-
Apresentação
Apresentação
Domínio dos principais marcos, movimentos, personagens e rupturas no Mundo Contemporâneo, tornando-os funcionais na análise sociológica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-8293
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte 1 : A construção da modernidade
- O Iluminismo e a nova concepção do Homem
- O fim do Antigo Regime
- A Carta dos Direitos Humanos e do Cidadão
- O surgimento da Burguesia e as suas conquistas económicas, sociais e políticas
- O Liberalismo, a religião e a cultura
Parte 2: A Sociedade Liberal
- A revolução industrial
- O proletariado: problemas sociais
- O colonialismo e o imperialismo europeu: a partição de África e a dominação da Ásia
Parte 3: As grandes revoluções contemporâneas
- Os nacionalismos
- A unificação da Alemanha e da Itália
- Os fascismos europeus
- As grande guerras
- As descolonizações
- A Guerra Fria
- O Fim da História e o regressos da Guerra Fria
-
Objetivos
Objetivos
Acompanhar a investigação histórica em curso, de forma a adquirir a capacidade de identificar os interesses económicos e sociais, assim como as forças hegemónicas subjacentes às grandes mudanças históricas. Conhecer as ferramentas metodológicas da iniciação à investigação e à problematização em História. Conhecer as principais correntes historiográficas, assim como os seus autores e suas obras, que contribuiram de forma significativa para renovar a nossa leitura do passado, ao nível nacional e global.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As sessões de trabalho serão teórico-práticas. Na dinâmica das sessões, os alunos participarão activamente através da leitura de alguns textos previamente definidos e distribuídos (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; Declaração da Independência dos EUA; Manifesto Comunista; Enciclica Rerum Novarum; Declaração Universal dos Direitos da Humanidade). O objectivo dessas leituras, comentadas em sala de aula, reside na necessidade de utilizar os contextos de cada documento como ferramenta laboratorial para a compreensão das alterações, do alcance e das implicações de cada um deles. A avalição, para além de um teste escrito, implicará a participação nos debates centrados nesses textos, assim como a elaboração de um ensaio individual partindo de um dos textos referidos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ARMITAGE, David; SUBRAHMANYAM, Sanjay (2010). The Age of Revolutions in Global Context c- 1760-1840.Nova York. Palgrave Macmillan.
HEFFER, Jean; SERMAN William (1999). O Século XIX (1815-1914). Lisboa: Publicações D. Quixote.
HOBSBAWN, Eric (1985). A Era das Revoluções (1789-1848). Lisboa. Presença.
PORTER, Andrew (2011). O Imperialisno Europeu. 1860-1914. Ed. 70.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não