filmeu

Disciplina Modelos de Polícia

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Modelos de Polícia tem como objetivo proporcionar uma compreensão crítica dos principais modelos de polícia existentes a nível nacional e internacional, analisando as suas origens, estruturas, funções e práticas. Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de comparar diferentes modelos de polícia e reflitam sobre os seus impactos na segurança pública, nos direitos humanos e na relação com as comunidades.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1: Processo civilizacional, Estado, Segurança e Polícia; 2: Os modelos de polícia como projeção do contexto histórico-sociológico; 3: Defesa Nacional e Segurança Interna; 4: Segurança Pública e Segurança Privada; 5: Modelos de Polícia e modelos de policiamento; 6: Forças e Serviços de Segurança; 7: Política Criminal e Modelos de Polícia; 8: Modelos centralizados, descentralizados, dualista, nacional, monistas e pluralistas; 9: O Modelo Português e a Lei de Segurança Interna; 10: As Forças Armadas na Segurança Interna.
  • Objetivos

    Objetivos

    1: Conhecer os Modelos de Polícia existentes na Europa e internacionalmente; 2: Saber caracterizar as Forças de génese civil e militar; 3: Conhecer o Sistema Integrado de Segurança Interna Português; 4: Saber o quadro de funções da cada Polícia em Portugal; 5: Conhecer o modelo de investigação criminal nacional; 6: Perceber a relação entre o MP e as Forças e Serviços de Segurança; 7: Estimular a reflexão crítica relativamente ao modelo português.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Aulas teórico-práticas onde se pretende estimular a reflexão crítica e cientificamente fundamentada. A avaliação contínua consiste na participação nas aulas (10%), com uma apresentação oral sobre um modelo de polícia escolhido pelo aluno, exceto o paradigma português, à luz da matéria lecionada em aula (30%) e uma prova escrita de frequência (60%). 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    DIAS, E. e POIARES, N. (2021). The role of military leadership in the socio-professional configuration of Portuguese police administrative elites, Revista Militar, 5, 417-442. Lisboa. ELIAS, N. (2006), O Processo Civilizacional. Lisboa: publicações Dom Quixote. FERNANDES, S. H. S. (2023). Polícia e Futuro: Identidade orientada por cenários e desenvolvimento organizacional. Dialética Editores. GOMES, P. V. et al (2001). Modelos de Policiamento, Separata da Revista Polícia Portuguesa, LXIV, II Série. Lisboa: DNPSP. OLIVEIRA, J. F. (2006). As políticas de segurança e os modelos de policiamento. Coimbra: Edições Almedina. POIARES, N. (2024). Polícia e Direitos Humanos: Multiculturalismo, Género, Saúde Mental e LGBTQIA+ (2.ª ed.), 91-117. Coimbra: Edições Almedina. POIARES, N. e MARTA, R. (Coord.) (2018). Segurança Interna: desafios na sociedade de risco mundial. Lisboa: ICPOL-ISCPSI.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria