;
- Avaliar a eficácia de uma campanha.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias a adotar privilegiam a articulação entre uma abordagem teórica e uma abordagem de natureza mais prática, procurando apresentar e desenvolver os conteúdos programáticos através do recurso a sessões de ensino teóricas expositivas; sessões teóricas práticas de análise e discussão de temas do programa. Os estudantes irão utilizar uma ferramente informática (Yumi64), alugada à Marktes para elaboração de planos de meios com dados reais.
Avaliação:
Teste 50%
Trabalho e apresentação 50%
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Media And Adveritising 2022, Marktest
Baron, L., Sissor, Y., (2010), Advertising Media Planning (7ºed). NTC Business Book. Illinois.
Caetano, J., Estrela, R., (2004), Introdução à Publicidade, Porto, Edicções Ipam,
Cooper, A. (ed.) (1991), How to plan Advertising. Cassel. Wiltshire (GB). 1997.
Cowley, D., (1991), Como Planificar a Publicidade, Edições CETOP. Lisboa.
Eguizábal Maza, R., Antonio Caro (eds), (1996), Medición, Investigación e Información de la
Publicidad. Edipo. Madrid.
Kelley, L., Jugehneirmer, D. (2008), Advertising Media Planning: A Brand Management
Approach, NY, M.E. Sharp
López, E., Lobo,(1997) M., Manual de planificación de medios. ESIC Editorial. Madrid.
Pérez-Lantre, F.,(2000), Planificación y gestión de medios publicitários, Editorial Ariel,
Barcelona.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não