filmeu

Disciplina Introdução aos Cuidados de Bem-estar e Qualidade de Vida

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade de Introdução aos Cuidados permitirá aos alunos ter contato com as principais técnicas e ferramentas que podem ser usadas nos cuidados de Bem-estar e promoção da qualidade de vida.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Bem-estar subjetivo e a visão holística do individuo e o binário mente sã em corpo são. Exercício físico e educação corporal global. Equilíbrio e ergonomia. Meditação e Mindfulness. Meditação e exercício para se sentir confiante. Meditação e respiração. Técnicas psicológicas positivas. Pontos de acupunctura para diferentes formas de ansiedade e depressão. Stress e stressors. Estratégias de relaxamento, SPA e talassoterapia Conceitos e princípios de assistência de suporte básico de vida.
  • Objetivos

    Objetivos

    Numa perspetiva de enquadramento do curso, pretende-se que o discente compreenda o significado lato de bem-estar e, como ele afeta a qualidade de vida. Compreender o conceito de qualidade de vida e as condições que contribuem para o bem-estar geral dos indivíduos com vista à realização do seu potencial na sociedade. Compreender o significado de bem-estar físico, bem-estar-material, bem-estar social, bem-estar emocional e o conceito de mente sã em corpo são. Para obtenção destes objetivos serão realizados seminários em que o discente pode com vários intervenientes melhor compreender a relação entre os cuidados e o bem-estar.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As metodologias de ensino aprendizagem incluem diversos instrumentos, baseados no ensino magistral /tutorial e no ensino teórico-prático, presenciais. Outros instrumentos de caracter não-presencial (moodle p.ex.) completam e diversificam as opções disponibilizadas. Em contexto prático são aprofundados alguns dos temas centrais do programa com vista à aprendizagem por problemas entre outros.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    McKenzie, J. F., Neiger, B. L., & Thackeray, R. (2009). Planning, implementing, and evaluating health promotion programs: A primer (p. 496). San Francisco, CA: Pearson/Benjamin Cummings. Nash, D., & Reifsnyder, J. (2010). Population health: Creating a culture of wellness. Jones & Bartlett Learning. Brown, I. (2003). Quality of life and disability: An approach for community practitioners. Jessica Kingsley Publishers. Oliveira, S. F., Queiroz, M. I. N., & Costa, M. L. A. (2012). Bem estar subjetivo na terceira idade. Motricidade, 8(2), 1038-1047.      
  • Avaliação

    Avaliação

    Avaliação contínua corresponde a realização de 2 frequências ao longo do semestre - Componente A (60%). Trabalho de grupo e exercícios práticos ao longo das aulas TP - Componente B (40%)

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Testes de avaliação contínua realizados em 2 períodos

    11-11-2024

    13-01-2025

    30%

    30%

    Trabalho de grupo e exercícios práticos

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    O exame final contempla toda a matéria lecionada no semestre.

    A melhoria de nota é obrigatoriamente por exame final

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios