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Disciplina História da Criminologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta uc pretende estabelecer a cartografia da Criminologia no âmbito das ciências sociais, mapeando a evolução traçada desde o momento fundador.É uma uc de História especializada numa vertente do conhecimento, implicando a sua conjugação com outras áreas dos saberes sociais e do comportamento, em que se integra. A sua pertinência advém, por conseguinte, do que se afirmou no parágrafo antecedente, pois não se pode iniciar estudantes numa área cienttífica na ignorância do respetivo percurso histórico, cultural, político e socioeconómico.e da correspondente genealogia. Necessário traçar a arqueologia e a genealogia desta ciência.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Análise histórica. Emergência e evolução das correntes do pensamento criminológico: escola clássica e escola cartográfica. Prisão e sucessivas reformas. Alienismo e sua influência na abordagem do crime. Perspetiva da degenerescência (Morel). Positivismo e escola antropológica. O positivismo italiano e as teorias de Lombroso, Ferri e Garofalo. Crise da antropologia criminal.

    As novas tendências psicológica e sociológica. Desenvolvimento da criminologia na Europa e na América. Escola de Chicago.

    A Criminologia na viragem para o séc. XXI.

    Portugal: História e método de análise

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta uc visa a aquisição de conhecimento sobre o contexto científico e sociocultural da emergência da Criminologia, sua genealogia, enquanto instância de reflexão sobre o crime, seus atores, cenários e interações. Trata-se da aproximação dos estudantes à realidade histórico-cultural e político-económica da emergência do saber sobre a criminalidade, o que torna a uc indispensável para o arranque da formação em Criminologia. Pretende ainda analisar a Criminologia numa visão interdisciplinar, integrando as reações sociais e institucionais em relação ao comportamento criminal; Observar a trajetória desta ciência à escala internacional; e proceder à abordagem da trajetória do saber criminológico em Portugal, de acordo com a evolução internacional e com os sucessivos momentos políticos, socioeconómicos e científicos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas, em que a exposição feita pelo professor é complementada com a convocação dos alunos para a reflexão e o debate. A componente teórica consiste na apresentação aos alunos dos diversos itens, que serão trabalhados na vertente prática das aulas, acompanhados pela leitura e discussão de textos clássicos de cada época. A avaliação reparte-se pelo trabalho desenvolvido, sendo obrigatória a participação em três iniciativas promovidas ou apoiadas pelo curso, com elaboração de relatório de cada atividade (50%) e pela realização de uma frequência (50%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agra, C. . A Criminologia: Um arquipélago interdisciplinar . Porto: Universidade do Porto, 2012.

    Agra, C. & Gomes, M. A. (Org.) Criminologia integrativa . Belo Horizonte: Perspetivas Criminológicas Beccaria, C. (1764/1998). Tratado do delito e das penas. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 2018.

    Debuyst, Ch., Digneffe, F., et al . Histoire des Savoirs sur le Crime & la Peine 1. Bruxelles: De Boek , 2008.

    Herrero, C. H. (2000). Criminología . Madrid: Dykinson, 2000.

    Sani, A. & Nunes, L. (Coord.). Crime, justiça e sociedade: Desafios emergentes e propostas multidisciplinares . Porto: Ed. CRIAP, 2014..

     

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