-
Apresentação
Apresentação
A química aplicada às ciências da vida incluí o estudo da química centrada nos conceitos de base necessários à compreensão dos conceitos da química biológica a qual se ocupa do estudo dos processos químicos relevantes para os organismos vivos. Esta UC e¿ fundamental para a compreensão dos processos da química dos seres vivos relacionados com a manutenção da vida.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6580-24314
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Preparações de soluções 2. Reações ácido base 3. Reações Redox 4. Precipitação/Solubilidade e complexometria. 5. A importância da água nos sistemas biológicos. 6. Aminoácidos, estrutura e propriedades dos amino ácidos. Proteínas e metabolismo proteico. 7. Glicídios estrutura química e metabolismo 8. Lípidos estrutura química e metabolismo 9. Ácidos nucleicos estrutura e metabolismo 10. Integração metabólica
-
Objetivos
Objetivos
A disciplina de Química Aplicada às Ciências da Vida tem como objetivo introduzir os alunos nos conceitos de química fundamentais à compreensão dos processos da química dos seres vivos. Nesta UC sera¿o estudadas as estruturas das va¿rias biomole¿culas: protei¿nas, glicidos, li¿pidos e nucleótidos. Ao concluir o curso, os alunos devera¿o possuir bases de conhecimento que lhe permitirão a abordagem do metabolismo e as suas alterac¿o¿es em patologias relacionadas.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Utilização de casos práticos e aplicação dos consteúdos programáticos a exemplos da vida corrente. O apelo constante à participação dos alunos atravéz de discussão e debates sobre os consteúdos e a sua utilidade para os conhecimento sustentado das ciências da vida. Realização de testes de progressão do conhecimento para melhorar a consolidação dos conhecimentos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Crichton, R. (2012). Biological Inorganic Chemistry. Elsevier. - Lippard, S. J. M., Berg. J. (1994). Kaim, W., Schwederski, B., Klein, A. (2013). Bioinorganic Chemistry: Inorganic elements in the chemistry of Life. Wiley Berg, J.M. et al. Bioquimica (7a. Ed). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2014 Fardilha, M. et al. Bioquímica Fisiológica- Integração do metabolismo na especialização dos órgãos (1ª. Ed). Porto: Afrontamento. 2020 Halpern M.J., Freire A.P., Qui
-
Avaliação
Avaliação
A forma de avaliação preferencial é a avaliação contínua na qual são consideradas várias componentes, tais como:
a) Assiduidade, pontualidade, capacidade de análise e discussão dos temas expostos em aula.
b) Preparação e desempenho nas aulas práticas/laboratoriais e Teórico-práticas
c) Preparação e apresentação de trabalho de grupo.
e) Realização de duas provas escritas sobre os conteúdos lecionados nas aulas teóricas e nas aulas práticas/laborais.
A nota final é o resultado da soma ponderada das seguintes componentes: Nota final = a (5%) + b (10%) + c (15%) + e (2 x 35 %). A avaliação por exame incluí toda a matéria leccionada nas aulas teóricas, TP e laboratoriais. A melhoria de nota é obrigatóriamente por exame oral.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




