filmeu

Disciplina Gestão da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    • Saber contextualizar a funçao de comunicaçao no quadro da gestao das organizaçôes
    • Perceber as organizaçôes como sistemas sociais abertos, actuando em ambientes especificos
    • Oistinguir especificidades pr6prias das organizaç0es privadas, pl.iblicas e sociais
    • Conhecer o desenvolvimento e potencialidades dos novos media para as organizaç0es
    • Percepcionar a comunicaçao integrada como recurso estratégico
    • Entender e enquadrar estratégias e pianos de comunicaçao dirigidos aos pl.iblicos das organizaçôes
    • Trabalhar sobre as diferentes técnicas de comunicaçao
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    INTRODUÇÂO À GESTÂO DA COMUNlCAÇÂO

     

    • 0 que é comunicaçâo
    • 0 que significa comunicar e porque é que é importante saber comunicar

     

    COMUNICAÇÀO ORGANIZACIONAL

     

    • 0 que é comunicaçâo organizacional
    • Conceitos I vertente hist6rica
    • Modelos de comunicaçâo
    • Comunicaçâo externa e interna
    • Pianos de comunicaçâo

     

    A GESTÀO DE COMUNICAÇÀO AS AREAS DA:

     

    • ldenlidade organzacional
    • lmagem e reputaçâo organziacional
    • Gestao dos meios de comunicaçAo I Seleçâo adequaçâo. eficacia e eficiência de meios

     

    COMUNICAÇÂO DE CRISE

     

    • Conceitos
    • Reconhecer e gerir uma crise de comunicaçâo
    • Modelos de gestao de crise

     

    COMUNICAÇÃO DE MARCAS

     

    • Gestao de Marcas
    • ComunicaçAo de produto
    • Comunicaçâo na perspectiva das marcas e consumidores
    • Valor da marca

     

    COMUNICAÇÀO DIGITAL

     

    • Os novos media
    • Redes sociais e Novas tecnologias Novas formas de interaçâo digital

     

    COMUNICAÇÂO INSTITUCIONAL

     

    • Conceitos
    • Discurso institucional
    • Publicidade lnstitucional

     

    COMUNICAÇÀO PUBLICA E PRIVADA

     

    • Conceitos
    • Serviço Pûblico
  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender a comunicaçao no contexto organizacional e como devem ser usados os recursos de comunicaçao externamente e internamente;
    • Entender diferentes ideias e estratégias de comunicaçao organizacional, tanto na vertente

    pûblica como privada;

    • Conhecer as varias teorias associadas a gestao de comunicaçâo, compreender a sua importancia para as organizaçOes;
    • Renetir sobre técnicas de comunicaçâo aplicaveis. em termos de pertinência, eficacia e eficiência face a objetivos e contextos concretos;
    • Saber elaborar, implementar e avaliar estratégias e pianos de comunicaçâo organizacional;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A aquisiçao de competêcias basear-se-á em trabalho individual e em métodos participativos e

    interativos.

    • A apresentaçao da matéria será complementada de reflexâo e sucessivos debates. sendo as principais temâticas ilustradas corn exemples prâticos. A analise em grupo e em aula, propiciara o enriquecimento da recolha de informaçao e a compreensâo das questôes suscitadas.
    • A avaliaçllo resultarâ da articulaçao ponderada entre prova de frequência. trabalho individual para classificaçâo e processar-se-a da seguinte forma:

     

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Aaker, J. L. {1997). Dimensions of Brand Personality. Journal of Marketing Research, 34{3), 347. https://doi.org/10.2307/3151897
    • Argenti, P.A. (1996), ?Corporate communication as a discipline?, Management Communication Quarterly, Vol. 10 No. 1, pp. 73-97.
    • Barata, M. J. R. {2002). lmagem Publica, Marketing e ComunicaçAo lnslitucional: Uma Abordagem Sociol6gica de Trés Conceitos Empresariais.
    • Barbosa, P.; O?reilly, A. {2011). Tendências de Gestao. Vida Econ6mica? Editorial SA. Lisboa.
    • Brataas. K. (2018). Crisis Communication: Case Studies and Lessons Learned from International Disasters. Roulledge.
    • Coombs, T. (2013). Applied Crisis Communication and Crisis Management (1oediçAo ed.). Sage Publications, Inc.
    • Cornelissen, J. (2004). Corporate Communications? Theory and Pratice. Sage Publications Lda,

    London.

    • Dover, C.J. 1959. The three eras of management communication. Journal of Communication, 9(4), pp. 168?172.
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios