filmeu

Disciplina Géneros Jornalísticos

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta disciplina discute-se o conceito de género jornalístico, confrontando-se as propostas teóricas com as configurações introduzidas pelas práticas nas redações. Tipificam-se os principais géneros jornalísticos de informação e opinião, introduzindo-se uma terceira vertente classificatória – os híbridos. Procede-se, ainda, a estudos de caso da imprensa portuguesa nos suportes papel e digital (jornais diários, semanários e newsmagazines).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. O Conceito de Género Jornalístico: entre a teoria e a prática 1. O Título Jornalístico 1.1. Definição 1.2. Características formais, imagéticas e de conteúdo 1.3. Classificação 1.4. A importância na peça jornalística e a sua relação com os diferentes géneros jornalísticos 2. O tratamento dos géneros jornalísticos consoante as publicações 2.1. O caso das newsmagazines 3. Parâmetros de análise dos géneros jornalísticos 3.1. Texto 3.2. O lugar da imagem II. Géneros Jornalísticos: uma proposta de classificação 1. Géneros Jornalísticos de Informação 1.1. A Breve; 1.2.A Notícia; 1.3.A Entrevista; 1.4. O Perfil; 1.5. A Reportagem. 2. Géneros Jornalísticos de Opinião 2.1.O Editorial; 2.2. O Artigo de Opinião; 2.3. O Bilhete; 2.4. A Crítica. 3. Géneros Jornalísticos Híbridos 3.1. A Crónica; 3.2. O Artigo de Análise; 3.3. O Dossier.
  • Objetivos

    Objetivos

    Géneros Jornalísticos é uma disciplina teórico-prática que explora a especificidade do texto jornalístico segundo uma abordagem tripartida: análise, teorização e construção. Os objetivos são: identificar de forma crítica os géneros jornalísticos na imprensa diária e semanária nacional, diferenciando ângulos de construção mediante o posicionamento editorial e de mercado dos títulos; teorizar os principais géneros jornalísticos informativos e opinativos; praticar a construção autónoma dos géneros jornalísticos.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Criação e produção de uma newsmagazine, através de um projeto transversal com as unidades curriculares Computação de Imagem Digital e Fotojornalismo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cardoso, C. R. (2022). A natureza híbrida da newsmagazine. Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática, 21(45), 43–73. https://doi.org/10.5902/2175497765793 Coelho, P., Reis, A. I., & Bonixe, L. (Eds.). (2021). Manual de Reportagem. Labcom. Martin-Lagardette, J.-L. (2001). Manual da Escrita Jornalística. Pergaminho. Melo, J. M. D., & Assis, F. D. (2016). Gêneros e formatos jornalísticos: Um modelo classificatório. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 39(1), 39–56. https://doi.org/10.1590/1809-5844201613 Mesquita, M. (2022). Introdução à Análise de Títulos de Imprensa. Edições Lusófonas. Montant, H. (2002). A Entrevista Escrita e o Perfil. Inquérito. Peixinho, A. T., & Almeida Santos, A. T. (2021). Hibridismo e Géneros Jornalísticos: Análise de uma ‘reportagem-folhetim’. Media & Jornalismo, 21(38), 59–75. https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_3 Raimundo, O. (2005). A Entrevista no Jornalismo Contemporâneo. MinervaCoimbra.
  • Avaliação

    Avaliação

    Avaliação: projeto final de Géneros Jornalísticos, desenvolvido ao longo do semestre em parceria com as disciplinas de Computação de Imagem Digital e Fotojornalismo - os estudantes, organizados em redações, criam de raiz uma newsmagazine, desde a sua conceção ao fecho do primeiro número.

    A nota de Géneros Jornalísticos é apurada da seguinte forma:

    Entrevista - 30%;

    Reportagem - 40%;

    Artigo de Opinião ou Crónica - 20%;

    Conteúdos Coletivos - 10%.

     

    Plágios parciais ou integrais em qualquer trabalho têm como consequência nota igual a zero na totalidade da disciplina.

     

    Dada a natureza autoral dos trabalhos a desenvolver no âmbito da disciplina, não é permitido o recurso a Inteligência Artificial (IA). Contudo, se numa determinada etapa da pesquisa for considerada uma mais valia o recurso a IA, essa utilização tem de ser explicitada no final do exercício em causa indicando o percurso realizado, assim como as aplicações e os prompts usados. Caso existam indícios de utilização indevida de IA será calendarizada uma prova oral de avaliação, sendo obrigatória a presença do estudante, sob pena de anulação da avaliação obtida ao longo do semestre.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios