-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa fornecer um enquadramento teórico e prático em torno do fotojornalismo. Numa parte teórica serão fornecidas ferramentas históricas, teorias e tendências que têm marcado esta área profissional. Na parte prática serão propostos exercícios práticos em torno de temáticas que se enquadram na agenda atual.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-9596
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo prático:
A imagem fotográfica na sua dimensão narrativa e comunicativa;
O impacto social da fotografia de reportagem;
Fotografia documental, reportagem de fundo e reportagem de guerra;
Composição e enquadramento;
Resposta fotográfica a um tema ou agenda;
Fotojornalismo contempora¿neo e os novos paradigmas;
A "verdade" fotográfica;
Ficção vs documento;
Manipulação: questões éticas
O mercado da fotografia de reportagem e meios de comunicação social;
Módulo Teórico:
A imagem jornalística: definição, géneros e funções. Diferenças entre analógico e digital. A paisagem fotojornalística contemporânea.
Análise de imagem jornalística: linguagem e elementos expressivos; denotação e conotação; relação com o texto.
Pequena história do fotojornalismo: alguns fotógrafos e publicações nacionais e internacionais marcantes.
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver a capacidade de análise e critica perante as imagens, os seus discursos e contextos. - Pretende-se também capacitar os alunos para a produção de trabalhos fotográficos nas áreas do fotojornalismo, reportagem fotográfica e narrativa fotográfica. - Proporcionar aos estudantes os meios para identificar e caracterizar um trabalho fotográfico da área do fotojornalismo e conhecer a história e os autores principais do género.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas e aulas práticas, em duas componentes distintas (módulos), mas complementares, que
refletem conteúdos programáticos com recurso a discussão e análise de textos, imagens e documentos
audiovisuais, visitas de estudo e trabalhos no exterior.
No módulo prático os alunos são desafiados a resolverem exercícios fotográficos em torno detemas (baseados na atualidade) com cadência semanal. As fotografias impressas são expostas e comentadas por todos em espaço de aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Dubois, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. ed Papirus, 1994
- FREEMAN, Michael, Grande Manual da Fotografia, Lisboa, Dinalivro, 1993. LANGFORD, Michael. Fotografia Básica, Lisboa, Dinalivro, 1996.
- Marien, Mary Warner Photography: A Cultural History, ed. Lawrence King Publishing Ltd. 2010
- VAN Dijk, Teun A., Discurso, Notícia e Ideologia: estudos na análise crítica do discurso, Porto, Ed. Campo das Letras, 2005.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não