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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende introduzir aos alunos conceitos e práticas de Design e desenvolvimento de produtos Multimédia e dotar os alunos de conhecimento sobre o desenho do ponto de vista do conceito, da estrutura e da comunicação visual, de produtos ou serviços multimédia com base em metodologias centradas no utilizador. Pretende também, dotar os estudantes de conhecimentos básico para o desenho de páginas web. Permitirá também ao estudante refletir sobre o impacto do design de produtos multimédia na comunicação e explorar o seu potencial como ferramenta de mudança.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP728-2586
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O que é e o que pode fazer o design multimédia? Paradigmas de interação - perspectiva histórica Design fiction, critico e especulativo. O que é o Human Computer Interaction (HCI)? Metodologias de User Centered Design (UCD) Técnicas de análise de utilizadores, Personas e Cenários Técnicas de Prototipagem Técnicas de Avaliação (utilizadores e peritos) O que é a interface? Design Visual Princípios de design de interação e navegação.
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Objetivos
Objetivos
Com esta unidade curricular pretende-se desenvolver as seguintes competências: Compreender os paradigmas de interação no desenho de produtos multimédia; Conhecer os processos e técnicas de desenho centrado no utilizador; Ser capaz de formular questões em torno dos problemas de design apresentados; Conhecer estratégias de pesquisa em design; Selecionar e interpretar informação obtida através da pesquisas em design; Aplicar técnicas de pesquisa e avaliação do processo de design com o objetivo de responder aos problemas de design apresentados; Compreender a relação entre o desenho e o desenvolvimento de páginas Web resposivas. Explorar o design como ferramenta de mudança projetando futuros possíveis através de narrativas de design especulativo e objetos de design crítico.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta unidade curricular são apresentados problemas de design cuja resolução implica uma participação ativa dos estudantes na procura de soluções suportados pela componente teórica e pelo acompanhameto semanal do docente. Combina-se uma metodologia de project-oriented learning e aprendizado ativo num processo iterativo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Dunne, A., & Raby, F. (2013). Speculative Everything: Design, Fiction, and Social Dreaming. The MIT Press. Cooper, A., Reimann, R., Cronnin, D., Noessel, C., Csizmadi, J., & LeMoine, D. (2014). About Face (4th Editio). John Wiley & Sons. Inc. Crumlish, C., & Malone, E. (2009). Designing Social Interfaces . (M. Treseler, Ed.). Sebastopol, CA: O¿Reilly Media, Inc. Dix, A., Finlay, J., Abowd, G. D., & Beale, R. (2004). Human¿Computer Interaction (Third Edit). Pearson. Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction (Fourth). John Wiley & Sons, Ltd. Tidwell, J. (2006). Designing Interfaces - Patterns for Effective Interaction Design.O¿Reilly Media, Inc . Wong, R. Y., & Khovanskaya, V. (2018). Speculative Design in HCI: From Corporate Imaginations to Critical Orientations. 2, 175?202. https://doi.org/10.1007/978-3-319-73374-6_10
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não