-
Apresentação
Apresentação
Constituindo o lançamento de novos produtos um marco importante nas principais decisões estratégicas de uma organização, esta disciplina tem como objetivo proporcionar um elevado nível de competência estratégica ao nível do lançamento de novos produtos, assim como, a concretização operacional das etapas inerentes ao lançamento de novos produtos. Uma unidade curricular teórico prática, onde os alunos participam activamente na elaboração de trabalhos de Lançamento de Novo Produtos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-9233
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos (1000 caracteres disponíveis):
1 - Inovação e lançamento de novos produtos
1.1. Tipos de inovação
1.2. Criatividade e inovação
1.3. Formas de organização para lançamento de novos produtos
2 - Processo de criação de novos produtos
2.1. Identificação de oportunidades
2.2. Selecção de ideias
2.3. Criação de conceitos
2.4. Avaliação de conceitos
3 - Gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos
3.1. Desenvolvimento de produto
3.2. Teste de produto
3.3. Lançamento
3.4. Teste de mercado
3.5. Comercialização
-
Objetivos
Objetivos
Unidade curricular teórico prática, onde os alunos participam activamente na elaboração de trabalhos de Lançamento de Novos Produtos.
Esta disciplina tem como objetivos:
Proporcionar um elevado nível de competência estratégica ao nível do lançamento de novos produtos,
Concretização operacional das etapas inerentes ao lançamento de novos produtos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A inovação desta U.C. tem relevância na parte prática, em que os alunos desenvolvem um lançamento de um produto, aplicando os conhecimentos transmitidos em diversas UC's do curso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Mercator 25 anos - o marketing na era digital. (18ª ed). Lisboa. Dom Quixote.
Kotler, P. Keller, K. (2012). Administração de Marketing. 14ª ed. São Paulo. Pearson Prentice Hall.
Moraes-Sarmento, E.; Abranja, N.; Carvalho, R. Vitorino (2022). Plano de marketing e marketing digital na hotelaria e turismo. Lisboa. Lidel.
Bibliografia principal online
B-ON - Biblioteca do conhecimento online.
RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não