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Apresentação
Apresentação
- Saber contextualizar a funçao de comunicaçao no quadro da gestao das organizaçôes
- Perceber as organizaçôes como sistemas sociais abertos, actuando em ambientes especificos
- Oistinguir especificidades pr6prias das organizaç0es privadas, pl.iblicas e sociais
- Conhecer o desenvolvimento e potencialidades dos novos media para as organizaç0es
- Percepcionar a comunicaçao integrada como recurso estratégico
- Entender e enquadrar estratégias e pianos de comunicaçao dirigidos aos pl.iblicos das organizaçôes
- Trabalhar sobre as diferentes técnicas de comunicaçao
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT449-5033
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
INTRODUÇÂO À GESTÂO DA COMUNlCAÇÂO
- 0 que é comunicaçâo
- 0 que significa comunicar e porque é que é importante saber comunicar
COMUNICAÇÀO ORGANIZACIONAL
- 0 que é comunicaçâo organizacional
- Conceitos I vertente hist6rica
- Modelos de comunicaçâo
- Comunicaçâo externa e interna
- Pianos de comunicaçâo
A GESTÀO DE COMUNICAÇÀO AS AREAS DA:
- ldenlidade organzacional
- lmagem e reputaçâo organziacional
- Gestao dos meios de comunicaçAo I Seleçâo adequaçâo. eficacia e eficiência de meios
COMUNICAÇÂO DE CRISE
- Conceitos
- Reconhecer e gerir uma crise de comunicaçâo
- Modelos de gestao de crise
COMUNICAÇÃO DE MARCAS
- Gestao de Marcas
- ComunicaçAo de produto
- Comunicaçâo na perspectiva das marcas e consumidores
- Valor da marca
COMUNICAÇÀO DIGITAL
- Os novos media
- Redes sociais e Novas tecnologias • Novas formas de interaçâo digital
COMUNICAÇÂO INSTITUCIONAL
- Conceitos
- Discurso institucional
- Publicidade lnstitucional
COMUNICAÇÀO PUBLICA E PRIVADA
- Conceitos
- Serviço Pûblico
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Objetivos
Objetivos
- Compreender a comunicaçao no contexto organizacional e como devem ser usados os recursos de comunicaçao externamente e internamente;
- Entender diferentes ideias e estratégias de comunicaçao organizacional, tanto na vertente
pûblica como privada;
- Conhecer as varias teorias associadas a gestao de comunicaçâo, compreender a sua importancia para as organizaçOes;
- Renetir sobre técnicas de comunicaçâo aplicaveis. em termos de pertinência, eficacia e eficiência face a objetivos e contextos concretos;
- Saber elaborar, implementar e avaliar estratégias e pianos de comunicaçâo organizacional;
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A aquisiçao de competêcias basear-se-á em trabalho individual e em métodos participativos e
interativos.
- A apresentaçao da matéria será complementada de reflexâo e sucessivos debates. sendo as principais temâticas ilustradas corn exemples prâticos. A analise em grupo e em aula, propiciara o enriquecimento da recolha de informaçao e a compreensâo das questôes suscitadas.
- A avaliaçllo resultarâ da articulaçao ponderada entre prova de frequência. trabalho individual para classificaçâo e processar-se-a da seguinte forma:
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Aaker, J. L. {1997). Dimensions of Brand Personality. Journal of Marketing Research, 34{3), 347. https://doi.org/10.2307/3151897
- Argenti, P.A. (1996), ?Corporate communication as a discipline?, Management Communication Quarterly, Vol. 10 No. 1, pp. 73-97.
- Barata, M. J. R. {2002). lmagem Publica, Marketing e ComunicaçAo lnslitucional: Uma Abordagem Sociol6gica de Trés Conceitos Empresariais.
- Barbosa, P.; O?reilly, A. {2011). Tendências de Gestao. Vida Econ6mica? Editorial SA. Lisboa.
- Brataas. K. (2018). Crisis Communication: Case Studies and Lessons Learned from International Disasters. Roulledge.
- Coombs, T. (2013). Applied Crisis Communication and Crisis Management (1oediçAo ed.). Sage Publications, Inc.
- Cornelissen, J. (2004). Corporate Communications? Theory and Pratice. Sage Publications Lda,
London.
- Dover, C.J. 1959. The three eras of management communication. Journal of Communication, 9(4), pp. 168?172.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não