filmeu

Disciplina História do Jornalismo e da Opinião Pública

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular desenvolve-se a partir de uma visão histórica articulando a relação entre o jornalismo e o projecto político ocidental moderno e contemporâneo. Os estudantes desenvolverão um conhecimento (diacrónico) suficiente sobre a génese e a evolução do jornalismo moderno e da opinião públicas que, hoje e no futuro próximo, mais afectam e determinam, num contexto democrático, o exercício, a liberdade e a vitalidade da profissão jornalística. Considera-se que os conteúdos se articulam estreitamente com os objectivos do ciclo de estudos.

  • Objetivos

    Objetivos

    A partir de uma visão histórica, pretende estabelecer-se a relação entre o jornalismo e o projecto político ocidental moderno, bem como as ligações com a dominação cultural e económica anglófona. A análise da história da imprensa em Portugal servirá como contexto para compreender as tendências e riscos actuais; do mesmo modo, o olhar sobre o ciberjornalismo pretende actualizar e alargar a perspectiva sobre o que é considerado jornalismo e quais as possíveis direcções que este tem seguido. Do mesmo modo, a passagem pela sociologia da opinião pública permite compreender a diversidade de abordagens, e actualizar os conhecimentos sobre o tema.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O uso da plataforma Moodle para a existência de discussões e partilha de materiais e comentários sobre o conteúdo leccionado. A realização de provas de exame com consulta permite que os estudantes se foquem na reflexão crítica.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal


    Bastos, H. (2015). Das utopias à realidade: Um olhar sobre duas décadas de ciberjornalismo. Estudos de Jornalismo, (4), 9¿18.

    Sousa, J. P., Baptista, C., Matos, A.C., Cabrera, A., & Lima, H. (2017). Uma História da Imprensa Lusófona¿Vol. II: MediaXXI.

    Jeanneney, J.-N. (1996). Uma historia da comunicação social.: Terramar.

    Pizarroso Quintero, A., & Aguilera, C. (1996). História da imprensa. Planeta Editora.

    Schudson, M. (1981). Discovering The News: A Social History Of American Newspapers: Basic Books.

    Fidalgo, J., Pinto, M. (2003). Sociologia dos Media: Porto Editora.

    Webster, J. (2014). The Marketplace of attention. London: MIT Press

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios