-
Apresentação
Apresentação
Trata-se de uma unidade curricular que combina as dimensões sociológica e psicológica de forma a identificar os aspetos que indiciam comportamentos desviantes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6358-2060
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Comportamento: concetualização. Padronização social e normatividade jurídica: evolução. Controlo social e dispositivos. Aprendizagens familiar e social.
Desvio: construção do conceito. Normalidade e patologia social. Comportamentos associais e antissociais. Amplitude do desvio e crime. Marginalidade, exclusão.
Etiologia do desvio: mudança social e aculturação; normalização: exemplificação. Sujeito e carreira desviantes: representações.
Trajetórias e grelhas de leitura científicas. Principais teorias explicativas: transdisciplinaridade. Abordagens sociológicas: níveis de análise.
Comte, Durkheim,
Weber. Escola de Chicago - sua relevância. Merton: teoria da anomia. Subculturas desviantes.
Teorias da aprendizagem social, associação diferencial. Teoria da oportunidade criminal
Técnicas de neutralização.
Etiquetagem e reação social.
Comportamentos desviantes, ordem/desordens sociais, agressão e normalização. Interditos e necessidade de interiorização.Terrorismo como comportamento desviante
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC visa habilitar os alunos sobre alguns conceitos (comportamento normativo e desviante, comportamentos associais e antissociais¿) e fornecer informação sobre as condições que determinam a emergência do desvio e a construção do sujeito desviante. Para tanto, são esboçadas as coordenadas das principais teorias e respetivas grelhas de leitura, alertando para a natureza transdisciplinar das mesmas e para a necessidade de integração no contexto político-económico, cultural e sociocultural que serviu de cenário à produção de todas elas.
A pretensão da UC consiste em competenciar os alunos para a identificação e diagnóstico do comportamento desviante, tornando-os aptos ao desenvolvimento de intervenção.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas incluem o contacto direto com uma instituição cujo objetivo é a prevenção e o acompanhamento dos comportamentos desviantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Agra, C., Queirós, C., Manita, C., & Fernandes, L. (1997). Biopsicossociologia do comportamento desviante. Lisboa: Sep. Revista do Ministério Público
Goode, E. (2014). Deviant behavior. London: Pearson
Konvalina-Simas, T. (2012). Introdução à biopsicossociologia do comportamento desviante. Lisboa: Rei dos LivrosPinto, I., R., & Marques, J. M. (Orgs.) (2018). Olhares sobre o desvio e o crime na sociedade portuguesa. Porto: Legis
Pinto, J. (2018). Terrorismo religioso. A realidade no feminino. Lisboa: Sílabo
Ribeiro, C., Barbosa, M., Carvalho, M, & Matos, R. (2018). Psicologia da justiça e do comportamento desviante. Potro: Universidade Católica
Thio,A. (2013). Studyguide for deviant behavior.. USA: CRAM 101 Thio, A. (2003). Deviant behavior. London: Pearson
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não