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Disciplina Prisões e Reinserção Social

  • Apresentação

    Apresentação

    (Re)Inserção Social - Mecanismos e procedimentos: Institucionais e pessoais

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo I. História do dispositivo prisional

    (1) A prisão enquanto sistema ideológico;
    (2) Prisão, políticas sociais e políticas penais;
    (3) Políticas de execução das penas e medidas privativas da liberdade;
    (4) As reformas prisionais em Portugal e os Direitos do Homem.


    Módulo II. O conceito de (re)inserção social
    (1) Adaptação à prisão e dessocialização;
    (2) (Re)inserção social: da normalização à reintegração. Estratégias de (re)inserçãoo social;

    (3) O tratamento prisional e a (re)inserção social;
    (4) A promoção das competências sociais e emocionais dos reclusos.
    (5) A importância do pós-reclusão: avaliação e tratamento.

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de Prisões e Reinserção Social tem como objetivo proporcionar a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos acerca das prisões e das diferentes políticas de gestão do crime e da exclusão, e dos seus efeitos nos reclusos, assim como a preparação para a avaliação e intervenção no domínio das prisões e da reinserção social. A unidade curricular está organizada de forma a promover as seguintes competências:

    (1) Compreender as características da relação entre prisão, sociedade e crime.

    (2) Situar as principais propostas teóricas no domínio dos estudos prisionais.

    (3) Compreender, identificar e operacionalizar o conceito de (re)inserção social enquanto estratégia que visa a prevenção da reincidência criminal e prisional.

    (4) Identificar e desenvolver estratégias de intervenção em meio prisional e no pós-reclusão.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O ensino será fundamentalmente vocacionado para a integração e reflexão crítica dos conteúdos sobretudo através de uma abordagem centrada no/a aluno/a. Para tal, utilizar-se-á um conjunto de recursos didáticos, como a exposição oral, a discussão em grupo, a análise de artigos e de estudos de caso, bem como a elaboração e apresentação oral de trabalhos de pesquisa.

    A avaliação contínua inclui os seguintes parâmetros:

    - Uma prova escrita (65%)

    - Trabalho em grupo (35%). Elaboração de um Plano Individual de Inclusa¿o para um tipo especi¿fico de ofensor. Os grupos serão constituidos entre 3/4 pessoas.

    A avaliação final:

    - Prova escrita, versando a totalidade dos conteúdos programáticos ministrados e terá o peso de 100% na classificac¿a¿o final.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Bennett, J., Crew, B., & Wahidin, A. (2008). Understanding prison staff. Devon: Willan. - Brites, J.A. (2013). Psicopatia e linguagem. Lisboa:Chiado editora.

    - Craig, L.A., Dixon, L., & Gannon, T.A. (2013). What works in Offender Rehabilitation. An Evidence-Basead Approach to Assessment and Treatment. Wiley - BlackWell.

    - Foucault, M. (2009). Vigiar e Punir. Editora Vozes. Brasil

    - Gonc¿alves, R. A. (2008). Delinque¿ncia, crime e adaptac¿a¿o a¿ prisa¿o (3a. Ed. revista). Coimbra: Quarteto Editora.

    - Hollin, C.R. (2004). The Essential Handbook of Offender Assessment and Treatment. Wiley - BlackWell.

    - Jewkes, Y. (2007). Handbook on prisons. Devon: Willan.

    - Liebling, A. & Maruna, S. (2005). The effects of imprisonment. Devon: Willan.

    - Toch, H. & Adams, K. (2002). Acting out: Maladaptive behaviour in confinement. Washington, DC: American Psychological Association.

     

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