-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende:
Desenvolver a reflexão crítica do aluno, o vocabulário e a fluência na língua inglesa.Proporcionar ferramentas comunicacionais para se exprimir eficaz, cortes e profissionalmente em língua inglesa, em situações de apresentação formal e "perguntas e respostas" que se lhes sigam.
Dar a conhecer o mundo dos jornais em língua inglesa (RU e EUA), bem como fontes alternativas de notícias, e refletir sobre problemáticas relativas ao mundo da informação noticiosa (fake news, literacia mediática, por exemplo).
Apetrechar o estudante com estratégias de descodificação das manchetes mais comuns em jornais de língua inglesa e de redação de curtos artigos.
Capacitar o estudante para trocar pontos de vista e opiniões sobre um tópico da sua área de formação em inglês.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-1589
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Empresas/organizações Departamentos, cargos, tarefas e responsabilidades; Formação e qualificações.
-
Objetivos
Objetivos
As principais competências a adquirir são:
Capacidade de se exprimir com fluência, clareza e concisão;
Capacidade de realizar apresentações formais, claras e bem-estruturadas, utilizando linguagem adquada para sinalizar etapas da apresentação e criar impacto;
Capacidade de fazer intervenções críticas, de forma clara e bem estruturada, utilizando vocabulário e estratégias linguísticas adequadas à discussão de pontos de vista e de propostas;
Capacidade de identificar os principais tipos de jornais e revistas em língua inglesa (RU e EUA);
Capacidade de compreender e interpretar manchetes de jornais em língua inglesa;
Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na discussão de ideias e propostas oralmente, e por escrito.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição interativa
momentos curtos de exposição associados a recursos audiovisuais e demonstrações (reais ou simulações e gravações), atividades individuais e em pequenos grupos, debates. Tal exposição irá estimular os estudantes a pensar, debater ideias, colaborar uns com os outros e desenvolver uma aprendizagem profunda
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Ceramella, N. & Lee, E. (2008). Cambridge English for the the Media. Cambridge: Cambridge University Press. 2008. ISBN: 978-0521724579
- Emmerson, P. (2009). Business Vocabulary Builder. London: Macmillan. ISBN: 978-0230716827
- Grussendorf, M. (2007). English for Presentations. Oxford: Oxford University Press. ISBN: 978-0194579360.
- O Keeffe, M, Lansford, L. et al (2018). Business Partner L-B1 . n.p.: Pearson-FT Publishing. ISBN: 978-1292233543.
- Tomalin, B. (2012). Key Business Skills. Networking, presentations, meetings, negotiations. London: Collins. ISBN: 978-0007488797.
- Artigos de jornais e revistas em língua inglesa (The Times, The Guardian, The Independent, Time magazine, The Economist, The Atlantic, HuffPost ).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não