-
Apresentação
Apresentação
A psicossociologia é uma UC que prepara os alunos para melhor compreender o comportamento dos colaboradores e dos líderes na organização. Fornece uma perspectiva da evolução dos diversos tipos de gestão e das escolas associadas às mesmas. Dá a conhecer aos alunos as teorias da motivação e o efeito das mesmas na produtividade e eficácia das organizações, os tipos de liderança, poder, conflitos, comunicação e mudança.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT172-1736
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Psicossociologia das Organizações: o que é, como surgiu, principal domínio de acção e seu objectivo
2. A Natureza do Comportamento Organizacional e contributos do seu estudo para a Gestão: globalização, problemas e desafios
3. Motivação e Satisfação no Trabalho: impacto ao nível do desempenho e produtividade
4. A liderança cooperativa (liderar com) versus liderança tradicional (liderar de)
5. Clima, Cultura Organizacional. Ética e Responsabilidade Social
6. O Stress e o Conflito nas organizações: perspectivas, tipos e técnicas de gestão
7. A Mudança e a Inovação Organizacional: a actividade das organizações aprendentes
-
Objetivos
Objetivos
- Saber identificar e explicar os principais desafios que actualmente se colocam às empresas;
- Conhecer as diversas abordagens explicativas do funcionamento das organizações enquanto sistemas de acção coordenados;
- Compreender os comportamentos dos indivíduos nas organizações e a forma de os gerir;
- Entender como e quando se devem promover mudanças organizacionais controladas e como utilizar as técnicas mais adequadas de intervenção.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas incluem: pesquisa dos alunos de diversas temáticas, apresentação e discussão das mesmas, exposição de temáticas mais complexas, por parte do professor, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional. Análise e comentário crítico de temas cuja documentação é previamente fornecida.
1. Avaliação Contínua é direccionada para alunos que estejam presentes em 75% das aulas do semestre, salvo excepções previstas nos Regulamentos de Avaliação da ECEO e da ULHT. Ponderação: participação nas aulas e realização de exercícios nas mesmas (20% da nota final); teste escrito (ponderação de 50% da nota final); trabalho de grupo com defesa pública (30% da nota). 2. Exame Final: Exame escrito (100% da nota).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Caetano, A.; Neves, J. G. & Ferreira, J. M. C. (2020). Psicossociologia das Organizações. Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Sílabo.
- Reis, F. L. (2020). Manual de Gestão das Organizações - Teoria e Prática, 2ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não