-
Apresentação
Apresentação
Esta uc pretende estabelecer a cartografia da Criminologia no âmbito das ciências sociais, mapeando a evolução traçada desde o momento fundador.É uma uc de História especializada numa vertente do conhecimento, implicando a sua conjugação com outras áreas dos saberes sociais e do comportamento, em que se integra. A sua pertinência advém, por conseguinte, do que se afirmou no parágrafo antecedente, pois não se pode iniciar estudantes numa área cienttífica na ignorância do respetivo percurso histórico, cultural, político e socioeconómico.e da correspondente genealogia. Necessário traçar a arqueologia e a genealogia desta ciência.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6358-23379
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Análise histórica. Emergência e evolução das correntes do pensamento criminológico: escola clássica e escola cartográfica. Prisão e sucessivas reformas. Alienismo e sua influência na abordagem do crime. Perspetiva da degenerescência (Morel). Positivismo e escola antropológica. O positivismo italiano e as teorias de Lombroso, Ferri e Garofalo. Crise da antropologia criminal. As novas tendências psicológica e sociológica. Desenvolvimento da criminologia na Europa e na América. Escola de Chicago. A Criminologia na viragem para o séc. XXI. Portugal: História e método de análise.
-
Objetivos
Objetivos
Esta uc visa a aquisição de conhecimento sobre o contexto científico e sociocultural da emergência da Criminologia, sua genealogia, enquanto instância de reflexão sobre o crime, seus atores, cenários e interações. Trata-se da aproximação dos estudantes à realidade histórico-cultural e político-económica da emergência do saber sobre a criminalidade, o que torna a uc indispensável para o arranque da formação em Criminologia. Pretende ainda analisar a Criminologia numa visão interdisciplinar, integrando as reações sociais e institucionais em relação ao comportamento criminal; Observar a trajetória desta ciência à escala internacional; e proceder à abordagem da trajetória do saber criminológico em Portugal, de acordo com a evolução internacional e com os sucessivos momentos políticos, socioeconómicos e científicos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A avaliação reparte-se pelos seguintes elementos: (a) assiduidade às aulas teóricas, práticas e teórico-práticas, e participação nas mesmas; (b) a presença em todas as sessões que forem indicadas pelos professores, com a elaboração de pequeno trabalho em aula (40%); (c) a realização de uma frequência (60%). Para efeitos de ponderação da avaliação, a alínea (b) requer a participação e elaboração de relatório em todas as sessões, com o número máximo de 3.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Agra, C. . A Criminologia: Um arquipélago interdisciplinar . Porto: Universidade do Porto, 2012. Agra, C. & Gomes, M. A. (Org.) Criminologia integrativa . Belo Horizonte: Perspetivas Criminológicas Beccaria, C. (1764/1998). Tratado do delito e das penas. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 2018. Debuyst, Ch., Digneffe, F., et al . Histoire des Savoirs sur le Crime & la Peine 1. Bruxelles: De Boek , 2008. Herrero, C. H. (2000). Criminología . Madrid: Dykinson, 2000. Sani, A. & Nunes, L. (Coord.). Crime, justiça e sociedade: Desafios emergentes e propostas multidisciplinares . Porto: Ed. CRIAP, 2014.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não