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Disciplina História Contemporânea (Geral)

  • Apresentação

    Apresentação

    Domínio dos principais marcos, movimentos, personagens e rupturas no Mundo Contemporâneo, tornando-os funcionais na análise sociológica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte 1 : A construção da modernidade

    - O Iluminismo e a nova concepção do Homem

    - O fim do Antigo Regime

    - A Carta dos Direitos Humanos e do Cidadão

    - O surgimento da Burguesia e as suas  conquistas económicas, sociais e políticas

    - O Liberalismo, a religião e a cultura

    Parte 2: A Sociedade Liberal

    - A revolução industrial

    - O proletariado: problemas sociais

    - O colonialismo e o imperialismo europeu: a partição de África e a dominação da Ásia

    Parte 3: As grandes revoluções contemporâneas

    - Os nacionalismos

    - A unificação da Alemanha e da Itália

    - Os fascismos europeus

    - As grande guerras

    - As descolonizações

    - A Guerra Fria

    - O Fim da História e o regressos da Guerra Fria

  • Objetivos

    Objetivos

    Acompanhar a investigação histórica em curso, de forma a adquirir a capacidade de identificar os interesses económicos e sociais, assim como as forças hegemónicas subjacentes às grandes mudanças históricas. Conhecer as ferramentas metodológicas da iniciação à investigação e à problematização em História. Conhecer as principais correntes historiográficas, assim como os seus autores e suas obras, que contribuiram de forma significativa para renovar a nossa leitura do passado, ao nível nacional e global.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As sessões de trabalho serão  teórico-práticas. Na dinâmica das sessões, os alunos participarão activamente através da leitura de alguns textos previamente definidos e distribuídos (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; Declaração da Independência dos EUA; Manifesto Comunista; Enciclica Rerum Novarum; Declaração Universal dos Direitos da Humanidade). O objectivo dessas leituras, comentadas em sala de aula, reside na necessidade de utilizar os contextos de cada documento como ferramenta laboratorial para a compreensão das alterações, do alcance e das implicações de cada um deles. A avalição, para além de um teste escrito, implicará a participação nos debates centrados nesses textos, assim como a elaboração de um ensaio individual partindo de um dos textos referidos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ARMITAGE, David; SUBRAHMANYAM, Sanjay (2010). The Age of Revolutions in Global Context c- 1760-1840.Nova York. Palgrave Macmillan.

    HEFFER, Jean; SERMAN William (1999). O Século XIX (1815-1914). Lisboa: Publicações D. Quixote.

    HOBSBAWN, Eric (1985). A Era das Revoluções (1789-1848). Lisboa. Presença.

    PORTER, Andrew (2011). O Imperialisno Europeu. 1860-1914. Ed. 70.

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