-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende:
Reforçar a capacidade dos estudantes de refletir criticamente sobre os tópicos estudados, bem como a diversidade do seu vocabulário e a sua fluência em Inglês.
Desenvolver a capacidade dos estudantes de apresentar pontos de vista, oralmente e por escrito, usando linguagem apropriada para ênfase, clareza e cordialidade.
Consolidar a capacidade dos estudantes de trocar pontos de vista em inglês em tópicos relativos à sua área de formação.
Equipar os estudantes ferramentas que lhes permitam tartar a sua procura de emprego eficazmente e de forma dirigida, incluindo a preparação de um CV, carta de acompanhamento, personal statement e entrevista de emprego.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-8403
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Defender uma posição (oralmente e por escrito)
1.1. Afirmar uma posição e os argumentos que a apoiam. Escrever parágrafos, construir o texto.
1.2. Linguagem para contraste, cause e efeito, opiniões pessoas, exemplos. Signposting em textos escritos. Conectores.
1.3. Suavizar e dramatizar a linguagem (o que dizer e o que não dizer.
2. Tópicos atuais - o mundo em 2023 e no futuro
3. Procurar emprego
3.1. Elaborar um CV
- Auto-análise
- Estrutura de um CV e dados a incluir
- Interesses e referências
3.2. Cartas de acompanhamento e personal statements
3.3. Entrevistas de emprego
- Preparação
- Primeiras impressões
- Responder a perguntas difíceis
- Colocar questões
-
Objetivos
Objetivos
As principais competências a adquirir são:
A capacidade de se exprimir fluente, clara e concisamente;
A capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na discussão de ideias e de propostas, oralmente e por escrito.
A capacidade de preparar o seu próprio CV para ter impacto e fazer efeito.
A capacidade de escrever uma carta de acompanhamento/personal statement que realce as suas competências e qualificações.
A capacidade de abordar uma entrevista de emprego com confiança e intencionalidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização quase constante de atividades comunicativas em detrimento de exposição pela docente, pesquisa e partilha de informação sobre os tópicos individualmente e em grupo, recurso a abordagem interdisciplinar aos temas, metodologia flipped classroom, processo de feedforward.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Albright, Z.L. & Langan, J. (2020). Exploring Writing. Paragraphs and Essays. 4th ed., New York: McGraw Hill Education.
- Downes, C. (2008). Cambridge English for Job-Hunting. Cambridge: Cambridge University Press.
- Hund, H. (2018). The Art of the Job Search. Boston: Ever Publishing.
- White, G. (2014). Writing. Collins English for Life. London: Collins.
-
English-language newspaper and magazine articles (The Times, The Guardian, Time, The Economist , The Atlantic, HuffPost).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não