filmeu

Disciplina Mercados e Gestão dos Média

  • Apresentação

    Apresentação

    Numa dimensão social cada vez mais associada ao empreendedorismo e à democratização dos modelos de produção e distribuição de conteúdos, esta unidade curricular apresenta-se como essencial para dotar os estudantes de ferramentas práticas para a leitura de variáveis sobre mercados (no caso da informação) e para a identificação de modelos/oportunidades de negócio. A refundação no relacionamento dos públicos com a informação, dá corpo à necessidade dos estudantes de jornalismo serem conhecedores das dinâmicas do mercado da informação (e de outros mercados) e da sua estrutura como sistema. Outro aspeto importante é a necessária sensibilidade para o futuro jornalista perceber que a informação é um bem transacionável e que o mercado da mesma tem o desafio cada vez maior de se adaptar às alterações provocadas pela nova economia. Em conclusão pretende-se dotar o estudante de capacidades para a otimização de modelos de negócio associados à informação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Globalização
    • Economia dos media e o mercado da informação
    • A digitalização (dos media)
    • O Marketing
    • Ferramentas estratégicas de análise de mercado e organizações/projetos
    • Segmentação de mercados
    • Posicionamento
    • Práticas operacionais/Marketing mix
  • Objetivos

    Objetivos

    -Perceber as dinâmicas da informação enquanto bem transacionável

    -Conhecer o fenómeno da globalização e a sua associação com os mercados da informação;

    -Relacionar os mecanismos da nova economia com a economia dos media;

    -Dotar o estudante de conhecimento sobre mecanismos de otimização de projetos de informação (que possam vir a criar);

    -Percecionar a informação como um bem transacionável;

    -Criar dinâmicas de pensamento e ação associadas à otimização de recursos.

    -Dotar os estudantes de ferramentas de análise de variáveis de mercado

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Em grupos de 3 os estudantes vão desenvolver um podcast  com conteúdos relacionados com um mercado à escolha.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Albarran, A. (2017). The Media Economy. NY: Routledge.

    Chernev, A. (2020). The Marketing Plan Handbook, 6th Edition. Cerebellum Press. 

    Castells, M., & Himanen, P. (Eds.). (2014). Reconceptualizing development in the global information age. Oxford University Press

    Flew, Terry (2018). Understanding Global Media. MacMillan Education. 

    Gershon, R. A. (2020). Media, telecommunications and business strategy (3rd ed.). Routledge.

    Joshi, M., Rastogi, G., & Klein, J. R. (2022). Global business in the age of destruction and distraction. Oxford University Press.

    Kotler, P., & Keller, K. L. (2018). Marketing Management. harlow: Pearson. 

    Pentland, A., & Lipton, A. (2021). Building the new economy: Data as capital. MIT Press.

    Wirtz, B. (2020). Media Management strategy, business models and case studies. S.l: Springer.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios