-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Gestão da Comunicação insere-se no campo de ação da comunicação organizacional atuando ao nível da comunicação interna e externa relacionando as áreas clássicas das Relações Publicas englobando áreas mais recentes como a gestão da informação nas redes sociais. Esta UC é pertinente no Ciclo de Estudos uma vez que permite aos discentes percecionarem a importância da Gestão da Comunicação considerando as diferentes áreas de atividade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT449-5033
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Enquadramento à Gestão da Comunicação 1.1. Conceitos: Gestão e Comunicação. 1.2. Aproximação das duas áreas fundamentais para a empresa. 2. Comunicação Integrada. 2.1. Conceito de Comunicação integrada. 2.2. As áreas englobadas neste conceito e o seu relacionamento. 3. Gestão da Comunicação Interna. 4. Gestão da Comunicação Externa. 5. Novos Media 5.1. Conceitos e Enquadramento. 5.2. As tecnologias - Intranets, sites, redes sociais e novas formas de interação social. 6. O Plano de Comunicação Integrada
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem desta Unidade Curricular são: fornecer os alunos de conhecimentos referentes ao conceito global da Gestão da Comunicação e permitir a aquisição de capacidades ao nível da comunicação interna e externa. Trabalhar para que os alunos adquiram competências especificas na Gestão de Comunicação. Os objetivos da Unidade Curricular Gestão da Comunicação são os seguintes: O1-Compreender a comunicação de forma holística através de uma estratégia global interna e externa O2-Entender a comunicação interna como uma mais valia para o sucesso da comunicação. O3-Percecionar a comunicação externa de forma estratégica com base numa gestão da comunicação eficaz. O4-Compreender as técnicas de comunicação interna e externa do ponto de vista estratégico. O5-Perspetivar os novos media e perceber o seu papel na comunicação integrada.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC é teórico-prática e inclui aulas expositivas com espaço para debate relacionando conteúdos teóricos com uma vertente prática através de trabalhos apresentados em aula (ME1). Esta UC tem por base a metodologia Aprendizagem Baseada em Research Based Learning (RBL) que está direcionada para uma aprendizagem com base na pesquisa em artigos académicos (Metodologia de Ensino 2-ME2).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Denis McQuail, Mark Deuze (2020), McQuail’s Media and Mass Communication Theory, 7ª ed., SAGEPublications Ltd. ISBN13 - 978-147 Joep Cornelissen, (2020), Corporate Communication: A Guide to Theory and Practice, 6º ed. SAGE PublicationsLtd, ISBN13- 978-1526491978390 Mark Dixon ,(2023) Media Theory for A Level: TheEssential Revision Guide, 2º ed., Routledge, ISBN13 - 978-10324210322510 McLuhan, Understanding Media (1964) McLuhan, Marshall The Medium is the Massage: An Inventory of Effects (1967)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não