-
Apresentação
Apresentação
Fornecer instrumentos de construção de uma narrativa de ficção, com enfoque particular no género literário conto, na variante contemporâneo realista. Através desta abordagem, melhorar a capacidade de concisão na escrita, essencial à linguagem jornalística. Estimular a criatividade e debater as implicações da Inteligência Artificial (IA) na produção literária e jornalística.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-17135
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O conto enquanto género literário: as fronteiras entre conto, novela e romance 1.1. O conto contemporâneo português: enquadramento e evolução histórica 1.2. O conto contemporâneo realista: a obrigação de ser verosímil 1.3. A importância da situação/conflito inicial 2. As macroestruturas do texto de ficção 2.1. O conceito de quadrado dramático 2.2. Argumento 2.2.1. Estrutura 2.2.2. Intriga 2.3. Personagens 2.4. Pontos de Vista Narrativos 2.4.1. Focagem 2.4.2. Narração 2.5. Temporalidade 2.6. A Mensagem 3. Técnicas específicas de escrita 3.1. Descrição estática 3.2. Descrição pela Ação 3.3. Descrição da Ação 3.4. Retrato de uma Personagem 4. Inteligência Artificial e Literatura 4.1. O lugar da autoria 4.2. Questões éticas 4.3. Impacto na criatividade 4.4. Efeitos cognitivos
-
Objetivos
Objetivos
Fornecer instrumentos de construção de uma narrativa de ficção, com enfoque particular no género literário conto, na variante contemporâneo realista. Através desta abordagem, melhorar a capacidade de concisão na escrita, essencial à linguagem jornalística. Estimular a criatividade e debater as implicações da Inteligência Artificial (IA) na produção literária e jornalística.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Construção de um texto de ficção em equipas ao longo do semestre.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adam, J.-M., & Revaz, F. (1997). A Análise da Narrativa . Lisboa: Gradiva. Código do Direito do Autor e dos Direitos Conexos. Mancelos, J. (2021). Manual de Escrita Criativa (4ª Edição). Edições Colibri. Mei, P., Brewis, D. N., Nwaiwu, F., Sumanathilaka, D., Alva-Manchego, F., & Demaree-Cotton, J. (2025). If ChatGPT can do it, where is my creativity? Generative AI boosts performance but diminishes experience in creative writing. Computers in Human Behavior: Artificial Humans, 4, 100140. https://doi.org/10.1016/j.chbah.2025.100140 Melo, João de (Org.) (2003). Antologia do Conto Português , 2ª Edição, Lisboa, D. Quixote. Norton, C. (2001). Os Mecanismos da Escrita Criativa . Lisboa: Temas e Debates. Salema, Álvaro (Org.) (1984). Antologia do Conto Português Contemporâneo , Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa. Sena-Lino, P. (2023). Criative-se – Curso Completo de Escrita Criativa. Ideias de Ler. Timbal-Duclaux, L. (1997). Eu Escrevo Contos e Novelas . Lisboa: Pergaminho.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não