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Disciplina Redação Jornalística

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular pretende funcionar como uma introdução teórico-prática ao exercício do jornalismo, proporcionando um panorama geral dos contextos (sociais e organizacionais) da profissão e dos requisitos (técnicos e humanos) exigidos aos profissionais. Noções básicas sobre a especificidade da escrita jornalística e das suas técnicas, acompanhadas pela elaboração de trabalhos práticos ao longo do semestre. Os estudantes serão ainda motivados para executar leitura crítica de meios de comunicação/ plataformas informativas, comparando os critérios de noticiabilidade e a diversidade ou convergência de ângulos de abordagem dos acontecimentos, estruturas narrativas, fontes de informação e respetiva atribuição, títulos, ilustração (fotografias, infografias), entre outros aspetos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo 1 - Introdução ao exercício da profissão

    1. Ser jornalista: a conceção de jornalismo e de jornalista.

    2. A identidade profissional do jornalista, agente produtor de informação.

    3. O repórter, testemunha profissional.

    5. A empresa jornalística.

    6. Organização e funcionamento da redação.

    7. Agências noticiosas.

    8. Etapas da atividade jornalística.

    9. Os constrangimentos profissionais

    Módulo 2 -Valores e Escrita jornalística

    1. Valores e critérios de noticiabilidade

    2. Fontes e dados

    3. Linguagem jornalística

    4. Técnicas de construção de textos jornalísticos - a breve e a notícia

    4.1 Seleccionar. Hierarquizar.

    4.2. Relação com os leitores: Títulos; superleads; legendas; destaques; antetítulos; intertítulos

  • Objetivos

    Objetivos

    No final do módulo os estudantes deverão conhecer a natureza do jornalismo enquanto fenómeno social, a especificidade da profissão jornalística, as rotinas produtivas, a organização e o funcionamento da sala de redação, a diversidade dos media e consequentes diferenças nas formas de ser jornalista e no contexto condicionado em que a prática da profissão se desenvolve. Paralelamente, no decorrer das aulas práticas, os alunos serão introduzidos na escrita jornalística, aplicando as regras e os critérios jornalísticos na redacção de notícias.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Trabalho de redação prática, de simulação de um contexto laboral real. Funcionamento em grupos de trabalho e com entrega de resultados no decorrer dos espaços letivos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV (2016), Digital Media Portugal ¿ ERC 2015 , Lisboa

    Correia, Fernando (1998), Os Jornalistas e as Notícias , Lisboa, Caminho

    Digital News Report 2022 | Reuters Institute for the Study of Journalism. (2022, junho 17). https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2022

    Fontcuberta, Mar de (1999), A Notícia. Pistas para Compreender o Mundo , Lisboa, Editorial Notícias

    Gradim, Anabela, 2000, Manual de Jornalismo ¿ o Livro de Estilo do Urbi, col. Estudos em Comunicação, Covilhã.

    Harcup, T., & O’Neill, D. (2017). What is News?: News values revisited (again). Journalism Studies, 18(12), 1470–1488. https://doi.org/10.1080/1461670X.2016.1150193

    Kovach, Bill, Rosenstiel, Tom (2004), Os Elementos do Jornalismo. O que os profissionais do jornalismo devem saber e o público deve exigir , Porto: Porto Editora

    Ricardo, Daniel (2003), Ainda Bem que me Pergunta. Manual de Escrita Jornalística , Lisboa, Editorial Notícias

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