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Apresentação
Apresentação
(Re)Inserção Social - Mecanismos e procedimentos: Institucionais e pessoais
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT6358-23405
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo I. História do dispositivo prisional
(1) A prisão enquanto sistema ideológico;
(2) Prisão, políticas sociais e políticas penais;
(3) Políticas de execução das penas e medidas privativas da liberdade;
(4) As reformas prisionais em Portugal e os Direitos do Homem.
Módulo II. O conceito de (re)inserção social
(1) Adaptação à prisão e dessocialização;
(2) (Re)inserção social: da normalização à reintegração. Estratégias de (re)inserçãoo social;(3) O tratamento prisional e a (re)inserção social;
(4) A promoção das competências sociais e emocionais dos reclusos.
(5) A importância do pós-reclusão: avaliação e tratamento.
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Prisões e Reinserção Social tem como objetivo proporcionar a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos acerca das prisões e das diferentes políticas de gestão do crime e da exclusão, e dos seus efeitos nos reclusos, assim como a preparação para a avaliação e intervenção no domínio das prisões e da reinserção social. A unidade curricular está organizada de forma a promover as seguintes competências:
(1) Compreender as características da relação entre prisão, sociedade e crime.
(2) Situar as principais propostas teóricas no domínio dos estudos prisionais.
(3) Compreender, identificar e operacionalizar o conceito de (re)inserção social enquanto estratégia que visa a prevenção da reincidência criminal e prisional.
(4) Identificar e desenvolver estratégias de intervenção em meio prisional e no pós-reclusão.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino será fundamentalmente vocacionado para a integração e reflexão crítica dos conteúdos sobretudo através de uma abordagem centrada no/a aluno/a. Para tal, utilizar-se-á um conjunto de recursos didáticos, como a exposição oral, a discussão em grupo, a análise de artigos e de estudos de caso, bem como a elaboração e apresentação oral de trabalhos de pesquisa.
A avaliação contínua inclui os seguintes parâmetros:
- Uma prova escrita (65%)
- Trabalho em grupo (35%). Elaboração de um Plano Individual de Inclusa¿o para um tipo especi¿fico de ofensor. Os grupos serão constituidos entre 3/4 pessoas.
A avaliação final:
- Prova escrita, versando a totalidade dos conteúdos programáticos ministrados e terá o peso de 100% na classificac¿a¿o final.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Bennett, J., Crew, B., & Wahidin, A. (2008). Understanding prison staff. Devon: Willan. - Brites, J.A. (2013). Psicopatia e linguagem. Lisboa:Chiado editora.
- Craig, L.A., Dixon, L., & Gannon, T.A. (2013). What works in Offender Rehabilitation. An Evidence-Basead Approach to Assessment and Treatment. Wiley - BlackWell.
- Foucault, M. (2009). Vigiar e Punir. Editora Vozes. Brasil
- Gonc¿alves, R. A. (2008). Delinque¿ncia, crime e adaptac¿a¿o a¿ prisa¿o (3a. Ed. revista). Coimbra: Quarteto Editora.
- Hollin, C.R. (2004). The Essential Handbook of Offender Assessment and Treatment. Wiley - BlackWell.
- Jewkes, Y. (2007). Handbook on prisons. Devon: Willan.
- Liebling, A. & Maruna, S. (2005). The effects of imprisonment. Devon: Willan.
- Toch, H. & Adams, K. (2002). Acting out: Maladaptive behaviour in confinement. Washington, DC: American Psychological Association.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não