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Apresentação
Apresentação
Unidade curricular consiliar com vista a fornecer conceitos gerais de psicopatologia, principais sistemas nosológicos e compreensibilidade da expressão da perturbação mental no âmbito criminal
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT6358-6483
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Definição e Corolários
2. Análise semiológica
3. Diagnóstico: Aspectos gerais da nosografia psicopatológica: o DSM V e a CID 10
4. Aspectos particulares da psicopatologia criminal: causa/comorbilidade/efeito.
5. Perturbações mentais mais comuns nas populações juvenis
- Perturbações de hiperactividade com défice da atenção, perturbações do comportamento, de oposição-desafiante, por uso de substâncias.
6. Perturbações mentais mais comuns na população adulta em contexto forense
Perturbações pela utilização de substâncias
Esquizofrenias e outras perturbações psicóticas
Perturbações do humor
Parafilias
Perturbações do controlo dos impulsos
Perturbações da personalidade em contexto forense
7. Psicopatia e perturbação anti-social da personalidade
8. A questão da previsibilidade e da perigosidade psicopatológica e da responsbilidade no contexto criminal.
9. A saúde mental no contexto criminal: Implicações
10. Estudo de casos
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Objetivos
Objetivos
A Psicopatologia Criminal constitui uma área de importância fulcral nos territórios judiciais, baseando-se nos conhecimentos da Psicologia e Psiquiatria forenses.
O objectivo da unidade curricular Psicopatologia Criminal é o de aprofundar conceitos e metodologias que possibilitem a compreensão dos fenómenos psicopatológicos relacionados com o crime, assim como com o impacto da manifestação de quadros nosológicos que se evidenciam em variadas situações ligadas à prática forense.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Estudo de caso simulado em video
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
APA (2014). DSM-V: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Lisboa: Climepsi.
Eastman, N., Adshead, G., Fox, S., Latham, R., and Whyte, S. (2012). Forensic Psychiatry. Oxford: University Press..
Kaplan, B.,Sadock, V., and Ruiz, P. (2009). Kaplan and Sadock’s Comprehensive Textbook of Psychiatry (2 Vol.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Sadock, B., Sadock, V.,& Ruiz, P. (2015). Kaplan and Sadock's Synopsis of Psychiatry: Behavioral Sciences/Clinical Psychiatry. USA: Wolters Kluwer
Patrick, C. J. (2006). Handbook of psychopathy. NY: Guilford Press.
Raine, A. (1993). The psychopathology of crime. San Diego, CA: Academic Press
Schlesinger, L. (2007). Explorations in criminal psychopathology. Springfield: Ch.. Thomas
Steiner, H., Daniels, Wh., Stadler, Ch. & Kelly M. (2017). Disruptive Behavior. USA: Oxford University Press
WHO (1992). The ICD-10 classification of mental and behavioural disorders. Geneva: World Health Oganization.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não