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Disciplina Análise de Dados

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular relacionada à estatística (da coleta de dados ao seu tratamento e interpretação), com vista ao estaelecimento de um conhecimento técnico e prático na área da criminologia. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estatística Descritiva

    1.1. Dados criminológicos e sua representação gráfica.

    1.2. Medidas estatísticas sumárias.

    1.3. Probabilidades e Distribuições de Probabilidades

    2. Estatística Inferencial

    2.1. Princípios gerais da inferência estatística

    2.2. Inferências sobre médias

    2.3. Inferências sobre proporções

    2.4. Regressão e Correlação linear

    3. Análise Estatística de Dados com SPSS e/ou R

    3.1. Estatística Descritiva vs. Estatística Inferencial

    3.2. Introdução e Edição de Dados

    3.3. Estatística Descritiva para Variáveis Qualitativas

    3.4. Estatística Descritiva para Variáveis Quantitativas

    3.5. Exploração e Cruzamento de Variáveis

    3.6. Gestão de Ficheiros

    3.7. Estatística Inferencial

  • Objetivos

    Objetivos

    Familiarizar os alunos com conceitos e técnicas estatísticas necessárias para uma correta formulação e interpretação de modelos criminológicos com o tratamento estatístico dos dados na apresentação dos resultados de um estudo.

    Formular e analisar modelos matemáticos e estatísticos e introduzir a Ciência dos Dados.

    Utilizar de forma produtiva as seguintes aplicações informáticas: SPSS e R.

    Efetuar a interligação da investigação com o tratamento estatístico dos dados na apresentação dos resultados de um estudo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    Expositiva, demonstrativa, participativa e resolução de problemas. A unidade curricular pode ser efetivada por avaliação contínua ou por avaliação final.

    A classificação final (CF) da unidade curricular por avaliação contínua é obtida a partir das classificações obtidas na componente escrita (T/P) e na componente prática (P).

    A componente escrita consta de duas frequências escritas e é relativa aos conteúdos teóricos. A classificação mínima em cada frequência é de 8 valores. A componente prática consta de 2 momentos de avaliação práticos realizados durante as aulas, devendo ser igual ou superior a 9,5 valores. A classificação final é calculada a partir da seguinte fórmula: CF = 0,50 TP + 0,50 P. A classificação de todos os instrumentos de avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo que o valor ponderado das classificações obtidas tem de ser igual ou superior a 9,5 valores.

    uir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bachman, R. and Raymond, P. (2017). Statistics for Criminology and Criminal Justice. 4th Ed. UK: SAGE

    Marsh, C. and Elliot, J (2008). Exploring Data: An Introduction to Data Analysis for Social Scientists. 2nd Ed. USA: WILEY

    Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2005). Análise de Dados para Ciências Sociais: A Complementaridade do SPSS (4th ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

    Triola, M. F. (2009). Introdução à Estatística (7th ed.). Rio de Janeiro: LTC Editora.

    Vieira, S. (2009). Introdução à Bioestatística (2nd ed.). Rio de Janeiro: Elsevier Educacional.

    Weisburd, D. and, Britt, Ch (2014). Statistics in Criminal Justice. 3th Ed. USA: SPRINGER

     

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