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Disciplina Motivações Ajurídicas da Decisão e Prova Testemunhal

  • Apresentação

    Apresentação

    A Psicologia do Testemunho, erradamente representada por psicólogos como área situada apenas nos processos básicos, é da maior importância para os psicólogos e, muito particularmente, para os criminólogos,  incidindo não apenas naqueles processos, mas na dinâmica e gramática forenses e judiciais.

    A uc  Motivações Ajurídicas da Decisão e Prova Testemunhal situa-se no cruzamento psicocriminal e jurídico, requerendo ensino com fortíssima base prática e com conhecimento, pessoal e direto, da dinâmica do julgamento e do quadro motivacional dos julgadores

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Psicologia do Testemunho: noção, raízes históricas, âmbito.

    Contribuição da Psicologia na avaliação do testemunho. Credibilidade e fiabilidade. Natureza da prova testemunhal.

    Verdade judicial, verdade material e mentira.

    Processos psicológicos básicos.

    Memória no testemunho: estádios e tipos. Falsas memórias e memórias implantadas. Identificação e reconhecimento de pessoas. Variáveis: a estimar e do sistema.

    Técnicas de interrogatório.

    As faces familiares: motivos. O mecanismo da transferência inconsciente. Retrato robot: com e sem a participação do depoente.

    Testemunho infantil.

    Discursividades: comunicação verbal e não verbal. Alcance do discurso e intradiscurso.

    Análise de declarações: métodos e técnicas. Importância prática.

    Formação do processo de decisão: o percurso cognitivo desenhado pelo juiz. Psicologia das Motivações Ajurídicas do Sentenciar (PSIMAS). Sentencing.

    Construção de instrumentos específicos; aplicação ecológica.

    Resultados da investigação.

    Casos práticos. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Visa dotar os alunos de competências na área da gramática judicial, dotando-os de competências para:

    (i) Aceder ao contexto julgamento na perspetiva da relevância assumida pelo testemunho enquanto meio de prova interativo;

    (ii) Captar a dinâmica de um julgamento, em especial no que concerne aos depoimentos

    (iii) Identificar as contradições das narrativas em sede de audiência

    (iv) Conhecer os sinais mais visíveis das emoções que perpassam em juízo

    (v) Apreender os conceitos de comunicação verbal e não verbal

    (vi) Percecionar a adesão dos magistrados a determinados depoimentos, reconhecendo as razões

    (vii) Utilizar instrumentos específicos Para tanto, necessitarão de conhecer os conceitos elementares sobre os processos psicológicos básicos, sendo capazes de os colocar ao serviço da compreensão da dialética objeto de depoimento (acontecimento)-sujeito depoente (testemunha) e de entender a conversão do acontecimento em acontecido (ato na narrativa da testemunha). Fomentar a investigação. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta uc, privilegia-se a transmissão de conhecimento por três meios: (i) método expositivo; (ii) debates com os docentes, advogados e magistrados sobre casos reais e sua desconstrução; e, (iii) visitas a tribunal para assistir a audiências, treino de observação e aplicação de instrumentos. Avaliação: A avaliação reparte-se pelo trabalho desenvolvido, sendo obrigatória a participação em três iniciativas promovidas ou apoiadas pelo curso, com elaboração de relatório de cada atividade (50%) e pela realização de uma frequência (50%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ashworth, A. (2010). Sentencing and Criminal Justice. UK: Cambridge UP.

    Brinke, L., Stimson, B. et al. (2014). Some evidence four unconscious lie detection. In Psich. Science 25.5, 10-98.

    Davies, G. (2012). Interviewing Child Complainants Of Sexual Abuse: English Lessons? In C. Poiares (Ed.) Manual de Psicologia Forense e da Exclusão Social, I. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 283-298

    Gelfert, A. (2014). Critical Introduction to Testimony. London: Bloormsbury

    Lindsay, R., et al. (2007). The Handbook of Eyewitness Psychology, 2. Mahwah: Lawrence Erlbaum

    Poiares, C. e Louro, M. (2012). Psicologia do Testemunho e Psicologia das Motivações Ajurídicas do Sentenciar. In C. Poiares (Ed.) Manual de Psicologia Forense e da Exclusão Social, I. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 105-129.

    Sacau, A. et al. (2012). A Tomada de Decisão Judicial em Contexto Criminal. In C. Poiares (Ed.) Manual de Psicologia Forense e da Exclusão Social, I. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas 75-98

     

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