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Disciplina Psicossociologia das Organizações

  • Apresentação

    Apresentação

    A psicossociologia é uma UC que prepara os alunos para melhor compreender o comportamento dos colaboradores e dos líderes na organização. Fornece uma perspectiva da evolução dos diversos tipos de gestão e das escolas associadas às mesmas. Dá a conhecer aos alunos as teorias da motivação e o efeito das mesmas na produtividade e eficácia das organizações, os tipos de liderança, poder, conflitos, comunicação e mudança.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Psicossociologia das Organizações: o que é, como surgiu, principal domínio de acção e seu objectivo

    2. A Natureza do Comportamento Organizacional e contributos do seu estudo para a Gestão: globalização, problemas e desafios

    3. Motivação e Satisfação no Trabalho: impacto ao nível do desempenho e produtividade

    4. A liderança cooperativa (liderar com) versus liderança tradicional (liderar de)

    5. Clima, Cultura Organizacional. Ética e Responsabilidade Social

    6. O Stress e o Conflito nas organizações: perspectivas, tipos e técnicas de gestão

    7. A Mudança e a Inovação Organizacional: a actividade das organizações aprendentes

  • Objetivos

    Objetivos

    - Saber identificar e explicar os principais desafios que actualmente se colocam às empresas;

    - Conhecer as diversas abordagens explicativas do funcionamento das organizações enquanto sistemas de acção coordenados;

    - Compreender os comportamentos dos indivíduos nas organizações e a forma de os gerir;

    - Entender como e quando se devem promover mudanças organizacionais controladas e como utilizar as técnicas mais adequadas de intervenção.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas incluem: pesquisa dos alunos de diversas temáticas, apresentação e discussão das mesmas, exposição de temáticas mais complexas, por parte do professor, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional. Análise e comentário crítico de temas cuja documentação é previamente fornecida.

    1. Avaliação Contínua é direccionada para alunos que estejam presentes em 75% das aulas do semestre, salvo excepções previstas nos Regulamentos de Avaliação da ECEO e da ULHT. Ponderação: participação nas aulas e realização de exercícios nas mesmas (20% da nota final); teste escrito (ponderação de 50% da nota final); trabalho de grupo com defesa pública (30% da nota). 2. Exame Final: Exame escrito (100% da nota).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Caetano, A.; Neves, J. G. & Ferreira, J. M. C. (2020). Psicossociologia das Organizações. Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Sílabo.
    • Reis, F. L. (2020). Manual de Gestão das Organizações - Teoria e Prática, 2ª edição. Lisboa: Edições Sílabo. 

     

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