-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular relacionada à estatística (da coleta de dados ao seu tratamento e interpretação), com vista ao estaelecimento de um conhecimento técnico e prático na área da criminologia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6358-6944
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Estatística Descritiva
1.1. Dados criminológicos e sua representação gráfica.
1.2. Medidas estatísticas sumárias.
1.3. Probabilidades e Distribuições de Probabilidades
2. Estatística Inferencial
2.1. Princípios gerais da inferência estatística
2.2. Inferências sobre médias
2.3. Inferências sobre proporções
2.4. Regressão e Correlação linear
3. Análise Estatística de Dados com SPSS e/ou R
3.1. Estatística Descritiva vs. Estatística Inferencial
3.2. Introdução e Edição de Dados
3.3. Estatística Descritiva para Variáveis Qualitativas
3.4. Estatística Descritiva para Variáveis Quantitativas
3.5. Exploração e Cruzamento de Variáveis
3.6. Gestão de Ficheiros
3.7. Estatística Inferencial
-
Objetivos
Objetivos
Familiarizar os alunos com conceitos e técnicas estatísticas necessárias para uma correta formulação e interpretação de modelos criminológicos com o tratamento estatístico dos dados na apresentação dos resultados de um estudo.
Formular e analisar modelos matemáticos e estatísticos e introduzir a Ciência dos Dados.
Utilizar de forma produtiva as seguintes aplicações informáticas: SPSS e R.
Efetuar a interligação da investigação com o tratamento estatístico dos dados na apresentação dos resultados de um estudo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Expositiva, demonstrativa, participativa e resolução de problemas. A unidade curricular pode ser efetivada por avaliação contínua ou por avaliação final.
A classificação final (CF) da unidade curricular por avaliação contínua é obtida a partir das classificações obtidas na componente escrita (T/P) e na componente prática (P).
A componente escrita consta de duas frequências escritas e é relativa aos conteúdos teóricos. A classificação mínima em cada frequência é de 8 valores. A componente prática consta de 2 momentos de avaliação práticos realizados durante as aulas, devendo ser igual ou superior a 9,5 valores. A classificação final é calculada a partir da seguinte fórmula: CF = 0,50 TP + 0,50 P. A classificação de todos os instrumentos de avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo que o valor ponderado das classificações obtidas tem de ser igual ou superior a 9,5 valores.
uir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bachman, R. and Raymond, P. (2017). Statistics for Criminology and Criminal Justice. 4th Ed. UK: SAGE
Marsh, C. and Elliot, J (2008). Exploring Data: An Introduction to Data Analysis for Social Scientists. 2nd Ed. USA: WILEY
Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2005). Análise de Dados para Ciências Sociais: A Complementaridade do SPSS (4th ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Triola, M. F. (2009). Introdução à Estatística (7th ed.). Rio de Janeiro: LTC Editora.
Vieira, S. (2009). Introdução à Bioestatística (2nd ed.). Rio de Janeiro: Elsevier Educacional.
Weisburd, D. and, Britt, Ch (2014). Statistics in Criminal Justice. 3th Ed. USA: SPRINGER
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não