-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende: Reforçar a capacidade dos estudantes de refletir criticamente sobre os tópicos estudados, bem como a diversidade do seu vocabulário e a sua fluência em Inglês. Equipar os estudantes com ferramentas que lhes permitam abordar a sua procura de emprego eficazmente e de forma dirigida, incluindo a preparação de um CV, carta de acompanhamento, personal statement e entrevista de emprego. Desenvolver a capacidade dos estudantes de apresentar pontos de vista, oralmente e por escrito, recolhendo informação adequada, empregando capacidade crítica e usando linguagem apropriada para ênfase, clareza e delicadeza. Consolidar a capacidade dos estudantes de trocar pontos de vista em inglês em tópicos relativos à sua área de formação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-8403
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Procurar emprego 1.1. Elaborar um CV Auto-análise Estrutura de um CV e dados a incluir Interesses e referências 1.2. Cartas de acompanhamento e personal statements 1.3. Entrevistas de emprego Preparação Primeiras impressões Responder a perguntas difíceis Colocar questões 2. Desenvolver um argumento Linguagem para contraste, causa e efeito, opiniões pessoas, exemplos Signposting em textos escritos Suavizar e dramatizar a linguagem (o que dizer e o que não dizer) 3. Tópicos atuais - o mundo em 2025 e no futuro
-
Objetivos
Objetivos
As principais competências a adquirir são: A capacidade de se exprimir fluente, clara e concisamente; A capacidade de preparar o seu próprio CV para ter impacto e fazer efeito. A capacidade de escrever uma carta de acompanhamento/personal statement que realce as suas competências e qualificações. A capacidade de abordar uma entrevista de emprego com confiança e intencionalidade. A capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na discussão de ideias e de propostas, oralmente e por escrito
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição interativa - momentos curtos de exposição associados a recursos audiovisuais e demonstrações (reais ou simulações e gravações), atividades individuais e em pequenos grupos, debates. Esta metoodologia irá estimular os estudantes a pensar, debater ideias, colaborar uns com os outros e desenvolver uma aprendizagem profunda. Utilização quase constante de atividades comunicativas em detrimento de exposição pela docente, pesquisa e partilha de informação sobre os tópicos individualmente e em grupo, recurso a abordagem interdisciplinar aos temas, metodologia flipped classroom, processo de feedforward.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Albright, Z.L. & Langan, J. (2020). Exploring Writing. Paragraphs and Essays. 4th ed., New York: McGraw Hill Education. Downes, C. (2008). Cambridge English for Job-Hunting. Cambridge: CUP. Filak, V.F. (2019). Dynamics of News Reporting and Writing. London & New York: CQ Press-Sage Publishing. Hund, H. (2018). The Art of the Job Search. Boston: Ever Publishing. Hicks, W with Allen, G (2023). English for journalists. 5th ed, Thirtieth Anniversary Edition. London and New York: Routledge White, G. (2014). Writing. Collins English for Life. London: Collins. English-language newspaper and magazine articles (The Times, The Guardian, Time, The Economist , The Atlantic, HuffPost).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não