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Disciplina Planeamento de Meios

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Planeamento de Meios visa dotar os alunos de conhecimentos na área da gestão de meios publicitários, elaboração de planos de meios e respetiva avaliação de eficácia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos do Planeamento de Meios

    Caracteristicas dos meios enquanto suportes publicitários:

    Televisão Rádio Internet Cinema Publicidade exterior Imprensa

    Investigação em publicidade aplicada ao planeamento de meios

    Planeamento e implementação de uma estratégia de meios

    1. [Preencher Tópico]
      1. [Preencher Descritivo]
    2. [Preencher Tópico]
      1. [Preencher Descritivo]
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos sejam capazes analisar, compreender, distinguir e interligar os diversos agentes e etapas dos processos da comunicação de marketing e do planeamento de meios, de modo a aplicá-los numa proposta de media.

    - Conhecer os diferentes agentes intervenientes no processo de comunicação de marketing;

    - Definir e clarificar os diferentes meios publicitários;

    - Perceber as etapas inerentes ao processo de planeamento de meios;

    - Compreender os contextos em que o planeamento de meios opera;

    - Realizar um plano de meios;

    - Avaliar a eficácia de uma campanha.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias a adotar privilegiam a articulação entre uma abordagem teórica e uma abordagem de natureza mais prática, procurando apresentar e desenvolver os conteúdos programáticos através do recurso a sessões de ensino teóricas expositivas; sessões teóricas práticas de análise e discussão de temas do programa. Os estudantes irão utilizar uma ferramente informática (Yumi64), alugada à Marktes para elaboração de planos de meios com dados reais.

    Avaliação:

    Teste 50%

    Trabalho e apresentação 50%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Media And Adveritising 2022, Marktest

    Baron, L., Sissor, Y., (2010), Advertising Media Planning (7ºed). NTC Business Book. Illinois.

    Caetano, J., Estrela, R., (2004), Introdução à Publicidade, Porto, Edicções Ipam,

    Cooper, A. (ed.) (1991), How to plan Advertising. Cassel. Wiltshire (GB). 1997.

    Cowley, D., (1991), Como Planificar a Publicidade, Edições CETOP. Lisboa.

    Eguizábal Maza, R., Antonio Caro (eds), (1996), Medición, Investigación e Información de la

    Publicidad. Edipo. Madrid.

    Kelley, L., Jugehneirmer, D. (2008), Advertising Media Planning: A Brand Management

    Approach, NY, M.E. Sharp

    López, E., Lobo,(1997) M., Manual de planificación de medios. ESIC Editorial. Madrid.

    Pérez-Lantre, F.,(2000), Planificación y gestión de medios publicitários, Editorial Ariel,

    Barcelona.

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