filmeu

Disciplina Criminalização e Intervenção Juspsicológica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta uc, arrancando dos cnhecimentos obtidos em Psicologia Jurídica e Forense, pretende que os estudantes apreendam o significado do ato e do processo de criminalização, conheçam as respetivas fases, os atores que nelas pontificam e sejam capazes de traçar a trajetória punitiva. A perspetiva jus psicológica, na lógica de intercontribuiçãoo científica, é a matriz para a leitura e análise dos discursos dos atores de criminalização, compreendendo as mensagens trocadas, a partilha de informação e os efeitos das mesmas na configuração do processo criminalizador

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    .Criminalização: conceito e objeto. Ato e processo. Fases do processo. Atores sociais e cenários. Historicidade e geografia da criminalização. A lei: discursos e intradiscursos. Da lei transgredida à lei aplicada. Interações discursivas: interferências recíprocas dos discursos e práticas. Circularidade das mensagens e contributo para a arquitetura criminalizadora. Análise psicocriminal e juspsicológica das interações discursivas. Flutuações do eixo criminalizador.

    Intervenção juspsicológica e os dispositivos formais de controlo. Reação informal e as possibilidades de intervenção. Programas de intervenção juspsicológica: transversalidade.

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC erige como objetivos a explicação dos meandros da criminalização, quer no âmbito institucional quer no contexto social, mostrando o sistema de interações que se desenha entre as diversas fases do processo. Outrossim, explicita-se a operacionalização na intervenção juspsicológica no quadro criminal, incluindo os movimentos traçados pelos diversos dispositivos de controlo, quer judiciais e prisionais, quer de saúde mental e educação. Pretende-se que os alunos dominem o circuito criminalizador desde a preparação da lei até à execução da medida e reinserção.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia utilizada, alérm da parte expositiva, usada principalmente nas primeiras aulas, privilegia o debate com os estudantes a partir de tópicos dos conteúdos programáticos e sobre textos que serão analisdos em sede de aulas práicas.

    Haverá iniciativas especialmente pensadas para esta uc, em particular seminários e convites a profissionais

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Agra, C., Fonseca, E., Quintas, J. & Poiares, C. A. (1998). A criminalização da droga: da emergência à aplicação da lei. Lisboa: GPCCD
    • Clemente, M. (Coord.), (1998). Fundamentos de la Psicología Jurídica. Madrid: Ediciones Pirámide.
    • Digneffe, F. (Coord.) (1990). Acteur sociale et délinquance. Bruxelles: Pierre Mardaga. Goffman, E. (1990). Manicômios, prisões & conventos. São Paulo: Editora Perspectiva.
    •  
    •  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios