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Apresentação
Apresentação
Nesta disciplina discute-se o conceito de género jornalístico, confrontando-se as propostas teóricas com as configurações introduzidas pela prática nas redações. Avaliam-se as interseções entre géneros jornalísticos e imprensa de referência e sensacionalista. Tipificam-se os principais géneros jornalísticos de informação e opinião, introduzindo-se uma terceira vertente classificatória, os híbridos. Procede-se, ainda, a estudos de caso da imprensa portuguesa: jornais diários, semanários e revistas de informação geral.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT449-1831
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. O Conceito de Género Jornalístico: entre a teoria e a prática
1. O Título Jornalístico
1.1. Definição
1.2. Características formais, imagéticas e de conteúdo
1.3. Classificação
1.4. A importância na peça jornalística e a sua relação com os diferentes géneros
jornalísticos2. O tratamento dos géneros jornalísticos consoante as publicações
2.1. O caso das newsmagazines3. Parâmetros de análise dos géneros jornalísticos
3.1. Texto
3.2. O lugar da imagemII. Géneros Jornalísticos: uma proposta de classificação
1. Géneros Jornalísticos de Informação
1.1. A Breve;
1.2.A Notícia;
1.3.A Entrevista;
1.4. O Perfil;
1.5. A Reportagem.2. Géneros Jornalísticos de Opinião
2.1.O Editorial;
2.2. O Artigo de Opinião;
2.3. O Bilhete;
2.4. A Crítica.3. Géneros Jornalísticos Híbridos
3.1. A Crónica;
3.2. O Artigo de Análise;
3.3. O Dossier;
3.4. Novas configurações.
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Objetivos
Objetivos
Géneros Jornalísticos é uma disciplina teórico-prática que explora a especificidade do texto jornalístico segundo uma abordagem tripartida: análise, teorização e construção. Os objetivos são: identificar de forma crítica os géneros jornalísticos na imprensa diária e semanária nacional, diferenciando ângulos de construção mediante o posicionamento editorial e de mercado dos títulos; teorizar os principais géneros jornalísticos informativos e opinativos; praticar a construção autónoma dos géneros jornalísticos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Criação e produção de uma newsmagazine, através de um projeto transversal com as unidades curriculares Computação de Imagem Digital e Fotojornalismo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Boucher, J.-D. (1993). A Reportagem Escrita . Mem-Martins: Inquérito.
Cardoso, C. R. (2012). Seduzir ou Informar? ¿ A Capa de Newsmagazine como Dispositivo de
Comunicação . Coimbra: MinervaCoimbra.
Carro, M. J. C., & Suárez, L. S. (2000). Carro, María Jesús Casals e Suárez, Luísa Santamaría, La
Opinión Periodística ¿ Argumentos e Géneros para la Persuasión, Madrid, Fragua, 2000. Madrid:
Fragua.
Marques, C. V. (2004). Pessoal e Transmissível XX-XXI . Porto: Asa.
Martin-Lagardette, J.-L. (2001). Manual da Escrita Jornalística ¿ Escrevo ¿ Informo ¿ Convenço . Lisboa:
Pergaminho.
Mesquita, M. (2022). Introdução à Análise de Títulos de Imprensa. Edições Lusófonas.
Montant, H. (2002). A Entrevista Escrita e o Perfil . Mem-Martins: Inquérito.
Raimundo, O. (2005). A Entrevista no Jornalismo Contemporâneo . Coimbra: MinervaCoimbra.
Ricardo, D. (2003). Ainda Bem Que Me Pergunta ¿ Manual de Escrita Jornalística . Lisboa: Editorial Notícias.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não