filmeu

Disciplina Psicossociologia do Comportamento Desviante

  • Apresentação

    Apresentação

    Trata-se de uma unidade curricular que combina as dimensões sociológica e psicológica de forma a identificar os aspetos que indiciam comportamentos desviantes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Comportamento: concetualização. Padronização social e normatividade jurídica: evolução. Controlo social e dispositivos. Aprendizagens familiar e social. Desvio: construção do conceito. Normalidade e patologia social. Comportamentos associais e antissociais. Desvio e crime. Marginalidade, exclusão. Etiologia do desvio: mudança social e aculturação; normalização: exemplificação. Sujeito e carreira desviantes: representações e trajetórias transgressivas Trajetórias e grelhas de leitura. Teorias explicativas: transdisciplinaridade. Abordagens sociológicas: níveis de análise. Comte, Durkheim, Weber. Escola de Chicago - sua relevância. Merton: teoria da anomia. Subculturas desviantes. Teorias da aprendizagem social, associação diferencial e da oportunidade criminal e de neutralização. Etiquetagem e reação social. Comportamentos desviantes, ordem/desordens sociais, agressão e normalização. Interditos e necessidade de interiorização. Terrorismo como comportamento desviante Variáveis psicológicas.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC visa habilitar os alunos sobre alguns conceitos (comportamento normativo e desviante, comportamentos associais e antissociais¿) e fornecer informação sobre as condições que determinam a emergência do desvio e a construção do sujeito desviante. Para tanto, são esboçadas as coordenadas das principais teorias e respetivas grelhas de leitura, alertando para a natureza transdisciplinar das mesmas e para a necessidade de integração no contexto político-económico, cultural e sociocultural que serviu de cenário à produção de todas elas. A pretensão da UC consiste em competenciar os alunos para a identificação e diagnóstico do comportamento desviante, tornando-os aptos ao desenvolvimento de intervenção.  
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas incluem o contacto direto com uma instituição cujo objetivo é a prevenção e o acompanhamento dos comportamentos desviantes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agra, C., Queirós, C., Manita, C., & Fernandes, L. (1997). Biopsicossociologia do comportamento desviante. Lisboa: Sep. Revista do Ministério Público Goode, E. (2014). Deviant behavior. London: Pearson Konvalina-Simas, T. (2012). Introdução à biopsicossociologia do comportamento desviante. Lisboa: Rei dos Livros Pinto, I., R., & Marques, J. M. (Orgs.) (2018). Olhares sobre o desvio e o crime na sociedade portuguesa. Porto: Legis Pinto, J. (2018). Terrorismo religioso. A realidade no feminino. Lisboa: Sílabo Ribeiro, C., Barbosa, M., Carvalho, M, & Matos, R. (2018). Psicologia da justiça e do comportamento desviante. Potro: Universidade Católica Thio,A. (2013). Studyguide for deviant behavior.. USA: CRAM 101 Thio, A. (2003). Deviant behavior. London: Pearson  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Primeiro teste de avaliação

    7.ª ou 8.ª semana

    45%

    Teste final

    14.ª semana

    45%

    Participação

    ao longo do semestre

    10%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria