-
Apresentação
Apresentação
Esta uc pretende que os estudantes compreendam a importância do comportamento ético, e como tal, os limites deontológicos nas diversas áreas de intervenção do criminólogo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6358-5604
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O Criminólogo - conduta profissional; Funções dos Criminólogos; A Isenção e a imparcialidade; Deontologia e Ética, concetualização; Deontologia e Ética Comparadas. Áreas afins. Princípios Éticos na Criminologia; Limites Deontológicos na atuação.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer os limites éticos e deontológicos inerentes à profissão de Criminólogo.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Aulas teórico-práticas, conciliando o quadro legal, a doutrina sobre ética e deontologia com o debate assente em casos da atualidade, ilustrando a matéria tratada na componente teórica, cimentando o conhecimento e potenciando a consciência critica. A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (45%); uma prova escrita de frequência (65%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Legislação e Codificação: Lei n.º 70/2019 de 2 de setembro Código Deontológico da Ordem dos Advogados Code of Ethics of the Academy of Criminal Justice Sciences Coletiva, CEJ, Ética e Deontologia Judiciárias, junho 2014. Molina, Miguel et al., Deontologia Y Aspectos Legales De La Informatica Cuestiones Eticas, Juridicas Y Tecnicas Basicas. Univ.Politecnica Valencia, janeiro 2007. Rocha, António da Silva, Ética, Deontologia e Responsabilidade Social, Vida Económica, abril de 2010.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (35%); uma prova escrita de frequência (65%).
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito.
No âmbito desta unidade curricular, poderá ser realizada uma formação opcional em parceria com o Conselho da Europa (CoE), escolhida previamente pelos docentes e comunicada no início do semestre. A conclusão bem-sucedida dessa formação poderá resultar numa bonificação na nota final da UC. Para que essa bonificação seja considerada, os/as estudantes devem reencaminhar, até à data da última aula da unidade curricular, o e-mail recebido por parte do CoE com o certificado de conclusão em anexo. Apenas o/s curso/s indicado pelos professores será válido para efeitos de bonificação.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





