filmeu

Disciplina Técnicas de Narrativa

  • Apresentação

    Apresentação

    Em Técnicas de Narrativa exploram-se as técnicas de construção do texto de ficção e a natureza da escrita criativa. Desenvolvem-se a teorização e a prática de forma continuada de um género literário específico, o conto contemporâneo realista. O centramento neste género em concreto visa o trabalho sobre a clareza, brevidade, ou seja, concisão da escrita, essenciais a estudantes de Comunicação e Jornalismo, atuando como um reforço criativo das disciplinas específicas de redação jornalística. Analisa-se também o conceito de plágio, contextualizando a gravidade deste crime e as suas consequências no contexto jornalístico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O conto enquanto género literário: as fronteiras entre conto, novela e romance
    1.1. O conto contemporâneo português: enquadramento e evolução histórica
    1.2. O conto contemporâneo realista: a obrigação de ser verosímil
    1.3. A importância da situação/conflito inicial


    2. As macroestruturas do texto de ficção
    2.1. O conceito de quadrado dramático
    2.2. Argumento
    2.2.1. Estrutura
    2.2.2. Intriga
    2.3. Personagens
    2.4. Pontos de Vista Narrativos
    2.4.1. Focagem
    2.4.2. Narração
    2.5. Temporalidade
    2.6. A Mensagem


    3. Técnicas específicas de escrita
    3.1. Descrição estática
    3.2. Descrição pela Ação
    3.3. Descrição da Ação
    3.4. Retrato de uma Personagem


    4. O conceito de plágio
    4.1. Noção literária e legal
    4.2. Casos no contexto jornalístico

  • Objetivos

    Objetivos

    Fornecer instrumentos de construção da narrativa de ficção, com enfoque particular no género literário conto, na variante contemporâneo realista. Através desta abordagem, melhorar a capacidade de concisão escrita, essencial à linguagem jornalística. Alertar para a questão do plágio literário e académico. No final do semestre, os alunos serão capazes de escrever um conto contemporâneo realista, dominando um estilo de redação factual e despido de artifícios. Terão ainda os instrumentos necessários para evitar cair indevidamente em situações de plágio.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Construção de um texto de ficção em equipas ao longo do semestre, com defesa oral dos exercícios de escrita que o constituem.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adam, J.-M., & Revaz, F. (1997). A Análise da Narrativa . Lisboa: Gradiva.
    Código do Direito do Autor e dos Direitos Conexos.
    Mancelos, João de (2015). Manual de Escrita Criativa , 2ª Edição, Lisboa: Edições Colibri.
    Melo, João de (Org.) (2003). Antologia do Conto Português , 2ª Edição, Lisboa, D. Quixote.
    Norton, C. (2001). Os Mecanismos da Escrita Criativa . Lisboa: Temas e Debates.
    Salema, Álvaro (Org.) (1984). Antologia do Conto Português Contemporâneo , Lisboa, Instituto de
    Cultura e Língua Portuguesa.
    Timbal-Duclaux, L. (1997). Eu Escrevo Contos e Novelas . Lisboa: Pergaminho.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios