filmeu

Disciplina Jornalismo de Revista na Era Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    Em Jornalismo de Revista na Era Digital, os estudantes mergulham no universo das revistas, um setor de média com características diferenciadoras. Analisam os novos paradigmas e as especificidades do jornalismo para revistas na era digital. Descobrem o jornalismo interconectado e a sua aplicabilidade privilegiada no campo das revistas. Desenvolvem capacidades de produção de peças para revistas, que envolvem a redação de texto e a elaboração de conteúdos visuais e multimédia. O semestre é centrado no desenvolvimento de uma reportagem interconectada multimédia para uma revista específica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.    Revista: entre a teoria e a prática 1.1.    As raízes da revista moderna  1.2.    Características do género revista 1.3.    Tipos de revista 1.4.    A revista no panorama mediático 1.5.    Jornalismo de revista e o desafio do digital 1.6.    A reportagem para revista online   2.    Jornalismo Interconectado 2.1.    Enquadramento teórico 2.2.    Implicações nas práticas jornalísticas 2.3.    Jornalismo interconectado, Democracia e Sociedade 2.4.    Revistas: espaço privilegiado do Jornalismo Interconectado 2.5.    Multimédia e Jornalismo Interconectado   3.    Peças multimédia 3.1.    Pesquisa, organização e gestão de conteúdos 3.2.    Principais tipos de conteúdos multimédia 3.2.1.    Imagem, vídeo e representação visual de dados 3.3.    Crite¿rios de composic¿a¿o/interligac¿a¿o de conteu¿dos multimédia 3.4.    Técnicas de produção de conteúdos multimédia 3.5.    Exemplos de peças multimédia para revista digital   4.    Projeto: desenvolvimento de uma reportagem multimédia para uma revista digital
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre o estudante deverá ser capaz de: 1.     Entender as especificidades do género revista. 2.    Identificar e caracterizar os diferentes tipos de revistas. 3.    Conhecer a linguagem do jornalismo de revista. 4.    Dominar o conceito de jornalismo interconectado. 5.    Identificar os tipos de conteúdos multimédia utilizados em revistas digitais. 6.    Compreender as técnicas de produção de conteúdos multimédia. 7.    Perceber os crite¿rios de composic¿a¿o/interligac¿a¿o de conteu¿dos multimédia e a sua sintaxe. 8.    Colocar os conhecimentos multimédia apreendidos ao serviço de projetos jornalísticos. 9.    Desenvolver reportagens interconectadas para revistas digitais. 
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A disciplina organiza-se em torno de um projeto (reportagem interconectada multimédia de revista) que se desenvolve ao longo do semestre, articulando teoria e prática, facilitando a aquisição e a aplicação de conhecimentos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Abrahamson, D., & Prior-Miller, M. (Eds.). (2018). The Routledge handbook of magazine research: The future of the magazine form (2nd ed.). Routledge. Cardoso, C. R., & Figueiras, Ana. (2024). Editorial | The Inspiring Role of Magazine Studies: The Interconnected Journalism Example. International Journal of Magazine Studies, 1(1), 4–9. https://doi.org/10.60543/ijms.v1i1.9585 Cardoso, C. R., & Holmes, T. (Eds.). (2022). Transforming Magazines. Cambridge Scholars Publishing. Cardoso, C. R., Azevedo, C., & Sousa, J. P. (2022). Para uma História das Revistas de Informação Geral em Portugal. ICNOVA. https://doi.org/10.34619/7WGF-1QRY Gestalten & Errea, J.  (2017). Visual Journalism: Infographics from the World's Best Newsrooms and Designers. Berlin: Die Gestalten Verlag. Holmes, T. (2018). Magazines in the digital world. Em The Magazines Handbook (4.a ed., pp. 190–207). Routledge. Sternadori, M., & Holmes, T. (Eds.). (2020). The handbook of magazine studies. Wiley-Blackwell.
  • Avaliação

    Avaliação

    Nesta disciplina existe regime de faltas. Os estudantes têm de comparecer, no mínimo, a 75% das aulas.

    Os momentos de avaliação e respetivas ponderações são os seguintes:

    - Proposta de Projeto (10%);

    - Pesquisa (15%);

    - Reportagem multimédia (40%);

    - Relatório do projeto e discussão final (35%)

     

    No âmbito de uma parceria com o grupo Medialivre e tendo em consideração as temáticas trabalhadas, os melhores trabalhos são enviados para apreciação dos editores das revistas Sábado e Máxima tendo em vista a sua publicação.

     

    Plágios parciais ou integrais em qualquer trabalho têm como consequência nota igual a zero na totalidade da disciplina.

     

    Dada a natureza autoral dos trabalhos a desenvolver no âmbito da disciplina, não é permitido o recurso a Inteligência Artificial (IA). Contudo, se numa determinada etapa da pesquisa for considerada uma mais valia o recurso a IA, essa utilização tem de ser explicitada no final do exercício em causa indicando o percurso realizado, assim como as aplicações e os prompts usados. Caso existam indícios de utilização indevida de IA será calendarizada uma prova oral de avaliação, sendo obrigatória a presença do estudante, sob pena de anulação da avaliação obtida ao longo do semestre.

     

    Nesta disciplina existe regime de faltas. Os estudantes têm de comparecer, no mínimo, a 75% das aulas.

     

    Exames de Recurso e de Época Especial: entrega de projeto com as mesmas características daquele que foi desenvolvido ao longo do ano letivo.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios