-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Modelos de Polícia tem como objetivo proporcionar uma compreensão crítica dos principais modelos de polícia existentes a nível nacional e internacional, analisando as suas origens, estruturas, funções e práticas. Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de comparar diferentes modelos de polícia e reflitam sobre os seus impactos na segurança pública, nos direitos humanos e na relação com as comunidades.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT6358-23403
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1: Processo civilizacional, Estado, Segurança e Polícia; 2: Os modelos de polícia como projeção do contexto histórico-sociológico; 3: Defesa Nacional e Segurança Interna; 4: Segurança Pública e Segurança Privada; 5: Modelos de Polícia e modelos de policiamento; 6: Forças e Serviços de Segurança; 7: Política Criminal e Modelos de Polícia; 8: Modelos centralizados, descentralizados, dualista, nacional, monistas e pluralistas; 9: O Modelo Português e a Lei de Segurança Interna; 10: As Forças Armadas na Segurança Interna.
-
Objetivos
Objetivos
1: Conhecer os Modelos de Polícia existentes na Europa e internacionalmente; 2: Saber caracterizar as Forças de génese civil e militar; 3: Conhecer o Sistema Integrado de Segurança Interna Português; 4: Saber o quadro de funções da cada Polícia em Portugal; 5: Conhecer o modelo de investigação criminal nacional; 6: Perceber a relação entre o MP e as Forças e Serviços de Segurança; 7: Estimular a reflexão crítica relativamente ao modelo português.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Aulas teórico-práticas onde se pretende estimular a reflexão crítica e cientificamente fundamentada. A avaliação contínua consiste na participação nas aulas (10%), com uma apresentação oral sobre um modelo de polícia escolhido pelo aluno, exceto o paradigma português, à luz da matéria lecionada em aula (30%) e uma prova escrita de frequência (60%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
DIAS, E. e POIARES, N. (2021). The role of military leadership in the socio-professional configuration of Portuguese police administrative elites, Revista Militar, 5, 417-442. Lisboa. ELIAS, N. (2006), O Processo Civilizacional. Lisboa: publicações Dom Quixote. FERNANDES, S. H. S. (2023). Polícia e Futuro: Identidade orientada por cenários e desenvolvimento organizacional. Dialética Editores. GOMES, P. V. et al (2001). Modelos de Policiamento, Separata da Revista Polícia Portuguesa, LXIV, II Série. Lisboa: DNPSP. OLIVEIRA, J. F. (2006). As políticas de segurança e os modelos de policiamento. Coimbra: Edições Almedina. POIARES, N. (2024). Polícia e Direitos Humanos: Multiculturalismo, Género, Saúde Mental e LGBTQIA+ (2.ª ed.), 91-117. Coimbra: Edições Almedina. POIARES, N. e MARTA, R. (Coord.) (2018). Segurança Interna: desafios na sociedade de risco mundial. Lisboa: ICPOL-ISCPSI.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
dd-mm-yyyy
30%
Portfolio
dd-mm-yyyy
40%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





