-
Apresentação
Apresentação
Preparar o aluno para a aplicação de técnicas estatísticas, descritivas e inferenciais, na análise de dados
no contexto do ciclo de estudos, baseado na aquisição de um conhecimento sólido de conceitos básicos
e fundamentais da bioestatística aplicada.
Preparar o aluno para a realização de trabalhos científicos académicos no seu ciclo de estudos, baseado
no desenvolvimento de um raciocínio lógico e organizado que permita a formulação de hipóteses de
estudo válidas e apresentação adequada de resultados estatísticos.
No final desta unidade curricular, os estudantes devem:
1. Desenvolver competências na aplicação de técnicas estatísticas, descritivas e inferenciais na
análise de dados;
2. Aplicar os conhecimentos apreendidos na formulação de hipóteses de estudo válidas e na
apresentação adequada de resultados estatísticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6358-6944
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Introdução ao SPSS, organização e criação de bases de dados
CP2. Estatística descritiva e exploratória
CP3. Estatística inferencial
CP4. Estatísticas paramétricas e não paramétricas
CP5. Poder estatístico e magnitude do efeito
CP6. Análises de associação e correlação
CP7. Comparação Univariada
CP8. Análise de regressão simples
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Construir uma base de dados SPSS e respetiva syntax
OA2: Formular hipóteses e tomar decisões do teste a escolher com base nas propriedades métricas e metodológicas das variáveis e no teste dos pressupostos para a realização de testes paramétricos
OA3: Realizar análises exploratórias de dados, análises descritivas e inferenciais (uni-bivariadas)
OA4: Interpretar outputs
OA5: Redigir resultados usando uma linguagem científica e de acordo com as normas APA
OA6: Aplicar as competências desenvolvidas à prática
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição teórico-prática dos prinicipais modelos e técnicas de análise. Análise prática sistematizada e exercícios em crianção, desenvolvimento e análise de bases de dados e respetivas estatísticas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Field, A. (2013). Discovering Statistics Using SPSS (4ª ed). London: Sage.
João Marôco. (2014). Análise Estatística com o SPSS Statistics. 6ª edição. ReportNumber, análise e gestão de informação, LDA.
Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and Statistical Research Methods: From Hypothesis to Results. San Francisco, CA: John Wiley and Sons
Martins, C. (2011). Manual de Análise de Dados Quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilibrios.
Nikos Ntoumanis. (2001). A Step-by-Step Guide to SPSS for Sport and Exercise Studies. Publisher Routledge
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics. (5th ed.) Boston: Allyn and Bacon
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não