filmeu

Disciplina Psicossociologia do Comportamento Desviante

  • Apresentação

    Apresentação

    Trata-se de uma unidade curricular que combina as dimensões sociológica e psicológica de forma a identificar os aspetos que indiciam comportamentos desviantes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Comportamento: concetualização. Padronização social e normatividade jurídica: evolução. Controlo social e dispositivos. Aprendizagens familiar e social.
    Desvio: construção do conceito. Normalidade e patologia social. Comportamentos associais e antissociais. Amplitude do desvio e crime. Marginalidade, exclusão.
    Etiologia do desvio: mudança social e aculturação; normalização: exemplificação. Sujeito e carreira desviantes: representações.
    Trajetórias e grelhas de leitura científicas. Principais teorias explicativas: transdisciplinaridade. Abordagens sociológicas: níveis de análise.
    Comte, Durkheim,
    Weber. Escola de Chicago - sua relevância. Merton: teoria da anomia. Subculturas desviantes.
    Teorias da aprendizagem social, associação diferencial. Teoria da oportunidade criminal
    Técnicas de neutralização.
    Etiquetagem e reação social.
    Comportamentos desviantes, ordem/desordens sociais, agressão e normalização. Interditos e necessidade de interiorização.

    Terrorismo como comportamento desviante

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC visa habilitar os alunos sobre alguns conceitos (comportamento normativo e desviante, comportamentos associais e antissociais¿) e fornecer informação sobre as condições que determinam a emergência do desvio e a construção do sujeito desviante. Para tanto, são esboçadas as coordenadas das principais teorias e respetivas grelhas de leitura, alertando para a natureza transdisciplinar das mesmas e para a necessidade de integração no contexto político-económico, cultural e sociocultural que serviu de cenário à produção de todas elas.
    A pretensão da UC consiste em competenciar os alunos para a identificação e diagnóstico do comportamento desviante, tornando-os aptos ao desenvolvimento de intervenção.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas incluem o contacto direto com uma instituição cujo objetivo é a prevenção e o acompanhamento dos comportamentos desviantes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agra, C., Queirós, C., Manita, C., & Fernandes, L. (1997). Biopsicossociologia do comportamento desviante. Lisboa: Sep. Revista do Ministério Público
    Goode, E. (2014). Deviant behavior. London: Pearson
    Konvalina-Simas, T. (2012). Introdução à biopsicossociologia do comportamento desviante. Lisboa: Rei dos Livros

    Pinto, I., R., & Marques, J. M. (Orgs.) (2018). Olhares sobre o desvio e o crime na sociedade portuguesa. Porto: Legis

    Pinto, J. (2018). Terrorismo religioso. A realidade no feminino. Lisboa: Sílabo

    Ribeiro, C., Barbosa, M., Carvalho, M, & Matos, R. (2018). Psicologia da justiça e do comportamento desviante. Potro: Universidade Católica
    Thio,A. (2013). Studyguide for deviant behavior.. USA: CRAM 101 Thio, A. (2003). Deviant behavior. London: Pearson

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios