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Disciplina Psicopatologia Criminal

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular de natureza consiliar, ornecendo conceitos gerais e compreensibilidade nosológica da psicopatolgia e seu enquadramento no fenómeno criminal

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Definição e Corolários 

    2. Análise semiológica

    3. Diagnóstico: Aspectos gerais da nosografia psicopatológica: o DSM V e a CID 10

    4. Aspectos particulares da psicopatologia criminal: causa/comorbilidade/efeito. 

    5. Perturbações mentais mais comuns nas populações juvenis 

    - Perturbações de hiperactividade com défice da atenção, perturbações do  comportamento, de oposição-desafiante, por uso de substâncias.

    6. Perturbações mentais mais comuns na população adulta em contexto forense

           Perturbações pela utilização de substâncias 

          Esquizofrenias e outras perturbações psicóticas 

          Perturbações do humor 

          Parafilias

          Perturbações do controlo dos impulsos 

          Perturbações da personalidade em contexto forense 

          7. Psicopatia e perturbação anti-social da personalidade 

          8. A questão da previsibilidade e da perigosidade psicopatológica e da responsbilidade no contexto criminal. 

          9. A saúde mental no contexto criminal: Implicações

          10.  Estudo de casos 

  • Objetivos

    Objetivos

    A Psicopatologia Criminal constitui uma área de importância fulcral nos territórios judiciais, baseando-se nos conhecimentos da Psicologia e Psiquiatria forenses.
    O objectivo da unidade curricular Psicopatologia Criminal é o de aprofundar conceitos e metodologias que possibilitem a compreensão dos fenómenos psicopatológicos relacionados com o crime, assim como com o impacto da manifestação de quadros nosológicos que se evidenciam em variadas situações ligadas à prática forense.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A uc encontra-se dividida em aulas teóricas e práticas. Nestas são adotadas vertentes pedagógicas como o método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo. Na componente prática, é explorada, a apresentação e discussão de casos em que se efectua o diagnóstico do quadro nosológico e se fundamenta a pertinência e/ou impacto nos domínios criminal, em particular, e forense, em geral.
    A avaliação baseia-se na realização de 2 momentos de avaliação de conhecimentos (Teste e trabalho) (9,50/20 de média mínima) ou exame final (100%).

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APA (2014). DSM-V: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Lisboa: Climepsi.
    Eastman, N., Adshead, G., Fox, S., Latham, R., and Whyte, S. (2012). Forensic Psychiatry. Oxford: University Press..
    Kaplan, B.,Sadock, V., and Ruiz, P. (2009). Kaplan and Sadock’s Comprehensive Textbook of Psychiatry (2 Vol.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. 
    Sadock, B., Sadock, V.,& Ruiz, P. (2015). Kaplan and Sadock's Synopsis of Psychiatry: Behavioral Sciences/Clinical Psychiatry. USA: Wolters Kluwer
    Patrick, C. J. (2006). Handbook of psychopathy. NY: Guilford Press. 
    Raine, A. (1993). The psychopathology of crime. San Diego, CA: Academic Press
    Schlesinger, L. (2007). Explorations in criminal psychopathology. Springfield: Ch.. Thomas
    Steiner, H., Daniels, Wh., Stadler, Ch. & Kelly M. (2017). Disruptive Behavior. USA: Oxford University Press
    WHO (1992). The ICD-10 classification of mental and behavioural disorders. Geneva: World Health Oganization.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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