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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular desenvolve-se a partir de uma visão histórica articulando a relação entre o jornalismo e o projecto político ocidental moderno e contemporâneo. Os estudantes desenvolverão um conhecimento (diacrónico) suficiente sobre a génese e a evolução do jornalismo moderno e da opinião públicas que, hoje e no futuro próximo, mais afectam e determinam, num contexto democrático, o exercício, a liberdade e a vitalidade da profissão jornalística. Considera-se que os conteúdos se articulam estreitamente com os objectivos do ciclo de estudos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT449-17136
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdo:
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1. A Idade do Igualitarismo e o Surgimento da Imprensa de Massa
2. O Jornalismo como Produto Anglo-Americano
3. O Jornalismo no Contexto Português
3.1. As origens da imprensa portuguesa
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3.2. Censura, Estado Novo e resistência
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5. A construção social da opinião pública
5. Opinião Pública e Espaço Público
6. Opinião Pública e Campanhas Eleitorais
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10. O mercado da atenção.
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Objetivos
Objetivos
A partir de uma visão histórica, pretende estabelecer-se a relação entre o jornalismo e o projecto político ocidental moderno, bem como as ligações com a dominação cultural e económica anglófona. A análise da história da imprensa em Portugal servirá como contexto para compreender as tendências e riscos actuais; do mesmo modo, o olhar sobre o ciberjornalismo pretende actualizar e alargar a perspectiva sobre o que é considerado jornalismo e quais as possíveis direcções que este tem seguido. Do mesmo modo, a passagem pela sociologia da opinião pública permite compreender a diversidade de abordagens, e actualizar os conhecimentos sobre o tema.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O uso da plataforma Moodle para a existência de discussões e partilha de materiais e comentários sobre o conteúdo leccionado. A realização de provas de exame com consulta permite que os estudantes se foquem na reflexão crítica.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bastos, H. (2015). Das utopias à realidade: Um olhar sobre duas décadas de ciberjornalismo. Estudos de Jornalismo, (4), 9¿18.Sousa, J. P., Baptista, C., Matos, A.C., Cabrera, A., & Lima, H. (2017). Uma História da Imprensa Lusófona¿Vol. II: MediaXXI.
Jeanneney, J.-N. (1996). Uma historia da comunicação social.: Terramar.
Pizarroso Quintero, A., & Aguilera, C. (1996). História da imprensa. Planeta Editora.
Schudson, M. (1981). Discovering The News: A Social History Of American Newspapers: Basic Books.
Fidalgo, J., Pinto, M. (2003). Sociologia dos Media: Porto Editora.
Webster, J. (2014). The Marketplace of attention. London: MIT Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não