filmeu

Disciplina Géneros Jornalísticos

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta disciplina discute-se o conceito de género jornalístico, confrontando-se as propostas teóricas com as configurações introduzidas pela prática nas redações. Avaliam-se as interseções entre géneros jornalísticos e imprensa de referência e sensacionalista. Tipificam-se os principais géneros jornalísticos de informação e opinião, introduzindo-se uma terceira vertente classificatória, os híbridos. Procede-se, ainda, a estudos de caso da imprensa portuguesa: jornais diários, semanários e revistas de informação geral.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. O Conceito de Género Jornalístico: entre a teoria e a prática


    1. O Título Jornalístico
    1.1. Definição
    1.2. Características formais, imagéticas e de conteúdo
    1.3. Classificação
    1.4. A importância na peça jornalística e a sua relação com os diferentes géneros
    jornalísticos

    2. O tratamento dos géneros jornalísticos consoante as publicações
    2.1. O caso das newsmagazines

    3. Parâmetros de análise dos géneros jornalísticos
    3.1. Texto
    3.2. O lugar da imagem

    II. Géneros Jornalísticos: uma proposta de classificação

    1. Géneros Jornalísticos de Informação
    1.1. A Breve;
    1.2.A Notícia;
    1.3.A Entrevista;
    1.4. O Perfil;
    1.5. A Reportagem.

    2. Géneros Jornalísticos de Opinião
    2.1.O Editorial;
    2.2. O Artigo de Opinião;
    2.3. O Bilhete;
    2.4. A Crítica.

    3. Géneros Jornalísticos Híbridos
    3.1. A Crónica;
    3.2. O Artigo de Análise;
    3.3. O Dossier;
    3.4. Novas configurações.

  • Objetivos

    Objetivos

    Géneros Jornalísticos é uma disciplina teórico-prática que explora a especificidade do texto jornalístico segundo uma abordagem tripartida: análise, teorização e construção. Os objetivos são: identificar de forma crítica os géneros jornalísticos na imprensa diária e semanária nacional, diferenciando ângulos de construção mediante o posicionamento editorial e de mercado dos títulos; teorizar os principais géneros jornalísticos informativos e opinativos; praticar a construção autónoma dos géneros jornalísticos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Criação e produção de uma newsmagazine, através de um projeto transversal com as unidades curriculares Computação de Imagem Digital e Fotojornalismo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Boucher, J.-D. (1993). A Reportagem Escrita . Mem-Martins: Inquérito.
    Cardoso, C. R. (2012). Seduzir ou Informar? ¿ A Capa de Newsmagazine como Dispositivo de
    Comunicação . Coimbra: MinervaCoimbra.
    Carro, M. J. C., & Suárez, L. S. (2000). Carro, María Jesús Casals e Suárez, Luísa Santamaría, La
    Opinión Periodística ¿ Argumentos e Géneros para la Persuasión, Madrid, Fragua, 2000. Madrid:
    Fragua.
    Marques, C. V. (2004). Pessoal e Transmissível XX-XXI . Porto: Asa.
    Martin-Lagardette, J.-L. (2001). Manual da Escrita Jornalística ¿ Escrevo ¿ Informo ¿ Convenço . Lisboa:
    Pergaminho.
    Mesquita, M. (2022). Introdução à Análise de Títulos de Imprensa. Edições Lusófonas.
    Montant, H. (2002). A Entrevista Escrita e o Perfil . Mem-Martins: Inquérito.
    Raimundo, O. (2005). A Entrevista no Jornalismo Contemporâneo . Coimbra: MinervaCoimbra.
    Ricardo, D. (2003). Ainda Bem Que Me Pergunta ¿ Manual de Escrita Jornalística . Lisboa: Editorial Notícias.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios