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Disciplina Mercados e Gestão dos Média

  • Apresentação

    Apresentação

    Numa dimensão social cada vez mais associada ao empreendedorismo e à democratização dos modelos de produção e distribuição de conteúdos, esta unidade curricular apresenta-se como essencial para dotar os estudantes de ferramentas práticas para a leitura de variáveis sobre mercados (no caso da informação) e para a identificação de modelos/oportunidades de negócio. A refundação no relacionamento dos públicos com a informação, dá corpo à necessidade dos estudantes de jornalismo serem conhecedores das dinâmicas do mercado da informação (e de outros mercados) e da sua estrutura como sistema. Outro aspeto importante é a necessária sensibilidade para o futuro jornalista perceber que a informação é um bem transacionável e que o mercado da mesma tem o desafio cada vez maior de se adaptar às alterações provocadas pela nova economia. Em conclusão pretende-se dotar o estudante de capacidades para a otimização de modelos de negócio associados à informação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Globalização Economia dos media e o mercado da informação A digitalização (dos media) O Marketing Ferramentas estratégicas de análise de mercado e organizações/projetos Segmentação de mercados Posicionamento Práticas operacionais/Marketing mix
  • Objetivos

    Objetivos

    -Perceber as dinâmicas da informação enquanto bem transacionável -Conhecer o fenómeno da globalização e a sua associação com os mercados da informação; -Relacionar os mecanismos da nova economia com a economia dos media; -Dotar o estudante de conhecimento sobre mecanismos de otimização de projetos de informação (que possam vir a criar); -Percecionar a informação como um bem transacionável; -Criar dinâmicas de pensamento e ação associadas à otimização de recursos. -Dotar os estudantes de ferramentas de análise de variáveis de mercado
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Em grupos de 3 os estudantes vão desenvolver um podcast  com conteúdos relacionados com um mercado à escolha.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Albarran, A. B. (2023). The media economy (3rd edn). London, England: Routledge. Chernev, A. (2020). The Marketing Plan Handbook, 6th Edition. Cerebellum Press.  Dimitrova, D. V. (Ed.). (2025). Global journalism (2nd edn). Lanham, MD: Rowman & Littlefield. Ferrucci, P. (2024). The organization of journalism. Baltimore, MD: University of Illinois Press. Flew, Terry (2018). Understanding Global Media. MacMillan Education.  Gershon, R. A. (2020). Media, telecommunications and business strategy(3rd edn). London, England: Routledge. Joshi, M., Rastogi, G., & Klein, J. R. (2022). Global business in the age of destruction and distraction. Oxford University Press. Kotler, P., Keller, K. L., Brady, M., Goodman, M., & Hansen, T. (2024). Marketing management (5th edn). London, England: Pearson Education  Pentland, A., & Lipton, A. (2021). Building the new economy: Data as capital. MIT Press. Wirtz, B. (2020). Media Management strategy, business models and case studies. S.l: Springer.
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