filmeu

Disciplina Vitimologia e Avaliação de Risco

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular visa promover o conhecimento do processo de vitimização, ao nível da sua compreensão, avaliação e intervenção, tendo em vista o desenvolvimento de competências para uma avaliação de risco e intervenção eficaz, interdisciplinar e crítica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Introdução à Vitimologia: objeto (s), evolução histórica e método(s). II. Violência, vitimação e conceptualizações correlacionadas:      - Formas e tipologias de violência;      - Dados epidemiológicos, incidência e prevalência;      - Perspetivas explicativas. III. Dinâmicas da violência:      - Espaços e contextos;      - Perfis da vítima e do agressor;      - Fatores de risco e resiliência;      - Impacto. IV. Avaliação do risco de revitimação:      - Em crianças e famílias no sistema de promoção e proteção;      - Em contextos de violência nas relações de intimidade;      - Em contextos de perseguição. V. Intervenção:      - Modalidades de intervenção com crianças, famílias e adultos;      - Avaliação da eficácia de programas de intervenção;      - Serviços de apoio às vítimas;       - Novas formas de vitimização.
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular está organizada de forma a promover as seguintes competências: - Compreender os aspetos fundamentais do processo de vitimização em crianças, jovens, adultos e séniores; - Compreender as relações existentes entre o fenómeno da vitimização e a realidade histórica, jurídica e cultural; - Conhecer os principais instrumentos de avaliação do risco de revitimação; - Compreender as diversas modalidades de intervenção integral centradas nas vertentes psico-socio-jurídicas (individual ou grupal) adequadas à população-alvo, às tipologias específicas de vitimação e ao respetivo âmbito; - Reconhecer a importância da avaliação de programas e da utilização de estratégias suportadas na evidência.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Privilegiar-se-á uma abordagem centrada no/a aluno/a, sendo as aulas fundamentalmente vocacionadas para a integração e reflexão crítica dos conteúdos. Nesse sentido, utilizar-se-á um conjunto de recursos didáticos, como a exposição oral, a discussão em grupo, a análise de casos, resolução de problemas, bem como a elaboração de trabalhos de grupo tendo em vista o desenvolvimento programas de intervenção dirigido a grupos-alvo específicos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arruabarrena, M.I. e Paúl, J. (2005). Maltrato a los niños en la família. evaluation y tratamiento . Madrid: EdicionesPirámide. Belsky, J. (1980). Child maltreatment: an ecological integration. American psychologist , 35, 320-335. Chemtob, C., & Carlson, J. (2004). Psychological effects of domestic violence on children and their mothers. International journal of stress management, 11(3), 209-226. Dias, I. (2004). Violência na família: uma abordagem sociológica . Porto. Edições afrontamento. Garbarino, J., & Eckenrode, J. (1997). Understanding abusive families: ecological approach to theory and practice . SanFrancisco: Jossey-bass. Machado, C., & Gonçalves, R. (2004, Coord.). Violência e vítimas de crimes (vols. 1 e 2) . Coimbra: Quarteto. Magalhães, T. (2002). Maus-tratos em crianças e jovens: guia prático para profissionais . Coimbra: Quarteto.
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    Dezembro

    60%

    Trabalho de Grupo 

    Novembro e Dezembro

    40%

     

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria