-
Apresentação
Apresentação
O principal objectivo desta unidade curricular consiste em introduzir aos alunos os conceitos fundamentais relacionados com o exercício da gestão das organizações. Esta unidade constitui um ponto de partida muito útil no processo contínuo de aprendizagem dos alunos acerca da gestão e comportamento das organizações.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT172-2329
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
P1. A Gestão e a sua Evolução: Gestão: conceito, funções e níveis; Gestor: tarefas e aptidões; Os papéis do gestor (Mintzberg); A evolução da gestão; A Perspectiva Estrutural ; A Escola das Relações Humanas; Abordagem Quantitativa, Teoria dos Sistemas; Teoria Contingencial
P2. A Empresa e o seu Ambiente: A Empresa como uma Organização Social; A Empresa como um Sistema Aberto; A Empresa como um sistema de Recursos; O Ambiente da Empresa; A Cultura da Organização
P3. Estratégia, Planeamento e Decisão: Planeamento; Planeamento estratégico; Tomada de Decisão
P4. Organização: Objetivos e aspetos do desenho da organização; Estruturas organizacionais; Determinantes da estrutura; Autoridade, influência e poder
P5. Direção: Teorias da Motivação; Liderança; Comunicação
P6. Controlo: O processo de controlo e relação com o planeamento; Padrões, avaliação de desempenho e ações corretivas; Tipos de controlo
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos de aprendizage (OA) - No final da unidade, os alunos deverão:
OA1 - Compreender o conceitos de gestão
OA2 - Compreender a evolução das principais teorias da gestão
OA3 - Compreender o conceito de organização e sua interação com a envolvente
OA4 - Compreender as funções básicas da gestão, o planeamento, a organização, a direção e o controlo, assim como algumas das principais técnicas envolvidas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino (ME):
ME1 - Expositivas: apresentação dos conceitos e técnicas relacioanados com os conteúdos
programáticos
ME2 - Participativas: análise e resolução de casos
ME3 - Autoestudo: trabalho autónomo do aluno
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Robbins, S., Coulter, M. (2021). Management , 15th edition, global edition, Pearson. ISBN 978-1292340883.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não