-
Apresentação
Apresentação
Nesta Unidade Curricular os estudantes aprenderão as bases de criação e tratamento de imagem digital na sua dupla vertente, bitmap e vectorial.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP728-16956
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Técnicas de composição e retoque de imagem digital, com recurso ao software de edição de imagem - Compor imagens originais a partir de outras fotos - Colorir e restaurar imagens degradadas - Inserir texto nas imagens obtidas - Utilização de fotomontagem digital para criação de novas realidades - Principais ferramentas de desenho Vectorial - Paths e shapes - Desenhar com texto - Ilustração vectorial a partir de formas geométricas - Pen tool -Clipping Masks
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver de capacidades técnicas, estéticas e conceptuais que lhe permitam executar projectos de imagem bitmap nas áreas da composição criativa e técnica utilizando o software de edição de imagem Desenvolver a capacidade de análise, observação e representação através de ferramentas de ilustração vectorial. Criação e maniputação de imagem bitmap. Criação e manipulação de imagem vetorial.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aplicação da metodologia Project Based Learning.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
DEMEL, J.T. et al. (1984) Introduction to Computer Graphics. Monterey: C.A. Books. FOLEY, J.D., et al. (1982) Fundamentals of Interactive Computer Graphics. NY: Addison-Wesley. Manovich, Lev; Software Takes Command, Bloomsbury, 2013. ISBN: 978-1-6235-6261-8 Negroponte, Nicholas; Ser Digital, Editorial Caminho, 1996. ISBN: 9789722110563 (Edição original, 1995.)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não