-
Apresentação
Apresentação
Políticas públicas de evitamento e prevenção de crime. Dotar o estudante de áreas sensiveis (Ambiente físico, social e económico) e sensibilizar na compreensão para a ciência criminal.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT6358-23398
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Criminologia Ambiental
2. Teorias de Base na Criminologia Ambiental
3. Análise Espacial do Crime
4. Impacto do Ambiente Físico na Criminalidade
5. O Papel do Contexto Social e Económico
6. Prevenção Situacional do Crime
7. Política Criminal e Criminologia Ambiental
8. Pesquisa e Métodos na Criminologia Ambiental
9. Estudos de Caso e Análise Crítica
10. Aplicações Futuras e Inovações na Criminologia Ambiental
11. Trabalho de Campo e Projeto Final
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC pretende habilitar os estudantes para as principais questões da Criminologia Ambiental, âmbito e paradigmas, e a forma como o fenómeno criminal emerge em face de diversas condicionantes, desde as eco temporais e a exposição dos sujeitos a determinados ambientes. Visa ainda alertar para a distribuição geográfica do crime e das diversas tipologias por que se manifesta, de acordo com as oportunidades criadas pelos ambientes e pela interação que se estabelece entre este e os atores criminais (transgressor e vítima). A intercontribuição da Criminologia com outros saberes (Arquitetura, Urbanismo, Economia, Ecologia…) constitui também um problema a ser objeto de aprendizagem, especialmente no que concerne à ligação entre o indivíduo e o meio, e a forma como este pode ser modificado e os efeitos daí advenientes. Finalmente, procura-se enunciar a contribuição que a Criminologia Ambiental disponibiliza à política criminal e para a implementação de políticas públicas criminais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Será utilizado o método expositivo, nas aulas teóricas, e, em sede de aulas práticas, os temas serão objeto de debate com os alunos. Para algumas dessas aulas, serão convidados técnicos de áreas intercontributiva, que abordarão as suas experiências de trabalho. A leitura e comentário de textos sobre as matérias terão lugar em aulas práticas, sempre sob orientação do professor. A avaliação consistirá num trabalho de campo com a elaboração de um projeto sobre um dos temas do programa (65%) e num teste escrito (35%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Andresen, M. A. (2020). Environmental Criminology: Evolution, Theory, and Practice. 2nd Ed. NY: Routledge.
Brantingham, P. J., & Brantingham, P. L. (1993). Nodes, paths, and edges: Considerations on the complexity of crime and the physical environment. Journal of Environmental Psychology, 13(1), 3-28.
Boba, R. (2005). Crime analysis and crime mapping.Thousand Oaks: Sage, Buerger
Brantingham, P. J. & Brantingham, P. L. (Eds.) (1991). Environmental Criminology. NY: Waveland.
Brites, J. (2002). O paradigma ecopsicossociológico na desordem. In C. Poiares. (Ed.) Psicologia e Justiça: razões e trajectos, Sub Judice, 22/23, 85-90.
Cornish, D., & Clarke, R. (2008). The rational choice perspective. R. Wortley & L. Mazerolle. Environmental Criminology and crime analysis. Devon: Willan, 23-47.
Cozens, P. M., & Love, T. (2015). Crime Prevention Through Environmental Design (CPTED): A Review and Modern Bibliography. Urban Studies Research.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não